O relacionamento entre empresa e clientes é parte fundamental dos negócios, e para que você possa converter leads do seu e-commerce em consumidores recorrentes, há técnicas e estratégias que podem ser aplicadas dentro da jornada de compra.
Em partes, o marketing digital, e toda a equipe envolvida na produção de campanhas de sucesso, trabalha com a nutrição de leads do seu e-commerce para direcionar informações por meio de conteúdos valiosos – o que permite a evolução na jornada e a consequente conversão.
Dessa forma, sua empresa pode orientar o público-alvo a consumir juntamente a ela, seja da marca, ou de produtos e serviços específicos.
Com isso, conforme os leads do seu e-commerce de serviço de remoção de pacientes são nutridos, mais eles se integram aos negócios. Consequentemente, sua marca consegue reter esses clientes, que se tornam recorrentes.
Mais ainda, a partir dessa ação, é possível gerar leads mais qualificados para seu e-commerce, preparando a equipe de vendas para que possam agir no momento certo, ou seja, quando as pessoas estão prontas para comprar.
O que é e como funciona a nutrição de leads?
É natural que o principal desejo de um empreendedor seja ter um negócio de sucesso. Para isso, cada vez mais, a nutrição de leads se mostra um processo importante.
Inclusive, para o sucesso do seu e-commerce, essa é uma tarefa que deve ser realizada continuamente, para que os clientes evoluam na jornada de compra e se tornem recorrentes, criando uma relação de longo período.
Ou seja, a nutrição de leads do seu e-commerce é um processo que ajuda a desenvolver o relacionamento entre marca e consumidor.
Desde que se mostrem interessados, para que as estratégias possam servir como guia na jornada de compra, esses leads serão aquecidos de forma constante até que decidam pela compra.
O desenvolvimento de uma campanha de base na nutrição de leads exige que sua marca se apresente como uma solução exclusiva para esses clientes em potencial. Para isso, é preciso se distanciar da concorrência.
Vale destacar que a nutrição de leads do seu e-commerce serve para que esses clientes em potencial tenham sua marca em mente, a partir do alcance em diferentes pontos de contato, quando precisarem da solução que você oferece.
Isso acontece ao fornecer informações direcionadas e relevantes para a dor desses contatos, aproximando cada vez mais a relação, até chegar a um ponto em que os leads estejam prontos para se tornarem clientes, ou até mesmo consumidores recorrentes – com a continuidade do processo.
Áreas de atenção aos leads do seu e-commerce
A estratégia de inbound marketing, que visa atrair, converter, vender e reter os leads do e-commerce deve ser considerada para desenvolver abordagens direcionadas.
Desse modo, um cliente que precisa de um cuidador de idosos Manaus, por exemplo, pode acessar fundos de pensão, e procurar aconselhamentos sobre estratégias e produtos de renda. Esses podem ser qualificados como leads de planejamento de pensão e aposentadoria.
Nesse mesmo segmento de público-alvo, há aqueles que possuem benefícios definidos a partir do modelo de trabalho e precisam de aconselhamento sobre transferência de valores. Esses leads podem ser qualificados como líderes de transferência de pensão.
Por fim, pessoas interessadas, em qualquer fase da vida, e que trabalham com serviço de acompanhamento hospitalar, podem buscar conselhos sobre pensões para maximização de valores de longo prazo.
Essas consultas podem ser inseridas na nutrição de leads do seu e-commerce para uma carteira futura, mas que precisam de uma revisão constante.
Sendo assim, tudo vai depender das características de negócios que você possui e qual o público-alvo que se pretende nutrir para qualificar a relação e convertê-los de forma apropriada.
Importância da nutrição de leads do seu e-commerce
Tudo se trata de cultivar relacionamento com os leads do seu e-commerce, pois essa é uma parte essencial de qualquer negócio, seja um pequeno empreendimento ou uma grande corporação, para manter a carteira aquecida.
Assim, a nutrição de leads da sua fábrica de troféus em acrílico é um processo essencial para que o negócio alcance o sucesso, afetando a decisão de um cliente em potencial de forma direta, sobre o que ele deseja, para então se tornar um consumidor recorrente.
Com a estratégia certa de nutrição de leads do seu e-commerce, sua empresa é capaz de identificar os clientes em potencial para os quais vale a pena enviar conteúdo relevante, sem desperdiçar qualquer tipo de esforço com aqueles que não demonstram interesse o suficiente para a conversão.
Benefícios da nutrição de leads para seu e-commerce
O ciclo de compra deve ser personalizado para que os leads percebam o investimento e valorização da empresa para uma experiência satisfatória.
As ferramentas implementadas, assim como o fator considerado para a criação de experiências que impressionam as pessoas, a partir do primeiro contato, refletem em um relacionamento duradouro e qualificado.
Todo investimento leva a benefícios consideráveis para sua empresa de serviço de cuidadora de idosos, pois os profissionais de marketing podem apresentar relatórios que apontam aumento médio de vendas.
Com a retenção de clientes, eles passam a recomendar para terceiros, o que eleva a receita e o lucro, ao longo do tempo. Mais ainda, muitos se mostram mais propensos a comprar novamente de uma empresa que oferece experiências personalizadas.
