A população está cada vez mais conectada, até a forma de comercialização mudou. Compra-se de tudo pela internet e com rapidez. Segue umas dicas para te ajudar a vender um carro em 24 horas.

Há diversas maneiras de vender um carro, por uma concessionária ou loja de veículos, por venda direta, ou seja, pelo próprio dono.

Uma via de vendas que vem aumentado é pelas redes sociais. A quantidade de anúncios pela internet, inclusive por redes sociais como facebook, instagram e até grupos no WhatsApp cresceu nos últimos anos.

A concorrência pela venda de carros usados é grande, portanto um anúncio mal estruturado pode prejudicar na hora de vender. Assim você precisa estar atento em alguns detalhes que destacaremos nesse artigo. E assim vender um veículo ficará muito mais rápido.

Prepare seu carro

O primeiro passo para vender um carro é dar condições que desperte o interesse de um comprador. Para que ele fique mais atrativo, invista nas seguintes dicas:

  • Lave bem a parte externa, encere para que fique brilhoso
  • Conserte os arranhões, provavelmente um polimento já resolva isso
  • Verifique as condições dos pneus e troque, se necessário
  • Repare como estão os acessórios, como faróis, luzes internas e barulhos
  • Aspire a parte interna, deixe um odor agradável
  • Se tiver bancos de couro, use produtos para hidratar o couro
  • Faça uma revisão da parte mecânica

Um ponto importante e que interfere no preço, é quando o carro tem algum amassado ou reparo a ser feito. O melhor é fazer alguns orçamentos e arrumar antes de anunciar.

Pesquise a concorrência

É necessário você fazer uma pesquisa, para você ter uma ideia como está o mercad. Além de verificar o preço na tabela Fipe, pesquise os anúncios na internet, procure pelo modelo, ano e quilometragem próxima.

Assim você saberá qual o valor mínimo e máximo que pode conseguir e é muito importante para uma possível negociação quando for vender um carro.

Aproveite a pesquisa e repare nos anúncios. Você verá que alguns não têm informações suficientes ou estão sem fotos ou fotos mal tiradas.

Assim o comprador não terá uma real noção sobre o seu carro e poderá não se interessar por falta de informações.

As fotos são muito importantes, pois é a primeira imagem que o comprador terá de seu carro, muito outros tem fotos excelente, então você também necessita ter, veja mais a seguir.

Faça boas fotos e fará boas vendas!

Pronto, o carro está lindo e você já sabe o valor que deseja colocar no anúncio. O próximo passo é tirar fotos de todos os ângulos do carro.

Lembre-se que para vender um carro, as fotos precisam estar bem nítidas e mostrando cada detalhe.

Algumas dicas sobre as fotos para seu anúncio:

  • Não tire foto à noite, escolha dias claros
  • Não tire foto em locais escuros, o dia pode estar com sol e você pode escolher uma sombra para tirar as fotos
  • Prefira não tirar foto na garagem, escolha um parque
  • Não utilize flashes no exterior, a luz pode refletir na lataria e ofuscar a foto. Use apenas nas fotos internas do veículo
  • Não tire foto com o sol direto na lataria do carro, escolha a melhor posição

Um detalhe interessante seria você tirar as fotos num local bonito, tipo um parque ou uma praça. Uma paisagem bonita dá uma sensação agradável, da mesma maneira que costumamos fazer com as nossas próprias fotos.

Outro diferencial seria fazer um vídeo do veículo, em 360º, mostrando os detalhes que a foto não permite. Deixe de reserva porque quando um comprador entrar em contato, você pode mandar o vídeo. Isso valorizará o bem!

Faça um anúncio de destaque

Os anúncios on-line são os mais procurados hoje em dia, pela comodidade de não precisar sair de casa ou mesmo por não precisar “aguentar” um vendedor insistente.

