Ser modelo é o sonho de muitas garotas. Porém, muitas deixam o sonho para lá por não saberem como ganhar dinheiro como modelo. Veja como unir o útil ao agradável.

“O que você quer ser quando crescer? ” É uma pergunta que em algum momento da nossa vida temos de responder. E se você cresceu alta e magra, provavelmente alguém já disse para você que tem corpo de modelo, ou que deveria ser uma quando crescesse.

Mas será que vale a pena ser modelo? Será que você vai ganhar tanto dinheiro como a Gisele Bundchen, Adriana Lima e Ana Hickmann?

Ou é melhor deixar esse sonho para lá? Para saber as respostas a estas perguntas, continue lendo este artigo.

Veja as dicas sobre como se sair bem como modelo e ainda por cima, bem paga. No artigo, descrevemos também os vários tipos de modelo que existem para que você saiba exatamente qual o ramo de modelagem.

Por que escolher a profissão de modelo?

A profissão de modelo está entre umas das mais desejadas pelos jovens. São atraídos pelos benefícios da fama e glamour.

A possibilidade de estar entre os VIP da sociedade, aparecer em eventos badalados e ganhar sempre agrados das marcas, torna esta carreira mais atraente.

Deixando de lado a fama, ser modelo abre as portas para outros trabalhos na mídia como apresentador de TV ou ator de filmes, séries e novelas.

Enfim, há muitas coisas que podem fazer com que você comece a pensar seriamente em ser modelo.  E para ajudar você a decidir, veja a seguir, os prós e contras desta profissão.

Quais as vantagens e desvantagens em ser modelo?

  • A chance de conhecer o mundo: uma modelo trabalha muito, mas viaja muito também. Assim, pode conhecer novos lugares, culturas e idiomas a cada trabalho.
  • Contatos: à medida em que a carreira for avançando, a modelo vai entrar em contato com muitas pessoas importantes.  Essa rede de contato poderá deixar a modelo bem mais relacionada no mundo da moda.

  • Senso de responsabilidade: outra vantagem de ser modelo é que ajuda a criar um senso de responsabilidade enorme. A modelo tem de chegar cedo aos compromissos com os clientes, cuidar bem da alimentação e do corpo em geral.

Agora, vejamos as desvantagens:

  • Abrir mão de diversão: é se acha que ser modelo é só foto e glamour, aí é que se engana. Esta profissão é exigente e às vezes, imprevisível. O que significa que em muitas vezes, a modelo terá de deixar de lado a diversão para passar muitas horas nas sessões de foto.
  • Instabilidade financeira: esse é um problema principalmente para quem ainda está no início da carreira. Primeiro porque é bem difícil conseguir um trabalho que pague bem, e se conseguir, uma boa parte do cachê fica com a agência. Além disso, alguns clientes e agências demoram muito para realizar os pagamentos.
  • Busca pelo corpo perfeito: essa desvantagem não é novidade para ninguém. A modelo que quiser ser bem-sucedido, tem de cuidar bem do corpo.  Contudo, alguns vão a extremos para conseguir o corpo perfeito e desenvolvem transtornos alimentares como a bulimia e a anorexia.

Tipos de modelos

Modelo de partes do corpo

Isso mesmo. Uma modelo deste tipo, tira fotos apenas em partes específicas do corpo, como olhos, boca, mãos, pernas e pés. Certamente você já deve ter visto nas publicidades de esmaltes, itens de maquiagem, joias, etc.

Modelo fashion- alta costura

Como o nome mesmo diz, este é o tipo de modelo que desfila na passarela. Por conta disso, são escolhidas a dedo e têm de ter o tamanho e altura certa.

Assim, as meninas têm de vestir números entre 34 e 38 e medir entre 1,75 m a 1,80 m de altura. O tamanho ideal é de 85 cm de busto, 60 cm de cintura e 60 cm de quadril e pesar de 48 a 59 kg.

