Você deve ter pelo menos uma TV em casa. Mas quais são os canais que você assiste? Conheça a seguir os maiores canais de televisão e quais suas histórias.

Presente na casa da maioria das pessoas, a televisão tornou-se um dos principais meios de comunicação do mundo inteiro. Com diversas programações e canais, possibilita a todos assistir todo tipo de coisa.

Existem vários canais de televisão atualmente. Muitos deles são bons e trazem ótimo conteúdo. Por isso, trazemos a você os 15 maiores canais de TV brasileiros e suas histórias, confira.

História da televisão

Considerada a maior invenção do século XX, a televisão foi um marco na história da tecnologia. Encurtou as distancias entre os continentes e revolucionou a forma de comunicação.

Vladimir Zworykin, em 1923, usou o termo televisão pela primeira vez. Também foi ele quem criou um tubo iconoscópico, que é a base do televisor, em que a TV tinha aparência bem próxima do rádio.

Não podemos afirmar quem inventou a televisão, pois ela surgiu após a junção das criações de vários inventores. Porém, muitos dizem que o “pai da televisão” é John Logie Bardie, pois foi ele quem idealizou a primeira transmissão, em 1926.

A primeira difusão foi realizada apenas para um grupo de cientistas e jornalistas. As imagens eram bem rústicas e com resolução muito baixa, mas foram o suficiente para causar reações positivas.

A primeira cidade do mundo a transmitir sinais de TV foi Londres, que enviou imagens em movimento para Nova Iorque, já que nessa época as TVs não tinham som. A partir de 1928, começaram a ser feitas transmissões ao vivo e com áudio.

A TV fazia transmissões em preto e branco até o fim da 2ª guerra mundial. Após isso ela se popularizou e em 1954 ganhou cores. Desde então, vem sendo aperfeiçoada tanto no sistema quanto no design.

A história da televisão no Brasil

A televisão brasileira teve sua pré-estreia em 03 de abril de 1950, quando Assis Chateaubriand comprou alguns equipamentos dos Estados Unidos e fez uma transmissão no saguão dos diários associados.

Chateaubriand era dono de alguns jornais e programas de rádio, mas a televisão foi sua maior realização.

Trabalhou de abril até setembro de 1950 e no dia 18 de setembro daquele ano inaugurou o primeiro canal de televisão no país:

  • TV Tupi de São Paulo.

Ele comprou 200 aparelhos de TV e espalhou pela cidade de São Paulo, onde teve sucesso imediato. Apesar disso, tinha dificuldade em realizar programações diárias, porém com o tempo foram se organizando.

O primeiro programa apresentado na emissora se chamava “TV na Taba”, apresentado por Homero Silva com participação de:

  • Hebe Camargo
  • Lima Duarte
  • Mazzaropi e vários outros artistas conhecidos da época.

Anos mais tarde a televisão passou a ser comercializada aqui no Brasil e em 1954 já tinha mais de 30 mil televisores espalhados no país, gerando o sucesso já esperado para o aparelho.

Primeiros canais de TV brasileiros

A partir de 1955 surgiram outros canais de televisão além da TV Tupi, como a TV paulista, que exibiu o primeiro programa feminino no país, apresentado por Hebe Camargo, veja outros fatos:

  • A TV Record, que transmitiu o programa “Grande Gincana Libon”, o qual foi um dos programas infantis de maior sucesso da época. Foi a TV Record que também fez a primeira transmissão de um jogo de futebol, no ano de 1955
  • TV Rio que tinha seu elenco composto na sua maioria por artistas de rádio. Seu principal programa apresentado era “Noite de gala”, um programa musical que ficou no ar por 11 anos
  • TV Itacolomi, a primeira emissora montada exclusivamente por técnicos brasileiros e foi a pioneira do estado de Belo Horizonte.

