Wilmot Reed Hastings Junior é o nome do fundador da plataforma de locação de filmes e séries via streaming Netflix. Descubra nesse artigo tudo sobre o dono do Netflix!
O dono da Netflix tem uma história bastante inspiradora, não somente devido a criação da plataforma. Tanto Reed quando a Netflix são provas de que não há limites para a criatividade humana.
Um homem de 57 anos, cabelos grisalhos e detentor de uma simpatia ímpar, conquistando novos admiradores por onde passa. Esse CEO faz até mesmo vídeos respondendo perguntas dos assinantes dos serviços da empresa.
Descubra fatos importantes sobre a vida do sócio fundador da plataforma, que mudou a forma com que vemos televisão.
Apresentando o dono da Netflix
Reed Hastings nasceu nos Estados Unidos no estado de Massachusetts e cresceu na cidade de Boston.
Quando jovem foi vendedor de aspiradores de pó, então nem sonhava que um dia poderia ser o dono de uma grande empresa e muito menos dono da Netflix.
Depois de formar-se na faculdade de matemática foi para a África do Sul. Permaneceu no continente africano durante dois anos, se dedicando completamente a função de educador.
Logo depois voltou para a américa e fez uma pós-graduação em informática. Em meio a isso continuou lecionando. Ainda depois de fundar a Netflix, continuou exercendo a função de professor.
O transcurso desses acontecimentos foi entre os anos 80 e 90. Um ano depois Reed abriu uma empresa no ramo da informática. Esse empreendimento foi vendido dando lugar para Kibble.
Como o dono da Netflix fez a empresa?
A Netflix iniciou como uma empresa de locação de vídeos em mídia através de entregas em domicílio, a Kibble.
Depois em 2007, com adequações e novos sistemas Reed e seu sócio Marc Randolph, começaram a fazer a mesma locação, porém agora via streaming.
A ajuda do sócio foi vital nos primeiros anos do negócio. Posto que Reed estava dividido entre sua paixão por ensinar e a empresa. Desta forma ambos dividem com razão o título de dono da Netflix.
A formação de Reed Hastings em matemática e informática, foram fatores cruciais para a concretização do negócio. Porém suas habilidades empresarias foram as grandes responsáveis pelo sucesso atingido.
Marc Randolph por sua vez é formado em geologia. Sua área de atuação na empresa está mais ligada ao aconselhamento de marketing.
Ele teve contato com propaganda quando trabalhou em uma companhia de música.
A Netflix tem concorrentes?
As plataformas de compartilhamento de conteúdo via streaming são o advento tecnológico que tem mudado a forma como vemos televisão.
Sendo que no Brasil a Netflix e o Youtube são as mais populares por sua disponibilidade.
O You tube não é um concorrente direto, pois sua área de atuação é totalmente diferente.
É até possível alugar um filme por vez nessa plataforma. Tal procedimento não é feito através da aquisição de um pacote de conteúdo, por determinado tempo.
Outra empresa de destaque no mundo é a Hulu, mas seu serviço não está disponível no Brasil.
A diferença entre os serviços oferecidos é que o assinante pode acessar a programação ao vivo dos canais da Fox e HBO na Hulu.
Desta forma é desnecessário obter o sinal da televisão por assinatura. Também se pode escolher a frequência com que aparecem os comerciais. Assim a Hulu se torna uma forte concorrente para o Netflix.
A Hulu na verdade trata-se de uma medida desesperada das grandes redes de televisão americana. O que elas temem é que o enorme avanço da Netflix termine por tirar sua parcela no mercado das telecomunicações.
O dono da Netflix é um bom chefe?
Reed não é adepto ao modo de administração onde as decisões são centralizadas em uma liderança de mão firme.
Ele acredita que quanto maior a quantidade de funcionários, maior será a quantidade de boas ideias.
Seu modus operandi é tão relaxado que ele já não usa um cubículo ou escritório para exercer suas funções. Também não se assinam mais papéis por lá, tudo é feito de forma digital.
Mesmo quando está na sede da empresa, Reed costuma resolver todas as pendências através de seu Smart fone ou laptop. A conectividade na área dos negócios já é uma realidade na Netflix.
Vale apontar que o dono da Netflix é o CEO e participa do conselho de diretores do Facebook. Além disso está a frente de diversas ONGS em prol da educação. É um profissional analítico, confiante e sempre bem-vindo.
O dono da Netflix é um dos homens mais ricos do mundo?
A Netflix é uma empresa sem dúvida rentável, tem mais de 100 milhões de assinantes do serviço espalhados pelo mundo. A fortuna pessoal de Reed Hastings é de quase 4 bilhões de dólares.
É um valor alto mas se comparado a fortuna de Bill Gates com 90 bilhões de dólares, não parece tanto. Para os padrões bilionários ainda há o dono da Amazon com mais de 110 bilhões de dólares.
Reed apesar de ter muito dinheiro, não se mostra como mais um bilionário arrogante. No caso o sucesso financeiro da empresa somente o motiva a esforçar-se mais e dividir seus ganhos.
O dono da Netflix é conhecido por não poupar nos seus investimentos na área de filantropia. Principalmente no que tenha respeito a educação. Veja a seguir algumas das ocupações do dono da Netflix:
- 1983-1985 professor do ensino médio em Suazilândia
- 1990-1991 Adaptive Technology (atual Audrey Mac Lean), lá Reed inventou uma ferramenta para limpeza de software
- 1991-1997 Pure Software a empresa fundada por Reed antes da Netflix. Após uma fusão com outra empresa do ramo foi adquirida pela Rational Software
- 2001-2005 presidente do conselho estadual de educação da Califórnia. Nesta função ele investiu muito de seu próprio dinheiro, para execução de projetos
- 2007-2012 conselho de diretores da Microsoft
- 2011 até os dias atuais Reed está no conselho de diretores do Facebook
- 2002 até os dias atuais CEO da Netflix
Onde vive hoje em dia o dono da Netflix?
O dono da Netflix costuma se afastar do trabalho durante seis semanas por ano, e disfrutar de sua casa e de seus animais. Sua morada se localiza no estado da Califórnia próxima ao mar.
O local fica próximo também ao Vale do Silício, na Baía de São Francisco. Isso porque as maiores companhias do ramo de tecnologia estão sediadas neste local, inclusive a Netflix.
Reed Hastings é um empreendedor nato e sabe a importância de estar próximo aos acontecimentos. Sem no entanto deixar de lado a família e a tranquilidade do lar.
Como é a vida em família do dono da Netflix
Joan Amory Loomis era a mãe de Reed. Era também neta de Alfred Lee Loomis um advogado e cientista que viveu entre 1887 e 1975. Joan era casada com Wilmot Reed Hastings e em 1960 deu a luz ao dono da Netflix.
Sua infancia transcorreu sem trauma algum. Sendo que na adolescência fez um treinamento de verão em pelotão dos Fuzileiros
Navais. A carreira militar não vingou, deixando-o livre para exercer a profissão de educador.
Atualmente ele é casado com Patrícia Ann Quillin e tem dois filhos. Eles compartem sua casa em Santa Cruz com muitos animais. Basicamente as férias longas de Reed são para desfrutar de momentos com todos eles.