Como ter a semana mais produtiva do mundo

Chegou o domingo à noite e você não sabe o que vai fazer durante a semana? Atenção! Você precisa se organizar. Confira a seguir como ser uma pessoa com mais produtividade.

Hoje fala-se muito em ser produtivo. Mas o que é isso? Ter produtividade significa você fazer algo mais rápido e melhor, para que assim tenha mais tempo disponível para outras atividades, como criar e ter boas ideias.

Sabemos que o tempo é o recurso mais precioso que temos e também o mais escasso, quando menos esperamos ele já passou.

Por isso é muito importante ser produtivo no seu dia a dia e saber aproveitar seu tempo para realizar mais coisas.

Torne-se a pessoa organizada e bem-sucedida que sempre sonhou. Construa a semana mais produtiva do mundo seguindo as dicas que lhe apresentamos.

O que é produtividade

Produtividade é baseada na produção. Porém, devemos saber que produzir não se trata de fazer muitas tarefas durante o dia, sem chegar a nenhum resultado. E sim em realizar coisas que dão resultados positivos no seu trabalho ou na sua vida pessoal.

Ser produtivo requer grande dedicação em qualquer área da sua vida. Não é se sacrificar e fazer tudo, é se atentar quanto as suas peculiaridades a fim de adquirir um equilíbrio entre esforço e benefícios.

Equilíbrio, essa é a palavra que define a produtividade. Se você não tem equilíbrio, sua vida é desorganizada. Se você se esforça em várias atividades ao mesmo tempo, nunca irá conseguir fazê-las com qualidade.

E é exatamente isso que não deve ocorrer. Se você quer ser produtivo, deve saber dividir suas atividades ao longo do dia e nunca começar uma tarefa sem terminar outra.

Em resumo, produtividade é saber administrar seu tempo e obter resultados mais eficientes.

É chegar ao final do dia sem achar que tudo foi corrido e você não fez nada de produtivo. Se você quer ter sua semana mais produtiva, deve desenvolver essas particularidades em sua vida.

Você é produtivo?

Ser produtivo é diferente de ser ocupado, é buscar resultados favoráveis para sua vida pessoal, no seu trabalho.

Pessoas ocupadas investem seu tempo em muitas coisas e acabam fazendo apenas atividades na média e não coisas bem-feitas.

O fato de estar ocupado não quer dizer que você está sendo produtivo. Se você gasta seu tempo respondendo e-mails, pagando contas ou fazendo postagens, você não está produzindo.

Você deve saber onde dedicar seu tempo. Focar em atividades que vão te dar um retorno positivo, investir seu trabalho duro de forma correta.

Compreenda que excesso de atividades prejudica a qualidade do resultado final.

Se você não está sendo produtivo e quer ser, pense melhor em suas prioridades, no que te apresenta mais valor, pense no que merece seu empenho. Depois disso repense e decida o que fazer.

Dicas para ter uma semana mais produtiva

A produtividade envolve algumas coisas como:

  • Foco
  • Alimentação
  • Organização do tempo
  • Atividades
  • Motivação
  • Ambiente e descanso.

Dentro desses contextos existem outras características que devem ser avaliadas e inseridas no seu dia a dia.

Mais do que tentar trabalhar para construir uma semana mais produtiva, você deve aplicar esses conceitos em sua vida. Desse modo, não só a semana será produtiva, mas todos os dias de sua vida a partir de hoje.

A seguir, listamos algumas dicas para que você se torne a sua melhor versão e se torne mais produtivo, confira:

Durma bem

Muitos estudos dizem que o ideal é dormir no mínimo por 7 horas. Então, tente fazer isso e, se possível, tire uma soneca de meia hora depois do almoço. É comprovado que essa soneca é muito boa para nossa saúde, aumenta nossa capacidade cognitiva, reduz ansiedade e estresse, entre outros.

O descanso é essencial para quem quer ter uma vida mais produtiva e alcançar melhores resultados. O corpo precisa de repouso para que possa filtrar todas as informações adquiridas durante o dia.

Pare de trabalhar mais cedo

Se você não conseguiu realizar todas as suas atividades de manhã e à tarde, não é a noite que irá conseguir.

Busque não trabalhar a noite, e parar suas atividades mais cedo. Assim você consegue ter mais produtividade, descansa melhor e acorda mais disposto.

Geralmente nosso pico de produtividade é de manhã. Então, procure dedicar seu tempo livre à noite para ler um livro. Ou fazer uma meditação, tomar um banho tranquilamente e ficar junto das pessoas queridas que estão ao seu redor.