Considerada uma das emissoras mais modernas da América Latina, a TV Itacolomi foi a primeira TV brasileira a apresentar programas pela manhã, uma vez que as emissoras do país começavam sua programação as 4 da tarde.

Evolução da televisão

Considerada um dos eletroeletrônicos mais usado nas casas da população mundial, a televisão vem evoluindo frequentemente.

A televisão reinou sozinha na transmissão de conteúdo audiovisual por muito tempo. E ainda hoje é um dos principais veículos de comunicação existentes. Para se ter uma ideia, a TV levou apenas 13 anos para atingir a marca de 50 milhões de usuários.

Com o desenvolvimento da tecnologia, as TVs foram se popularizando e se aperfeiçoando cada vez mais.

Com o passar dos anos, foram sendo melhorados a qualidade de imagem, do som e do aparelho, dos equipamentos de transmissão e satélites.

Sendo a imagem uma das principais características da TV, com o surgimento das televisões de tela plana, TV de plasma e LCD e com o uso de equipamentos mais modernos, as imagens vem ganhando mais qualidade.

Audiência como é medida

A audiência da televisão é medida de maneira muito parecida com outras pesquisas. Ela é feita por amostragem, a qual pode ser feita por aplicação de questionário, aparelhos eletrônicos e receptores.

O IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística é quem realiza essa pesquisa e fornece os dados e estudos sobre a audiência na televisão.

Além disso, também é o Ibope quem realiza as pesquisas de intenção de voto, de mercado e consumo e várias outras atividades no Brasil e em outros países.

Os maiores canais de televisão brasileiros

Agora que já conhecemos um pouco da história da televisão, vamos descobrir quais são os maiores canais de TV brasileiros e suas histórias.

A TV chegou no brasil e muito depressa foi moldada de acordo com as características da população. Então, logo começaram a ser apresentados os programas musicais, com notícias do dia-a-dia e as telenovelas.

Há quase 70 anos no ar, a TV tornou-se um fenômeno presente na casa de quase toda a população brasileira. Foi, e ainda é umas principais formas de disseminação da cultura, de ideologias políticas, modos de vida e tantas outras coisas pelo Brasil e no mundo todo. Confira a seguir os 15 maiores canais de televisão do Brasil.

15º – TV Novo Tempo

Um canal da Igreja Adventista do sétimo dia, a TV Novo Tempo é de uma empresa Holandesa que veio para o Brasil em 1996, tendo sua primeira transmissão em 09 de novembro de 1996.

O foco da programação sempre foi a valorização do ser humano. Teve sua origem em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro e era chamada de ADSAT, pois seu objetivo era levar a mensagem da vinda de Cristo via satélite, com o slogan: o canal da esperança.

No início haviam apenas dois programas: Está Escrito e ADSAT em Louvor, o restante da programação eram em espanhol e inglês. Com o passar do tempo e a sucessão dos administradores foi se desenvolvendo.

Hoje, o canal de televisão TV Novo Tempo produz 31 programas, todos voltados para responsabilidade social com destaque para assuntos voltados aos valores da educação, família e princípios bíblicos.

14º – Rede Super

A Rede Super é uma emissora de TV brasileira, sediada em Belo Horizonte. Foi fundada em 1997 e, desde 2000, pertence a Igreja Batista da Lagoinha.

Seu slogan é:

  • Inspirando você!

Seu conteúdo é voltado para todos os estilos e todas as idades. A programação inclui programas infantis, esportivos, musicais, jornalístico e programas com mensagens cristãs.

13º – RIT

A Rede Internacional de Televisão (RIT) está sediada no Rio de Janeiro. É uma TV pertencente a Fundação Internacional de Comunicação que é um grupo da Igreja Internacional da Graça de Deus.

Fundada em 13 de agosto de 1999, o canal de televisão oferece em sua programação assuntos de entretenimento e jornalismo, além de programas religiosos para todas as idades.