Os mais diversos segmentos se deparam com a concorrência em alta, o que leva a nutrição de leads ser uma tarefa fundamental para um negócio que deseja se destacar no mercado consumidor.
10 dicas para converter leads do seu e-commerce
Para melhorar o desempenho do seu negócio, é possível converter leads do seu e-commerce a partir das dicas a seguir, que podem transformar os visitantes em clientes recorrentes. Confira-os e passe a aplicar os mais adequados para sua marca:
- Se torne visível
A classificação nos mecanismos de pesquisa é um ponto essencial que se deve verificar, e o SEO (Search Engine Optimization) pode proporcionar visibilidade para sua marca enquanto os leads buscam por uma solução para os problemas enfrentados.
- Defina suas estratégias de internet
Existem as mais diversas funções que podem ser aproveitadas em um site e-commerce, e ela está relacionada às estratégias que você emprega na internet, por meio do marketing digital.
Dessa forma, empregue ferramentas e táticas eficientes, como:
- Blog de artigos e textos;
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Site corporativo atualizado.
Esses pontos, entre tantos outros, podem promover sua empresa, seus produtos e serviços, fornecer informações e gerar leads para o seu e-commerce de forma constante e qualificada.
- Crie uma landing page
A estratégia de inbound marketing pode se intensificar e aperfeiçoar a partir de uma landing page, ou página de destino.
A landing page é como uma carta de vendas, e ela ajuda a comercializar seus produtos e serviços, e converter visitantes em clientes recorrentes.
De modo geral, essa é uma ferramenta muito valiosa em diferentes estágios, visto que é programada com um objetivo único, estimulando a ação do usuário, seja cadastrar dados para contato, ou efetuando uma compra.
- Ofereça algo para os clientes ficarem
Pode ser algo que está em forma de conteúdo sobre o serviço de enfermagem home care, como um vídeo ou um podcast interessante.
Oferecer um novo material, mais denso, ou vantagens únicas pode garantir que os clientes em potencial não saiam do seu e-commerce antes da hora.
Mostre aos visitantes que eles estão no lugar certo e que sua empresa tem a solução para o problema apresentado. Apele para títulos cativantes, textos enxutos e possibilidade de renovação constante dos produtos e serviços.
- Forneça um CTA forte
Uma CTA (Call To Action), ou chamada para ação, é o que faz com que os leads do seu e-commerce percorrem a jornada de compra e atravessem o funil de vendas mais rápida e efetivamente.
Dessa forma, é preciso provocar que os visitantes façam algum tipo de contato, até se tornarem clientes recorrentes.
- Forneça uma garantia
Políticas de privacidade e de devolução devem estar descritas de forma clara e em locais de fácil acesso para o consumidor, até mesmo como respeito à legislação vigente.
Com isso, os clientes em potencial passam a ter uma sensação de segurança, e sua empresa de equipamentos contra incêndio pode evitar qualquer tipo de problema posterior.
- Aponte para provas sociais
Os depoimentos de satisfação e experiência com a marca têm poder, ainda mais quando se trata de confiança na internet.
Assim, lembre-se que os clientes recorrentes podem agregar valor ao seu negócio, assim como aumentar a credibilidade de outros leads do seu e-commerce.
Por isso, solicite depoimentos e publique-os em uma página dedicada a isso.
- Ofereça um formulário de contato
Existem pessoas que preferem fazer uma ligação, enquanto outras gostam de usar o e-mail, mas muitas apenas preenchem um formulário e enviam os dados para que os contatos sejam mais rápidos e efetivos.
Para isso, ofereça um formulário simples, para que as pessoas possam entrar em contato com sua empresa assim que possível, ou o seu vendedor possa utilizar o canal mais adequado para sanar dúvidas e concretizar as vendas junto ao público.
- Identifique um incentivo
Um incentivo é sempre um chamariz. Por isso, descontos e bônus podem ajudar a se destacar da concorrência.
- Faça todos os testes possíveis
Os visitantes e leads do seu e-commerce podem apontar dicas, mas para isso é preciso monitorar constantemente o desempenho do site da sua empresa de jateamento de vidro para condomínios.
Para verificar o que funciona e o que necessita de ajustes, vale utilizar ferramentas de teste A/B para ajudar a decidir qual estratégia e canal, como landing pages, tem melhor desempenho.
Conclusão
Cada empresa é diferente, assim como os clientes em potencial. Por isso, a nutrição de leads do seu e-commerce deve ter características próprias, que sejam alinhadas às suas metas e objetivos, bem como ao perfil do público para ter consumidores recorrentes.
Por isso, tente entender os anseios, desejos e necessidades de cada cliente, para que você possa oferecer os produtos de forma que ele se sinta confiante ao adquirir da sua marca.
Isso pode ser feito a partir da apresentação de preços sem qualquer taxa oculta, navegação amigável entre as páginas online, carregamento rápido do site e um conteúdo valioso, que vai ajudar os leads do seu e-commerce a realizar uma compra.
Por fim, o melhor a se fazer é proporcionar a melhor satisfação e experiência para o cliente, de modo que ele retorne sempre que possível.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.