Se você está procurando emprego sabe que a parte mais desafiadora do processo seletivo é a entrevista de emprego. Muitos candidatos ficam realmente ansiosos e acabam se sabotando.

Essa etapa é essencial para conseguir causar uma boa impressão, destacar os seus pontos fortes e conhecer a empresa para avaliar se você se encaixa e gostaria de fazer parte do time. Para não deixar essa oportunidade escapar é preciso se preparar.

Importância de se preparar

Um bom currículo é como uma vitrine e uma porta de entrada para ser chamado para a próxima etapa no processo seletivo, mas a parte que realmente garante a sua vaga é a entrevista. Muitos profissionais têm qualidades e capacidades incríveis, porém não sabem como se comportar na entrevista para demonstrar isso ao entrevistador.

Ou permitem que o nervosismo e a ansiedade tomem conta e assim não conseguem se sair bem. Para não passar por essas situações o segredo é se preparar bem, pensar nas possíveis perguntas do entrevistador e na melhor forma de respondê-las. Se você deseja se preparar para as próximas entrevistas e mandar bem, continue lendo e confira as nossas dicas.

Pesquise sobre a empresa

Antes da entrevista procure o máximo de informações possíveis sobre a empresa, ramo de atuação, atividades, cultura e valores da empresa. Isso é essencial para mostrar que se preparou, saber o que perguntar, entender como se comportar e também para decidir qual a melhor experiência e qualidades suas você poderá destacar na entrevista.

Mostre interesse

Não esconda o seu interesse pela vaga e em fazer parte da equipe. Muitas pessoas são entrevistadas para a mesma vaga e os entrevistadores só irão considerar aqueles que realmente demonstraram disposição e vontade em fazer parte do time e contribuir com a empresa. Por isso, faça perguntas sobre a empresa, sobre a vaga e mostre como você pode contribuir, deixe claro a sua intenção em ser contratado.

Cuide da sua aparência

Sempre busque ir com a sua melhor aparência para as entrevistas de emprego, isso demonstra que aquele momento é importante para você e que você está dedicado a dar o seu melhor. Não podemos nos enganar, a nossa imagem conta muito na entrevista. Sempre use roupas e calçados limpos e cuide da sua higiene pessoal. 

Atenção as perguntas

Preste atenção às perguntas dos recrutadores, é comum em entrevistas de emprego querer ter a posta na ponta da língua e responder rápido, mas para dar a melhor resposta preste atenção ao que está sendo perguntado, reflita sobre a pergunta e pense na resposta, não tem problema tirar uns segundos para pensar e sempre responda a verdade. Caso você não saiba responder a uma pergunta ou não tenha entendido, comunique isso ao entrevistador.

Fale sobre os seus pontos fortes

Aproveite a oportunidade da entrevista para destacar os seus diferenciais, as conquistas, os seus pontos fortes e como você pode contribuir para gerar valor na empresa. Para conseguir fazer isso, se prepare refletindo sobre o que você tem a oferecer e quais são as suas qualidades, anote tudo e tenha confiança em você!

Onde encontrar vagas de emprego?

Você chegou ao final desse texto e com certeza já sabe como se preparar para entrevistar e mandar bem. Agora, a próxima etapa é encontrar as vagas que mais se encaixam com o seu perfil. A plataforma Agenda do Produtor disponibiliza muitas vagas de emprego e dicas para a sua carreira. Acesse e cadastre-se!