Com o slogan “A TV que faz a diferença”, a RIT busca oferecer para seu público uma programação de qualidade com conteúdo diversificado.

12º – Record News

Fundada em 27 de setembro de 2007, a Record News tem sua programação dedicada especialmente ao telejornalismo. Pertencente ao grupo Record, no início o canal trabalhava com 150 jornalistas exclusivos mais 100 profissionais de outras áreas.

Com o slogan “Informação para você crescer”, a emissora de Edir Macedo tem cobertura nacional. E, segundo dados do próprio canal de televisão, a Record News é líder em audiência no segmento de telejornal, ultrapassando concorrentes grandes como a Globo News.

11º – Rede CNT

A Rede CNT – Central Nacional de Televisão – é uma emissora que tem sua matriz em Curitiba – PR. Foi inaugurada em 1993 por José Carlos Martinez, sucedendo a antiga Rede OM.

Em sua programação há produções independentes, programas de entretenimento e religiosos. O canal também exibiu algumas telenovelas latinas como Alma Indomável e A outra.

Com mais de 40 anos de história, a Rede CNT atua como uma das principais redes de TV do Brasil, presente em quase todo o território nacional.

10º Canção Nova

Emissora da Fundação João Paulo II, a TV Canção Nova foi fundada em 08 de dezembro de 1989, onde transmitiu a celebração da missa da Imaculada Conceição e o Jubileu do Padre Jonas Abib, fundador da Canção Nova.

Essa primeira transmissão foi realizada apenas para a população da cidade de Cachoeira Paulista (SP), que é a sede da emissora, e para algumas cidades próximas.

Os primeiros programas apresentados foram “Vale Vida”, “Som e Canção”, “Prepare seu Coração” e “Estou no meio de vós”.

Todos eram realizados ao vivo e apresentados pelo monsenhor Jonas Abib.

O Slogan do Canal de Televisão é: Mais fé/ Esperança em minha vida e sua programação se baseia nos princípios e valores cristãos.

Com o passar dos anos a TV Canção nova se tornou a maior emissora de TV católica do país.

9º TV Gazeta

Criada em 25 de janeiro de 1970, no dia do aniversário de São Paulo, sua cidade sede, a TV Gazeta foi a primeira emissora do Brasil montada com equipamentos para transmissões em colorido.

A primeira transmissão em cores foi realizada em 31 de março de 1972, onde o presidente Médici e o ministro Higino Corsetti realizaram um discurso.

O primeiro programa apresentado em cores pela TV Gazeta foi “Vida em movimento”.

Grandes sucessos da televisão brasileira surgiram no seu quadro de funcionários, tais como:

  • Fausto Silva
  • Serginho Groisman
  • Galvão Bueno
  • Kleber Machado
  • Fernando Meireles
  • Tiago Leifert

A Gazeta foi a primeira emissora a ter seu parque técnico produzido no Brasil com a abertura da TV digital em 2007.

Buscando atender a televisão moderna, a emissora vem reformulando sua programação a fim de atender as exigências do telespectador. Dentre seus objetivos estão a preservação da imagem da emissora e conquistar o seu público com audiência diferenciada.

8º Rede Brasil

Também conhecida por RBTV, a Rede Brasil de Televisão oriunda de Mato Grosso do Sul que foi criada em 7 de abril de 2007.

Presente em quase todo o território nacional, o canal de televisão teve grande crescimento desde sua fundação, sendo hoje uma das maiores redes de televisão do Brasil.

Seu objetivo é oferecer programas de qualidade para todas as famílias, tanto nas produções quanto com cuidados artísticos e técnicos.

7º TV Aparecida

A TV Aparecida possui conteúdo de entretenimento e principalmente religioso.

Sua programação inclui assuntos culturais, educativos, jornalísticos, musicais, filmes e desenhos, jornais e transmissões ao vivo.

Nasceu do sonho dos missionários redentoristas há mais de 40 anos atrás. Sua fundação foi em 08 de setembro de 2005, idealizando a vontade dos missionários.

