Sendo um diferencial na Estamparia de camisetas, a contratação de Designers pode parecer muito confusa para quem não é familiarizado com o assunto.

Porque Contratar um Designer.

A área de estamparia de camisetas é pouco explorada, e isso é fato. Por tais causas, é comum existirem diversas dúvidas em relação á criatividade que é necessária para ser um destaque. É por isso que aqui vai uma dica: Contrate um Designer. Com este texto você aprenderá as diversas maneiras possíveis para a contratação deste tipo de profissional.

Mas, bom, por que contratar um designer? O motivo é muito variável. Você pode não saber desenhar ou estampar, ou até mesmo trazer um diferencial para o seu negócio.  E, mesmo se souber estampar e desenhar, recomendo que contrate outro profissional, por um motivo simples: Ter mais de um nicho ou estilo te abrem milhares de novas possibilidades.

Outro motivo é: Divisão de experiências. Como já citado, você pode sim ser muito bom em estamparia de camisetas, porém, mesmo quando se é muito bom em algo, é sempre bom procurar por outros pontos de vista, por outras opiniões e outras formas de se fazer um trabalho.

Mesmo que seja um negócio pequeno o seu, e que queira trabalhar só, você deve ter em mente que ninguém é igual ou pensa igual, e isso é muito bom para quem trabalha com criatividade. Seja com traços diferentes, com ideias para seu marketing, ou mesmo com uma simples conversa sobre o assunto, ter outro profissional por perto irá te fazer muito bem.

Além de toda praticidade que você ganha ao contratar  outro profissional, nem que seja para fazer apenas um trabalho. Você ainda ganha visibilidade de diferentes tipos de pessoas, e mais do que faz determinado produto para apenas um cliente, mas cria também laços com um tipo específico de clientes. Chegando a raciocínios lógicos, não há motivos para a não contratação de profissionais, e no decorrer deste texto, pretendo te convencer disso.

Algumas vantagens de se contratar um Designer Profissional.

Quando se trabalha em áreas plásticas e que têm como foco criatividade, quanto mais gente, melhor.  Não só por conta dos diferentes traços que um artista pode trazer á você, mas também pela experiência que pode ser compartilhada, e pela bagagem de um Artista, nem que ele esteja só no começo de uma carreira.

Falando artisticamente, quando se tem mais de um profissional, o seu público alvo muda. As pessoas que compram o seu produto estão acostumadas com um tipo de traço ou ideia transpassada nas suas estampas.  Quando você muda isso, você está fazendo com que o seu negócio de estamparia de camisetas abranja diferentes tipos de pessoas, e diferentes necessidades pessoais.

Por muitas vezes isso pode significar que você deve procurar por profissionais que possuam diferenças notáveis entre seus traços e nichos. Não significa também que você deve pegar o primeiro que te oferecer algo contrário ao que você faz em seu trabalho, mas que deve sim, procurar outras ideias.

É bem compreensível que haja milhares de dúvidas em sua mente nesse momento, porém, este é mais um motivo para que você contrate um profissional. Um maior conjunto de ideais, mais pontos de vista e estilos de vida, te engrandecem mais do que profissionalmente, mas principalmente como pessoa.

A contratação de um profissional pode ser muito bom, mas contratar mais que um, ou contratá-los de tempos em tempos, pode te trazer uma flexibilidade muito única e especial á você e sua empresa. Não precisa ser um grande negócio nem ter anos de existência para que você precise de novos ares, afinal mudar é sempre necessário.  Motivos para contratá-los não faltam, mas com certeza há uma pergunta pertinente em sua cabeça: Quanto? Afinal, em tempos como o que estamos vivendo, capital é sim algo muito importante e escasso.

Alto investimento, alto retorno.

Agora que você já sabe o porquê contratar um designer para lhe auxiliar, vamos falar rapidamente a respeito de valores.

Pode parecer assustador para muitos pequenos empreendedores pensar em contratar um profissional, porém, hoje em dia há milhares de sites onde você pode publicar uma oferta de trabalho e até estipular um preço máximo que poderia pagar pelo mesmo. A principal forma de como se contratar um designer é por meio de profissionais  Freelancers, que oferece uma ampla gama de sites, basta uma simples pesquisa e você encontrará vários.

Em sites que tem estes profissionais cadastrados, há a maior flexibilidade possível tanto de preço quanto de tempo em que o trabalho será concluído e entregue. É possível estudar várias propostas em um tempo relativamente curto; negociar diretamente com o artista e ainda olhar os trabalhos e especializações de cada um deles.

Obviamente, quanto mais você estiver disposto a pagar, maior vai ser a qualidade das ofertas. Porém, é sim possível ter um trabalho de qualidade por um baixo investimento: você precisará ter coragem. Quando freelancers estão no começo de suas carreiras, necessitam experiência e portfólio, abrindo assim novas  formas de negociação e o quanto a relação entre contratante e contratado pode significar para ambas as partes. Geralmente estão dispostos a fazer um trabalho em troca de algum tipo de curso e coisas do gênero.

Independente de quem contrate, do porque ou de como você quer que aquele trabalho fique quando finalizado, comunicação é sempre importante, e aumentar a sua lista de contatos também.

Como contratar um Designer.

Após todo esse planejamento, toda essa idealização de o porquê fazer isso, chegamos então a uma pergunta pertinente: como contratar um designer para estamparia de camisetas? Afinal, um designer deve ser escolhido por bagagem, por nicho ou por preço?

A resposta é simples: Qual é a sua necessidade? Quando se está começando no ramo, uma boa dica é contratar por preço, afinal, vivemos tempos difíceis, e a não ser que tenha uma boa estabilidade e um excelente planejamento que te deixe confortável mesmo no começo da vida de um negócio, você não quer investir um dinheiro muito alto visando lucros em longo prazo. Afinal, nem a eficácia do projeto foi testada ainda.

Quando se está conseguindo viver do negócio ou há certa estabilidade, recomendo que contrate por bagagem do profissional. Quando se contrata um profissional por estes motivos, visando outros trabalhos importantes, recomendações e referências, cria-se também um certo vínculo, com todos os contatos com os quais aquele profissional já trabalhou. Obviamente, isso dependerá muito da sua forma de comunicação com o contratado e no que você deseja fazer em prol de uma maior lista de contatos.

Já quando se tem um negócio um pouco maior, que é sua principal fonte de renda e que te permita correr novos riscos, escolher um profissional pelo seu nicho, é uma boa opção. Quando se escolhe um profissional por esse motivo, você está expandindo o alcance de seu produto, aumentando o número de clientes que podem se interessar por seus produtos. Sendo assim, não tenha receio ao contratar um profissional que nunca trabalhou com estamparia de camisas por exemplo, mas que tenha um estilo interessante, afinal, todo artista é único, e brincar com todo esse leque de oportunidades é algo mais que importante quando se pretende crescer, modernizar e viver com mais que estampas, mas Arte exposta em qualquer que seja a superfície.