Wilmot Reed Hastings Junior é o nome do fundador da plataforma de locação de filmes e séries via streaming Netflix. Descubra nesse artigo tudo sobre o dono do Netflix!

O dono da Netflix tem uma história bastante inspiradora, não somente devido a criação da plataforma. Tanto Reed quando a Netflix são provas de que não há limites para a criatividade humana.

Um homem de 57 anos, cabelos grisalhos e detentor de uma simpatia ímpar, conquistando novos admiradores por onde passa. Esse CEO faz até mesmo vídeos respondendo perguntas dos assinantes dos serviços da empresa.

Descubra fatos importantes sobre a vida do sócio fundador da plataforma, que mudou a forma com que vemos televisão.

Apresentando o dono da Netflix

Reed Hastings nasceu nos Estados Unidos no estado de Massachusetts e cresceu na cidade de Boston.

Quando jovem foi vendedor de aspiradores de pó, então nem sonhava que um dia poderia ser o dono de uma grande empresa e muito menos dono da Netflix.

Depois de formar-se na faculdade de matemática foi para a África do Sul. Permaneceu no continente africano durante dois anos, se dedicando completamente a função de educador.

Logo depois voltou para a américa e fez uma pós-graduação em informática. Em meio a isso continuou lecionando. Ainda depois de fundar a Netflix, continuou exercendo a função de professor.

O transcurso desses acontecimentos foi entre os anos 80 e 90. Um ano depois Reed abriu uma empresa no ramo da informática. Esse empreendimento foi vendido dando lugar para Kibble.

Como o dono da Netflix fez a empresa?

A Netflix iniciou como uma empresa de locação de vídeos em mídia através de entregas em domicílio, a Kibble.

Depois em 2007, com adequações e novos sistemas Reed e seu sócio Marc Randolph, começaram a fazer a mesma locação, porém agora via streaming.

A ajuda do sócio foi vital nos primeiros anos do negócio. Posto que Reed estava dividido entre sua paixão por ensinar e a empresa. Desta forma ambos dividem com razão o título de dono da Netflix.

A formação de Reed Hastings em matemática e informática, foram fatores cruciais para a concretização do negócio. Porém suas habilidades empresarias foram as grandes responsáveis pelo sucesso atingido.

Marc Randolph por sua vez é formado em geologia. Sua área de atuação na empresa está mais ligada ao aconselhamento de marketing.

Ele teve contato com propaganda quando trabalhou em uma companhia de música.

A Netflix tem concorrentes?

As plataformas de compartilhamento de conteúdo via streaming são o advento tecnológico que tem mudado a forma como vemos televisão.

Sendo que no Brasil a Netflix e o Youtube são as mais populares por sua disponibilidade.

O You tube não é um concorrente direto, pois sua área de atuação é totalmente diferente.

É até possível alugar um filme por vez nessa plataforma. Tal procedimento não é feito através da aquisição de um pacote de conteúdo, por determinado tempo.

Outra empresa de destaque no mundo é a Hulu, mas seu serviço não está disponível no Brasil.

A diferença entre os serviços oferecidos é que o assinante pode acessar a programação ao vivo dos canais da Fox e HBO na Hulu.

Desta forma é desnecessário obter o sinal da televisão por assinatura. Também se pode escolher a frequência com que aparecem os comerciais. Assim a Hulu se torna uma forte concorrente para o Netflix.

A Hulu na verdade trata-se de uma medida desesperada das grandes redes de televisão americana. O que elas temem é que o enorme avanço da Netflix termine por tirar sua parcela no mercado das telecomunicações.

O dono da Netflix é um bom chefe?

Reed não é adepto ao modo de administração onde as decisões são centralizadas em uma liderança de mão firme.

Ele acredita que quanto maior a quantidade de funcionários, maior será a quantidade de boas ideias.

Seu modus operandi é tão relaxado que ele já não usa um cubículo ou escritório para exercer suas funções. Também não se assinam mais papéis por lá, tudo é feito de forma digital.

Mesmo quando está na sede da empresa, Reed costuma resolver todas as pendências através de seu Smart fone ou laptop. A conectividade na área dos negócios já é uma realidade na Netflix.

Vale apontar que o dono da Netflix é o CEO e participa do conselho de diretores do Facebook. Além disso está a frente de diversas ONGS em prol da educação. É um profissional analítico, confiante e sempre bem-vindo.

O dono da Netflix é um dos homens mais ricos do mundo?

A Netflix é uma empresa sem dúvida rentável, tem mais de 100 milhões de assinantes do serviço espalhados pelo mundo. A fortuna pessoal de Reed Hastings é de quase 4 bilhões de dólares.

É um valor alto mas se comparado a fortuna de Bill Gates com 90 bilhões de dólares, não parece tanto. Para os padrões bilionários ainda há o dono da Amazon com mais de 110 bilhões de dólares.

Reed apesar de ter muito dinheiro, não se mostra como mais um bilionário arrogante. No caso o sucesso financeiro da empresa somente o motiva a esforçar-se mais e dividir seus ganhos.

O dono da Netflix é conhecido por não poupar nos seus investimentos na área de filantropia. Principalmente no que tenha respeito a educação. Veja a seguir algumas das ocupações do dono da Netflix:

  • 1983-1985 professor do ensino médio em Suazilândia
  • 1990-1991 Adaptive Technology (atual Audrey Mac Lean), lá Reed inventou uma ferramenta para limpeza de software
  • 1991-1997 Pure Software a empresa fundada por Reed antes da Netflix. Após uma fusão com outra empresa do ramo foi adquirida pela Rational Software
  • 2001-2005 presidente do conselho estadual de educação da Califórnia. Nesta função ele investiu muito de seu próprio dinheiro, para execução de projetos
  • 2007-2012 conselho de diretores da Microsoft
  • 2011 até os dias atuais Reed está no conselho de diretores do Facebook
  • 2002 até os dias atuais CEO da Netflix

Onde vive hoje em dia o dono da Netflix?

O dono da Netflix costuma se afastar do trabalho durante seis semanas por ano, e disfrutar de sua casa e de seus animais. Sua morada se localiza no estado da Califórnia próxima ao mar.

O local fica próximo também ao Vale do Silício, na Baía de São Francisco. Isso porque as maiores companhias do ramo de tecnologia estão sediadas neste local, inclusive a Netflix.

Reed Hastings é um empreendedor nato e sabe a importância de estar próximo aos acontecimentos. Sem no entanto deixar de lado a família e a tranquilidade do lar.

Como é a vida em família do dono da Netflix

Joan Amory Loomis era a mãe de Reed. Era também neta de Alfred Lee Loomis um advogado e cientista que viveu entre 1887 e 1975. Joan era casada com Wilmot Reed Hastings e em 1960 deu a luz ao dono da Netflix.

Sua infancia transcorreu sem trauma algum. Sendo que na adolescência fez um treinamento de verão em pelotão dos Fuzileiros

Navais. A carreira militar não vingou, deixando-o livre para exercer a profissão de educador.

Atualmente ele é casado com Patrícia Ann Quillin e tem dois filhos. Eles compartem sua casa em Santa Cruz com muitos animais. Basicamente as férias longas de Reed são para desfrutar de momentos com todos eles.