Tendo o Slogan “a fé está no ar”, a TV Aparecida é hoje umas das principais redes de TV do Brasil.

Grande parte da sua programação inclui a transmissão ao vivo das missas diretamente do santuário e também muitos programas católicos.

6º TV Cultura

A TV Cultura foi fundada em 20 de setembro de 1960 pelos Diários Associados, empresa de Assis Chateaubriand, tendo toda sua programação voltada para assuntos educativos e culturais.

Depois de alguns anos, em junho de 1969, a TV foi reinaugurada quando a Fundação Padre Anchieta, uma instituição sem fins lucrativos, adquiriu a TV Cultura e a Rádio Cultura.

A partir daí a emissora passou a ser a segunda maior rede de TV educativa do Brasil. Hoje, tem sua sede em São Paulo e seus programas são transmitidos para todo o país.

Conforme a divulgação de uma pesquisa internacional de 2015, a TV Cultura é o segundo canal de maior qualidade do mundo, perdendo apenas para BBC One.

5º Rede TV!

A Rede TV! Pertence ao Grupo Amilcare Dallevo e ao grupo Marcelo de Carvalho. Surgiu da compra da concessão de 5 emissoras da Rede Manchete, em 15 de novembro de 1999.

Além dessas 5 emissoras, a Rede TV! Possui mais 44 estações afiliadas em todo o país e disponibiliza sinal aberto para as casas com antenas parabólicas e para TV por assinatura.

Sua programação é direcionada exclusivamente para entretenimento, com vários programas humorísticos. Conta também com telejornais, shows, programas esportivos, series e programas femininos.

4º Record TV

A Rede Record foi criada em 27 de setembro de 1953, sendo uma das emissoras mais antigas do país que ainda está em atividade. Seu primeiro programa foi um show musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo.

Paulo Machado de Carvalho foi o fundador do canal de televisão e tinha a intenção de inaugurá-lo no dia 7 de setembro, dia da independência do Brasil.

Porém, como os produtos eram importados e demoraram a chegar, a estreia demorou mais 3 semanas.

Nos anos 60, a emissora teve grandes programas que marcaram época, como “A família trapo” escrita por Carlos Alberto de Nóbrega e Jô Soares, que hoje são nomes muito conhecidos na TV.

Hebe Camargo também atuou na Record com o Programa da Hebe. Em seu elenco estava o famoso Caçulinha, que depois trabalhou com o Faustão.

Outros famosos foram Roberto Carlos, Wanderleia e Erasmo Carlos que apresentou um programa musical na emissora chamado Jovem Guarda.

Hoje a Record tem uma programação bastante variada, exibindo programas jornalísticos, de entretenimento, novelas e esportes. Está presente em todo o país e leva informação de todos os lugares para os seus telespectadores.

3º Band

A rede Bandeirantes, conhecida como Band entrou no ar pela primeira vez em 13 de maio de 1967, em São Paulo. Fundada por Joao Saad, é a terceira maior rede televisiva do país, tanto em audiência como em faturamento.

Entre as décadas de 80 e 90, a Rede bandeirantes ficou conhecida como o “canal do esporte”, pois realizava a transmissão de vários tipos de esportes.

Se destacou por ser o primeiro canal de televisão a transmitir a NBA, a Formula Indy e os campeonatos de futebol espanhol e italiano.

Outro ponto de destaque é na área jornalística. A Band foi a primeira emissora a realizar um debate entre os candidatos à presidência da república.

Atualmente a Band ainda mantém o foco no esporte, porém também possui telenovelas, jornais e outros programas de entretenimento.

2º SBT

O Sistema Brasileiro de Televisão, mais conhecido como SBT, foi fundada em 19 de agosto de 1981, mesmo dia que o governo criou publicamente uma concorrência para criar duas novas redes de TV.

