Drop Shipping é um termo que está em alta no mundo do e-Commerce global, porém ainda gera muitas dúvidas e polêmicas aqui no Brasil. Para acabar com todas essas dúvidas, nós respondemos algumas perguntas que você provavelmente tenha, mas não tinha ninguém para perguntar. O resultado você confere abaixo:

O QUE É DROPPING SHIPPING GLOBAL?

O comerciante global é uma técnica na qual o vendedor não mantém nenhum estoque dentro da loja virtual. Neste método a loja virtual funciona como uma vitrine de produtos, onde o comerciante global irá simplesmente anunciar a mercadoria. Quando o produto for vendido, o comerciante fará o pedido desse produto diretamente para o fornecedor que irá embalar e enviar o produto para a casa do cliente.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Rápido aprendizado

O método drop shopping é perfeito para iniciantes, pois o nível de complexidade para iniciar uma loja drop shipping é baixo. No entanto é preciso se dedicar e estudar bastante para criar uma loja de sucesso. Sem dúvida, essa é uma ótima maneira para aqueles que querem vivenciar essa incrível experiência de vender online.

Inúmeras opções e baixo custo

No modelo tradicional de e-Commerce o lojista precisa investir uma boa parte do seu capital para comprar produtos para revender, o que acaba gerando um ativo passivo. Já com o modelo de drop shipping internacional, o comerciante não precisa ter um estoque, reduzindo o custo da operação e gerando uma maior mobilidade para testar um novo produto ou até mesmo um nicho.

Fácil escalabilidade

Sem dúvida, esse é um ponto marcante de uma loja dropping. No modelo tradicional o número de funcionários é diretamente proporcional a quantidade de vendas que a loja gera. Até por esse motivo algumas lojas acabam contratando funcionários temporários em datas comemorativas, como é o caso do natal ou dia das mães. Já no modelo drop shipping não fará muita diferença se você receber 10 pedidos por dia ou 1000 pedidos. Por não haver uma preocupação com a logística da entrega dos pedidos, o máximo que você precisará é contratar uma ou duas pessoas para te ajudar com a pós venda.

Flexibilidade de Localização

Viajar, conhecer novos lugares e viver novas experiências, faz parte da lista de desejo de grande parte da população. Ainda mais se você mora em uma grande capital, eu aposto que já passou pela sua cabeça em jogar tudo para o alto e ir viver na praia com sombra, comida e água fresca… Pois bem, com o drop shipping isso é possível! Basicamente, tudo o que você precisa para ter a sua loja virtual é um computador conectado a internet, então não importa a sua localização! O mundo é o seu escritório.

Hey, aonde você pensa que vai? Essa matéria ainda não acabou! Calma lá pequeno gafanhoto, pois nem tudo são flores! Agora chegou o ponto crucial, chegou a hora de analisar os pontos negativos do modelo drop shipping!

QUAIS SÃO AS DESVANTAGENS?

Baixa margem de lucro

Como você não é o fabricante do produto e tão pouco irá comprar uma grande quantidade deste produto (atacado), será difícil negociar um valor mais atrativo com o fabricante. Este ponto aliado com a alta concorrência fará com que a sua margem de lucro seja ainda menor. Não existe uma regra de ouro para chegar ao valor final de um produto, porém conversando com muitos lojistas vários recomendam criar o preço final baseado em 4 fatores (custo do produto, entrega, publicidade e lucro). Por exemplo, eu tenho uma loja virtual onde eu vendo camisetas na qual eu consigo um valor de custo por 10 reais incluindo o frete, porém eu preciso gastar uma média de 15 reais em publicidade para vender uma peça e eu gostaria de ter um lucro de 15 reais sobre cada camiseta. Somando todos esses fatores eu preciso vender a camiseta a pelo menos 40 reais para conseguir o lucro desejado. Vale lembrar ainda, que é preciso adicionar algumas taxas de cartão de crédito caso você esteja trabalhando com um fornecedor internacional.

Alta competição

Drop shipping está se tornando cada vez mais popular, grande parte dessa fama deve-se ao fato de ser um modelo de negócio que exige pouco investimento e por ser de fácil acesso. Como em qualquer negócio dessa natureza a concorrência tende a ser maior, porém ainda existe muito espaço para se trabalhar. Procure por um produto ou nicho que você tenha afinidade e aptidão para trabalhar.