Bloqueie distrações

Se você quer ter uma semana produtiva, deve ter foco. Para isso, a primeira coisa que deve fazer é desativar as notificações do celular e tentar deixa-lo guardado na gaveta ou em outro lugar.

Isso porque o celular é a nossa maior distração. Se ele estiver do seu lado e chegar uma mensagem, você vai abrir.

Fazendo isso você perde seu foco e ao pegar o celular para ver aquela mensagem pode acabar ficando um longo tempo vendo outras coisas no facebook, instagram e outras redes sociais.

Se você não consegue deixar o celular de lado, uma dica é baixar algum aplicativo que bloqueie seu acesso a redes sociais.

Se procurar existem vários que bloqueiam por um período de tempo, onde você pode programar quando quer que seja bloqueado.

Aplique a técnica pomodoro

A técnica pomodoro é um método para gerenciar seu tempo. Ela se baseia na divisão das tarefas em blocos de concentração intensa, onde por pelo menos 30 minutos você deve se dedicar somente aquela atividade.

A cada ciclo de 30 minutos, inclua 5 de descanso. Levante, tome uma água, faça um alongamento, caminhe. A cada 4 ciclos faça um intervalo maior, de até 15 minutos.

Para que funcione, você deve listar todas as suas atividades do dia e dividir seu tempo em 30 minutos para cada uma delas.

Se nesse período você concluir a tarefa, marque um x nela, se não, anote o status dela e faça um intervalo de 5 minutos, voltando a atividade novamente e assim por diante.

Os intervalos são muito importantes, pois é neles que você consegue oxigenar o cérebro e descansar.

A técnica propõe esses intervalos de tempo, mas nada impede que você adapte à sua rotina conforme lhe for melhor.

Divida a semana em blocos de tempo

Classifique todas as atividades que você deve fazer durante a semana, sejam elas pessoais ou profissionais, e com antecedência agrupe cada uma em dias e horários exclusivos.

Assim, quando chegar o domingo à noite, você terá tudo programado e pronto para ser executado.

Com isso, você vai produzir mais no seu trabalho, podendo priorizar as tarefas mais importantes e estar sempre atualizado no seu dia.

Encontre seu pico de produtividade

Nosso dia tem 24 horas e em nenhuma delas seremos iguais. Posso ser superprodutivo pela manhã e realizar muitas coisas, mas a tarde não consigo terminar nenhuma atividade, sequer mandar alguns poucos e-mails, ou vice-versa.

Pessoas de alta performance e palestrantes motivacionais recomendam encontrarmos nossas melhores horas do dia para ser produtivos.

E a partir disso, trabalharmos para que essas horas sejam dedicadas aos nossos projetos mais expressivos, aqueles que vão nos trazer bons resultados.

Por isso, encontre a sua melhor hora do dia para ser produtivo e separe suas atividades mais importantes nesse período. Assim, você estará investindo seu tempo e energia em coisas realmente significativas.

Registre seu tempo

Você sabe o que consome seu tempo durante o dia? Sabe exatamente onde está investindo sua energia? Se não, é bom começar já.

Muitas vezes vamos realizando as tarefas durante o dia e não analisamos se elas estão sendo produtivas ou não.

A partir do momento que registramos exatamente tudo o que estamos fazendo fica claro o porquê aquele trabalho não saiu do lugar ou porquê determinada atividade não trouxe resultados.

Quando você registra tudo, torna-se fácil verificar onde está gastando sua energia e assim você pode trabalhar para que melhorias aconteçam para que você alcance grandes níveis de produtividade.

Crie um código para mostrar que está ocupado

Essa dica é de grande valia para aqueles que trabalham em casa. Ela se baseia na ideia de que quando você estiver realizando alguma atividade importante.

Ou está na sua melhor hora de produtividade é importante que você possua uma forma visual de demonstrar que está ocupado.

Pode ser pendurar um aviso na porta, estar com um fone de ouvido, ter algum detalhe diferente na sua mesa ou cadeira.

Não importa o que você vai usar, o importante é que ninguém interrompa sua produtividade.

Alimente-se bem e beba água

A água é essencial para a hidratação do nosso corpo e para manter nossos níveis de energia. Por isso, tenha sempre junto consigo uma garrafa de água, pois isso vai aumentar suas chances de beber.

A alimentação é muito importante para nossa saúde. Evite alimentos muito processados e busque ter uma alimentação mais adequada e saudável.

Certamente você não conseguirá ser tão produtivo comendo pizza, salgadinho e batata frita.

A má alimentação além de ser prejudicial, acaba não saciando nossa fome. Com isso, fazemos uma refeição e em pouco tempo estamos com fome de novo e isso afeta diretamente nossa produtividade.