Assim, o SBT em sua primeira transmissão apresentou a solenidade de assinatura dessa concessão, em Brasília.

Criada pelo animador e empresário Silvio Santos, o canal de televisão possui hoje cobertura para mais de 96% da população brasileira.

Em sua programação estão as telenovelas, principalmente infantis, e programas de entretenimento para adultos e crianças.

No ano de 2018, a rede SBT ocupou a segunda posição no ranking de audiência das emissoras mais vistas do país. Para se manter com audiência, hoje o canal também possui telejornais diários e semanais.

Em sua maioria, o SBT apresenta programas de produção própria e a maioria deles está voltada para o entretenimento.

A emissora possui também alguns programas estrangeiros, principalmente telenovelas mexicanas.

Silvio Santos, antes de fundar o SBT, já possuía um canal no Rio de Janeiro, chamado TVS, o qual foi fundamental para a criação do SBT.

Hoje o Grupo Silvio Santos possui diversas empresas, dentre elas se destacam:

  • Empresa cinematográfica SBT Filmes;
  • SBT Vídeos, que produz vídeos na internet;
  • SBT Music, gravadora musical;
  • SBT Licensing, licenciadora de marcas;
  • Liderança Capitalização que emite a Tele Sena;
  • Jequiti, que é a rede de cosméticos;
  • Hotel Jequitimar

1º Rede Globo

Sediada no Rio de Janeiro, a rede globo é assistida atualmente por mais de 200 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Pertence ao grupo Roberto Marinho e teve sua fundação em 26 de abril de 1965, com a transmissão de Uni Duni Tê, um programa infantil.

Na época, também entraram no ar o programa infantil Capitão Furacão e o jornal Tele Globo, que posteriormente veio a se tornar o Jornal Nacional.

No ano de 1962, depois de assinar um acordo com a Time-Life, o Grupo Globo teve acesso a um valor de 300 milhões de cruzeiros (segundo documentários seria aproximadamente 6 milhões de dólares).

Com esse valor Roberto Marinho pode comprar equipamentos para a Globo. Esse acordo foi bastante questionado, pois a TV Tupi que era a maior emissora de TV da época havia sido montada com apenas 300 mil dólares.

No início a Rede Globo foi um fracasso. Somente após a vinda de Walter Clark, um importante produtor executivo da televisão brasileira na época, é que a emissora começou a ter sucesso.

Walter ficou na emissora como diretor geral até 1976, quando foi substituído por Boni.

Nos anos 80, a Rede Globo se consolidou como líder de audiência com suas minisséries e novelas, permanecendo na liderança até os anos 90, quando enfrentou pela primeira e única vez a concorrência da Rede Manchete com a telenovela Pantanal.

Em 1990 a globo criou o programa Fantástico e Você Decide, que são programas interativos. Também nessa década bateu novos recordes de audiência com suas novelas.

Nos anos 2000 a emissora começou a perder audiência devido aos canais por assinatura e pelas mudanças de hábito dos telespectadores.

Com slogans diferenciados a cada tempo, e com a evolução de seu logotipo, a Rede Globo sempre busca mencionar o nome da emissora em suas divulgações.

Atualmente o Grupo Globo possui um grande grupo de mídias, sendo o maior da América Latina. Suas empresas são:

  • Globo Filmes
  • TV Globo Internacional
  • Globo Marcas
  • Infoglobo
  • Globo Vídeo
  • TV Globo Minas
  • TV Globo Brasília
  • TV Globo Nordeste
  • TV Globo Rio de Janeiro e São Paulo
  • Editora Globo
  • Sistema Globo de Rádio
  • Som Livre
  • Globo Sat
  • Globo.com

Dentre sua programação atual estão diversos programas bastante conhecidos como:

  • Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga
  • Vale Pena Ver de Novo que apresenta as melhores novelas que já passaram no canal
  • Jornal Nacional que é apresentado por Willian Bonner desde 1996.