Quando você pensa em empreender ou ouve falar que um conhecido é empreendedor, o que vem a sua cabeça?

Apesar de o Brasil ter em média 52 milhões de empreendedores, ainda é confuso para a maioria da população o que significa ser um empreendedor e o que fazer para se tornar um empreendedor. Continue acompanhando esse texto que vamos esclarecer todas as suas dúvidas.

Pessoas empreendedoras

Mais do que ter um negócio, ser um empreendedor tem haver com ter uma série de características de cada pessoa. As pessoas empreendedoras têm um comportamento empreendedor.

São pessoas que geram valor no mundo e na vida de outras pessoas, que buscam a solução para os problemas de formas inovadoras, aceitam desafios mais do que qualquer outra pessoa, muitas vezes até entrando em situações de risco financeiro. 

Pessoas empreendedoras estão sempre em busca de desafios, tem autonomia, são corajosas e persistentes. São pessoas que têm iniciativas no trabalho, em projetos e até mesmo em situações simples do cotidiano.

Diferença de empresário e empreendedor

Empresário e empreendedor não são sinônimos. Um empreendedor pode ser um empresário e um empresário pode ser um empreendedor. Mas, isso não significa que são a mesma coisa.

Um empresário geralmente é alguém que é dono de um grande negócio e está focado na gestão de finanças e  muitas pessoas.  Mas, um empresário não precisa ter todas as características de um empreendedor.

E um empreendedor não necessariamente precisa ter uma empresa, liderar diversas pessoas e fazer a gestão de um negócio. Ele pode ser um empreendedor sendo funcionário de alguém. Ou sendo autônomo mas sem ter uma equipe para liderar.

Qual o conceito de empreendedorismo?

O conceito de empreendedorismo é tomar iniciativa com coragem e fazer acontecer o que se propuser a fazer. Seja um trabalho em uma empresa que se é funcionário, iniciar um negócio próprio ou um projeto e muito mais. 

É assumir riscos, liderar a si próprio em busca de um propósito com paixão. É saber encontrar a solução para os problemas. É ver o que ninguém mais vê. É ser disposto a estar em constante evolução e em busca de conhecimento.

O que melhor define o conceito de empreendedorismo são as pessoas que percebem oportunidades nos momentos de dificuldade enquanto outras se lamentam.

Quem pode empreender?

Todos podem empreender, mas nem todos podem empreender. O que isso quer dizer? Não existe um pré-requisito básico para ser empreendedor, qualquer pessoa pode começar a empreender ou decidir se tornar um empreendedor.

Mas, nem todos estão dispostos a trabalhar em si as características para ser um empreendedor e nem todos querem passar pelos desafios e riscos que empreender traz. Muitos preferem por exemplo ser CLT ou funcionário público porque acreditam que os riscos são menores. 

Então, pode empreender quem tem a vontade de enfrentar todos os desafios que este caminho oferece em busca da própria liberdade.

Quanto dinheiro precisa para empreender?

Depende. Como falamos anteriormente você pode ser uma pessoa empreendedora sem necessariamente ter um negócio, neste caso não custa nada.

Mas, se você deseja ser um empreendedor autônomo ou dono de uma empresa, você precisa estudar o mercado e entender tudo que é necessário para começar e então calcular o valor do investimento inicial.

Como começar a empreender?

O primeiro passo para começar a empreender é se tornar um empreendedor, se você não tem naturalmente as características e qualidades de um empreendedor, trabalhe em si mesmo para adquirir isso a sua personalidade.

Sempre esteja em busca de desenvolvimento pessoal e conhecimento, estude o mercado, estude finanças, marketing e se você já tem um nicho de negócio em mente, estude os concorrentes, os problemas e soluções que já existem, estude o público-alvo e o que eles esperam. Dessa forma você pode entender como trabalhar nesse mercado com soluções inovadoras.

Se você ainda não tem ideia de em qual área abrir um negócio, comece a ter atitudes empreendedoras na vida, no seu trabalho atual, na sua casa, solucionando pequenos problemas de pessoas que você conhece e claro estude bastante. Fazendo tudo isso a ideia certa vai chegar.

Ajuda para empreendedores

A vida de empreendedor não é das mais fáceis e é disso mesmo que eles gostam, dos desafios. Mas, existe muita ajuda disponível para empreendedores e você não precisa ficar sofrendo sozinho. Separamos 3 empresas que ajudam empreendedores:

Caixa econômica: empréstimos para investir no seu negócio.

Sebrae: cursos e treinamentos em diversas áreas para empreendedores, além de programas de incentivo.

Empreender: a Empreender fornece conteúdos exclusivos para ajudar empreendedores a evoluírem neste caminho e principalmente enfrentar os desafios do mercado digital, Além disso, a Empreender tem um pacote com diversos apps para negócios online, a Empreender Plus.