Desse modo, o indicado é realizar refeições mais leves, com intervalos de 3 horas cada uma.

Opte por tomar chá verde, pois ele é muito bom e nos deixa mais em alerta, o que é benéfico para quem quer ser mais produtivo.

Pratique exercícios

A prática de exercícios aliada a uma boa alimentação são a combinação perfeita para quem quer ser mais produtivo.

E já não é segredo que fazer atividade física faz muito bem para nossa saúde mental, além de deixar nossa saúde em dia.

Ao realizar um exercício nosso cérebro vai adquirindo vários benefícios. Dentre eles, os mais significativos são melhor desenvolvimento da atenção, da memória e da concentração. Além disso, há uma grande evolução na competência de planejar e executar nossas tarefas.

Meça sua evolução

Toda mudança no começo é um pouco difícil, por isso é importante você cuidar para ver de maneira clara o quanto já progrediu.

Para isso, você pode fazer uma tabela, usar um aplicativo, ou qualquer outra forma que considerar válida.

Se não estiver progredindo muito, não se desanime. Reavalie seus métodos e técnicas usadas para ver onde está errando. Não desista, valorize suas conquistas e vá em frente.

Tenha prazos

Para a produtividade acontecer, precisa ter tempo determinado. Para isso, tenha uma agenda ou calendário onde possa registrar todos os compromissos e coisas a serem entregues para os próximos 6 meses ou até 1 ano.

Se organize também a quando esses projetos que estão estipulados nos prazos precisam estar prontos.

Verifique se alguém precisará analisa-lo, modificar ou avaliar esse projeto. Desse modo, você se programa para entrega-lo um pouco antes do prazo final para evitar possíveis transtornos.

Isso é uma atitude inteligente, pois assim você pode estipular um prazo pessoal e se planejar para quando chegar no prazo final esteja tudo ok e se caso não estiver você ainda terá tempo de consertar.

Se prepare no dia anterior

O correto é realizarmos o planejamento todo dia, mas se você está começando, comece por preparar toda sua semana no domingo. E vai ajustando os detalhes, conforme necessário.

Se você tiver uma reunião, um compromisso mais importante, programe-se.

Prepare tudo o que você vai precisar: pauta da reunião, roupa que vai usar, o material necessário, enfim tudo.

Assim você poupa seu precioso tempo e evita contratempos que, convenhamos, não são nada agradáveis.

Acorde mais cedo

Acordar cedo é provavelmente um dos principais hábitos que tornam nossa qualidade de vida melhor e ajuda a ser mais produtivos.

Desafie-se! Se você é daqueles que acordam em cima da hora e tem que sair correndo, essa é a melhor atitude a ser tomada.

Pode parecer difícil no começo, mas tente acordar entre15 e 30 minutos antes de começar sua rotina.

Fazendo isso, você terá mais tempo para você e irá melhorar sua produtividade. Poderá tomar seu café da manhã tranquilamente, ler o livro que você tanto queria, meditar ou fazer alguma outra atividade que goste.  

Crie metas semanais

Qual sua prioridade da semana?

O que você vai cumprir?

Para que aproveite seu tempo é preciso que saiba precisamente onde vai gastá-lo. Por isso, crie uma lista das coisas que você deseja conquistar ao longo da semana e estime a quantidade de cada uma.

Não crie metas subjetivas como:

  • “Não me atrasar para ir ao trabalho” ou “emagrecer”.

Se sua meta da semana é perder peso, estipule quanto quilos quer perder. Quando definimos valores para nossas metas fica mais fácil de acompanhar o progresso delas.

Se achar melhor, faça a lista de suas metas no início do mês e acompanhe diariamente, fazendo a anotação e revisão delas sempre.

Tire um dia da semana para revisar e realinhar as atividades de acordo com sua realidade. Então, terá mais tempo e se tornará uma pessoa mais produtiva.

Tire um tempo para as redes sociais

Como já falamos aqui, se durante seu dia ficar vendo todas as notificações que surgem, acabará horas a fio no celular.

Por isso, tenha um tempo durante o dia para se dedicar a ver notificações e responder e-mails. Isso é muito bom e sua atenção não vai ser tirada da atividade para fazer isso.

Quando você tem um horário definido para essa atividade, além de evitar de perder a concentração, você poderá responder a e-mails e mensagens mais tranquilidade. E terá mais foco em sua rotina.

Entenda que quanto menos você fizer isso, melhor. Então, escolha antes qual o horário em que vai fazer isso, anote em sua agenda ou no seu planejamento e respeite esse horário.