Um anúncio sem dados e fotos, muitas vezes não são lidos. Pense que o anúncio tem que chamar a atenção, portanto descreva o veículo em detalhes. Segue um exemplo que ajudará a vender um carro:

  • Informe o ano e modelo
  • Se é primeiro dono
  • Quantas portas
  • Tem banco de couro ou tecido
  • Informe a quilometragem
  • Se as revisões estão em dia
  • Se ainda tem garantia
  • Se IPVA está pago ou a pagar
  • Um breve histórico sobre a origem do carro
  • Qual o motivo da venda

Uma vantagem é se você tiver a nota fiscal da compra do veículo e as notas dos reparos e revisões, bem como os comprovantes das revisões. O manual e chave reserva também valorizam o seu veículo, isso mostra o cuidado que o dono teve com o carro.

Esse detalhamento já será um bônus na atenção do comprador porque as dúvidas mais frequentes já foram sanadas.

Assim com posse de todos esses dados, é muito provável que ele queria avaliar o carro de perto. Surgirá então, uma ótima oportunidade para fechar o negócio.

Cuide do atendimento

De anda adianta ter preparado um bom anúncio e no momento que um comprador quiser esclarecer alguma dúvida você demorar para responder.

Isso pode mostrar sua falta de interesse ou simplesmente você perderá uma oportunidade. Esteja atento!

Não precisa ficar on-line o tempo todo, estipule um horário para verificar o anúncio e mantenha a frequência, o ideal seria responder em até duas horas.

Responda as perguntas com honestidade porque quando o comprador for avaliar o veículo e encontrar alguma divergência, seu esforço para vender um carro não valerá de nada.

Combine um local público para se encontrarem. Deixe o comprador testar o carro, dê-lhe tempo e espaço para que ele faça uma boa inspeção, não o interrompa e responda as perguntas que surgirem.

Fechando o negócio

Deu tudo certo e você está finalizando a proposta para vender um carro, então tenha apenas alguns cuidados:

  • Evite pegar dinheiro vivo, melhor evitar uma possível lavagem de dinheiro
  • Nunca aceite cheque, a dor de cabeça é grande se não for compensado
  • Faça as transações em bancos, via transferência, Ted ou Doc
  • Preencha o certificado de registro com os dados do comprador e reconheça a assinatura da parte necessária no cartório

Lembre-se de organizar a documentação do carro, se tudo estiver em ordem, você receberá o dinheiro da venda mais rapidamente.

Vale lembrar aqui, leve uma cópia do certificado ao Detran, para alterar o proprietário do carro logo em seguida. Isso te prevenirá de uma futura dor de cabeça com multas ou problemas mais graves, como atropelamento.

Resumidamente, para ter sucesso quando vender um carro é de suma importância utilizar essas orientações. Ter conhecimento de todo o histórico, saber a tendência do valor de mercado. Além disso, aprenda sobre a arte de vender.

Depois de todas essas dicas e acompanhar o seu anúncio, você poderá vender um veículo em 24 horas. Porém se você preferir contratar alguma loja ou concessionária, daremos uma dica extra para vender mais rápido.

Dica Extra

Há aplicativos de celular que prometem vender o seu carro. Seu funcionamento é da seguinte forma:

  • Você fotografa e então em pouco mais de meia hora o veículo é postado na plataforma que será oferecido na forma de leilão para diversas lojas e concessionárias de todo o Brasil.

Elas vão oferecendo lances cada vez maiores, uma disputa como num leilão tradicional.

Depois de uma hora, a empresa que oferecer o melhor lance e caso você estiver de acordo com o valor proposto, finalizará a venda.

Há também outros aplicativos que você cria o seu anuncio e publica para o Brasil inteiro, facilita o acesso a proposta pois o App é exclusivo para esse serviço.

E por fim, você pode tentar vender em uma concessionária, geralmente elas oferecem de 10 a 20% a menos do valor da FIPE. Porém é uma opção se você precisa vender seu veículo em 24h.