Entrega

Existem diversos fatores que podem influenciar o tempo de entrega do produto. Infelizmente no modelo dropshipping, não é possível controlar o tempo de entrega, ainda mais se for um produto internacional. O que pode gerar um monte de reclamações no reclame aqui ou até mesmo o cancelamento da compra (chargeback), por esse motivo é importante deixar bem claro o tempo de entrega e criar um bom relacionamento com o cliente, para que ele se sinta seguro e volte a comprar com você.

ONDE ENCONTRAR FORNECEDORES

Escolher um bom fornecedor é vital para se ter sucesso no negócio, caso você queira trabalhar com fornecedores internacionais você pode usar o AliExpress, que é um site que reúne diversos fornecedores chineses com preços bem atrativos. Antes de importar qualquer produto para a sua loja é importante verificar a integridade do fornecedor, prefira trabalhar com fornecedores que já estão há mais de 3 anos no mercado e que tenham uma boa reputação.

QUE TIPO DE PRODUTO VENDER?

O produto é a grande estrela desse show, por esse motivo você precisa escolher cuidadosamente os seus produtos. Procure por mercadorias que você tenha afinidade, até por que você deverá estar preparado para responder todas as dúvidas dos seus futuros clientes. Quanto mais você conhecer o seu nicho mais fácil será de vender o seu produto para o consumidor certo. Eu lembro que uma vez eu entrei em uma loja e o vendedor falou, eu tenho uma calça que é perfeita para você, e ele estava certo, ele apenas olhou para mim e me entregou a peça, ele nem sequer perguntou o meu tamanho. E adivinha? A calça serviu perfeitamente e o vendedor ganhou um cliente, tudo isso por que ele se preocupou em estudar o produto e o seu público. O mundo virtual funciona da mesma maneira, porém além de saber tudo sobre o seu produto você também precisa escolher o produto ideal. Por um motivo de logística o produto ideal deve ser pequeno, e leve e não deve custar mais de 50 dólares. Todos esses fatores são importante para reduzir o custo de frete e garantir que o produto chegue ao destino final. Se você está procurando algumas ideias de produtos para vender, eu recomendo acessar a página de “best selling” do Aliexpress.

COMO MONTAR A SUA LOJA DROPSHIPPING GLOBAL?

Agora que você já conhece os principais pontos negativos e positivos, chegou a hora de colocar a mão na massa! Existem diversas estratégias que você pode utilizar para vender os seus produtos. Eu vou explicar a forma mais simples e profissional para montar a sua loja e começar a vender em poucos minutos! Para isso nós vamos usar o super hyper master combo! Shopify + Orbelo! Não se assuste que tudo isso fará sentido dentro de alguns minutos! Vem comigo!

Shopify

Não querendo puxar a sardinha para a Shopify, mas essa é uma das plataformas mais simples e profissional que existe no mercado por apenas 29 dólares por mês, com tudo incluso, hospedagem, manutenção e um suporte 24×7! Por esses e outros motivos nós vamos utilizar ela para criar a nossa loja virtual. Vamos lá chegou a hora da ação!clicar aqui para fazer um test drive sem compromisso por 14 dias (não é preciso informar o seu cartão de crédito).

Oberlo

Dentro da sua loja Shopify, você terá a opção de instalar inúmeros aplicativos para dar uma turbinada na sua loja! Temos vários aplicativos que você pode instalar para as mais inusitadas soluções que vão dos mais simples como instalar um chat online até um aplicativo para gerar relatórios complexos de vendas. Hoje nós vamos trabalhar com um aplicativo chamado Orberlo. Como você já sabe você deve escolher o seu fornecedor, copiar as imagens e a descrição de cada produto e adicionar todas as informações na sua loja. O que com certeza será uma tarefa bem chata e demorada! Como nós não gostamos de perder tempo, nós vamos instalar o Oberlo para nós ajudar com essa tarefa! Com poucos cliques você consegue importar produtos automaticamente do Aliexpress para dentro da sua loja virtual Shopify! Não é feitiçaria, é tecnologia!

PARA, PARA, PARA! (leia com voz de João Kleber)

Se você chegou até aqui meus parabéns! Nesse exato momento, você já tem o conhecimento necessário para começar a sua loja virtual na Shopify. Existem pessoas que passam dias e até meses somente estudando sobre determinado assunto, não me entenda mal, a parte da pesquisa é super importante, porém uma hora você terá que agir e porque não fazer isso agora!? Agora depende de você! Você pode absorver todo esse conteúdo e simplesmente fechar essa janela ou você pode clicar aqui para criar agora mesmo a sua loja virtual e começar a vender!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.