Não ceda a vontade de ficar olhando as notificações fora de hora, pois estará prejudicando sua produtividade.

Entenda que as tarefas nunca acabam

Seu dia foi cheio e você fez tanta coisa. Mesmo assim parece que precisaria de mais algumas horas para poder terminar tudo.

Tem pessoas que queriam mais 20 ou 30 horas para terminar o que falta. O problema é que por mais que existissem essas horas, ainda não seria suficiente.

Isso acontece porque não é a falta de tempo o problema, mas sim o fato de que as tarefas nunca vão ter fim.

Se realmente tivesse algumas horas a mais, nós iríamos adicionar outras tarefas além das que já possui.

Sendo assim, aceite que não é você que está sem tempo suficiente, mas que são as tarefas que vão aparecendo.

E que para você ser produtivo deve saber administrar isso. A produtividade exige isso, pois quando você está produzindo é porque é capaz, então saiba administrar seu tempo com qualidade.

Tenha uma direção e não tenha pressa

Todos temos objetivos e queremos alcança-los o mais depressa possível. Nisso, acabamos por realizar as coisas pela metade para acelerar o processo. Se queremos ser produtivos, devemos entender que ter um propósito é bem mais importante do que chegar a ele mais rápido.

Um exemplo bastante atual disso, é a corrida em direção ao dinheiro. Sabemos que ele traz muitos benefícios, mas não podemos encarar ele como uma direção a ser tomada.

Pois assim, seríamos pessoas que viveriam pelo dinheiro, e não é esse o objetivo, precisamos primeiro pensar onde queremos ir.

Devemos entender que o dinheiro é uma consequência e não um objetivo. Primeiro devemos agir, produzir e depois obter os resultados.

Controle os ladrões de energia

Quantas vezes você sentou para fazer uma atividade importante e ao começar lembrou de um e-mail que não respondeu ou da louça que não lavou?

Isso é muito comum, porém quando isso acontece perdemos todo nosso foco e consequentemente nossa produtividade diminui.

Quando acontece, ficamos ansiosos pensando no porquê de não ter realizado aquelas tarefas menos importantes.

E assim nos desconcentramos, pois, pensar em algo que não deveria naquele momento é um dos maiores ladrões de energia na nossa vida.

Para acabar com esse ladrão de energia, o ideal é retirar essas ideias da nossa cabeça. Para isso, é bom ter um caderno ou um bloco de notas para anotar tudo que vem a nossa cabeça na hora errada e realizar depois.

Entenda que a felicidade é o caminho

As vezes queremos ser mais produtivos, pois acreditamos que com isso teremos mais tempo para fazer as coisas que gostamos e então seríamos mais felizes.

Pensando assim, acabamos fazendo coisas um pouco desnecessárias, a fim de produzir cada vez mais.

O problema é que ao tentar fazer gradualmente as coisas, acabamos nos tornando uma espécie robô, e na vontade de ser produtivo acabamos esquecendo as coisas boas da vida.

É claro que devemos querer conquistar as coisas na vida, até porque as conquistas nos deixam felizes.

O que não podemos é querer ser produtivos a qualquer custo, achando que a felicidade estará no fim do caminho. Entenda, a felicidade é o caminho.

Seja produtivo, mas não deixe para aproveitar a vida, a família e as amizades e todas as coisas boas da vida no futuro pensando que lá você será mais livre e então será feliz porque não é assim.

Aceite que não é fácil

Eis uma grande verdade:

“Se fosse fácil, todo mundo faria!”.

Todo mundo escreveria um livro, seria empreendedor, projetaria prédios enormes. Essa frase cabe muito bem para qualquer situação, mas vamos focar na produtividade.

Ficar horas procrastinando é fácil, e por isso todo mundo faz. Não conseguir dominar seu próprio tempo é fácil, e é muito comum na nossa sociedade.

Agora ser produtivo e ter controle total sobre seu tempo é difícil e por isso são poucas as pessoas que o fazem.

Agora, se você acredita que tudo o que leu nesse artigo faz sentido para sua vida, está na hora de começar a fazer o que poucas pessoas conseguem. Lembre-se que se fosse fácil, qualquer um faria.

Saiba que nos maiores obstáculos é onde alcançamos o sucesso, pois só nos destacamos a partir do momento em que vencemos nossas barreiras.

Por isso, vá além das suas forças, seja corajoso, saia da sua zona de conforto, não desista enquanto não chegar ao seu objetivo final.

Não pare por nada. A produtividade é uma qualidade de poucos. E você tem todas as dicas para se tornar uma dessas pessoas. Aproveite-as.