Modelo plus size

As modelos que fazem este tipo de trabalho desafiam totalmente o que se considera padrão de beleza e corpo. Como nome indica, costumam ter entre 46 e 50 de tamanho e ter de altura, o mínimo de 1,72 m.

Modelo de beleza

A modelo de beleza deve ser sem sombra de dúvidas, bonita de corpo e rosto. Além disso, deve ser sexy e demonstrar muita confiança, pois o seu trabalho inclui fotos em lingerie, roupa de banho e até nu artístico.

Modelo de Publicidade Imprensa

Essa modelo, pode participar em propagandas de revistas, flyers e até em outdoors. É uma excelente oportunidade para quem não tem o corpo considerado “ideal” para modelos.

Modelo de Catálogo

É exatamente como o nome sugere, o que significa que a modelo tira fotos com as linhas de roupa de uma marca ou outro produto de catálogo.

Modelo fotográfico

São as modelos dos editoriais das capas de revistas de moda. E para fazer esse tipo de trabalho, a modelo deve ser bem fotogênica.

Como ganhar dinheiro sendo modelo?

Respondendo de uma forma direta e simples, para ganhar dinheiro como modelo, você tem de conseguir trabalhos. Porque só trabalhando é que você será paga e claro ganhará dinheiro.

Mas não é só ser bonita de rosto e corpo e ser fotogênica para conseguir bons trabalhos como modelo. É necessário estar organizada e preparada. E uma boa maneira de fazer isso é por melhorar suas competências e habilidades de modelagem.

Para começar, cuide bem do seu corpo pois é o seu “material de trabalho”. Além disso, aprenda a alguns truques que vai deixar você uma modelo pronta para as câmeras e passarelas.

Por exemplo, caso ainda não saiba, você deve treinar a sua forma de desfilar e andar de salto, muitas vezes por dia. Treine as suas expressões faciais no espelho para que fique mais à vontade quando for fotografada. Se achar necessário, faça um curso.

Quando for para um casting, seja pontual e leve o seu portfólio com os trabalhos anteriores.  Se ainda não tiver experiência, invista em um book profissional com um bom fotógrafo. E não esqueça do composite card, uma espécie de cartão de visita dos modelos.

Desfile em eventos beneficentes para aumentar sua experiência e não despreze trabalhos pequenos.

Qual o melhor caminho para seguir na carreira?

Para ter uma carreira sólida como modelo, você tem de ser muito dedicada, determinada e disciplinada.  E você pode optar entre uma das soluções que apresentaremos para você, mas que envolvem ajuda de terceiros.

Uma das opções é ser modelo freelancer. Isso quer dizer que não estará filiada a nenhuma agência. No entanto, significa que terá de esforçar-se mais.

Você marcará os seus trabalhos e negociará diretamente com o cliente. Ou então, pode contratar um agente para fazer isso por você. É essencial que frequente também eventos onde você poderá alargar a sua rede de contatos no mundo na moda.

A outra opção é que você faça parte de uma agência de modelos. Assim, você terá um grupo de profissionais promovendo a sua carreira e arranjando trabalhos bem legais para você.

No entanto, tome muito cuidado ao escolher uma agência onde trabalhar. Certifique-se de que seja de confiança e não assine contrato antes de consultar um advogado.

Mantenha sempre contato com quem cuida da sua imagem na agência. Assim você irá garantir que de não deixam você para trás.

Conclusão

Ser modelo pode ser uma experiência fantástica se você levar a sério o que faz e agir como profissional.

Porém, tome cuidado porque há pessoas que podem querer se aproveitar de você.  Por isso, é essencial verificar a credibilidade das pessoas e agências com quem pensa trabalhar.

No final de tudo, você terá desenvolvido qualidades como a paciência e a resiliência. Terá uma mente mais aberta e enxergará o mundo de outra maneira.

Deixe sua Dúvida ou Comentário Abaixo: