Muitas vezes as lojas investem muito no processo anterior à venda para atrair pessoas e garantir o fechamento de compras, mas esquecem de investir no pós vendas e dessa forma acabam não fidelizando os clientes. Fazer isso faz com que muitas oportunidades de revenda e de alcance e relevância da marca sejam perdidas. 

Para construir uma empresa sólida, que é lembrada pelo público e que se torna a opção de alguém na hora de escolher um local para comprar, é preciso investir também em ações que ofereçam um pós venda satisfatório para o cliente. Algo que deve ser feito nessa etapa é passar o status de venda para o consumidor e manter uma comunicação com todas as informações que ele precisa.

Rastreio

O Rastreio é um app exclusivo que ajuda milhares de lojas no pós -vendas enviando mensagens automáticas para os clientes com informações e status dos pedidos. Isso facilita a parte operacional de uma loja virtual, garante clientes satisfeitos e exclui a necessidade de um suporte para passar informações sobre os pedidos, pagamentos e localizações das entregas. Mas, para usar o Rastreio da melhor forma possível, é importante entender que tipos de mensagens enviar em cada etapa da venda, para assim criar uma sequência de comunicação lógica e que faça sentido.

Régua de comunicação

A sequência de mensagens que uma empresa decide usar se chama régua de comunicação. A régua de comunicação é um planejamento sequencial e estruturado do que deve ser mandado nas mensagens de cada etapa do momento pós-vendas. Ter uma régua de comunicação ajuda a organizar os processos internos, otimizar o tempo e passa segurança para o cliente que estará sempre informado sobre cada etapa da sua compra. Para criar uma régua de comunicação que será usada dentro do Rastreio é simples e nós listamos para você abaixo, confira:

Boas-vindas

A mensagem de boas-vindas deve ser mandada assim que alguém faz o cadastro no seu site ou loja virtual, independente da pessoa ter realizado uma compra ou não.

Confirmação do pedido

Essa é a primeira mensagem que você deve enviar quando alguém realiza uma compra. Essa mensagem tem o objetivo de garantir ao consumidor que a loja recebeu o pedido e já está dando andamento com os próximos passos.

Confirmação do pagamento

Assim que o pagamento for efetuado, é importante avisar o cliente sobre a confirmação do pagamento e já passar o próximo passo que a sua loja irá efetuar, o mesmo deve ser feito caso o pagamento não tenha sido aprovado.

Pedido cancelado

Quando o cliente cancelar o pedido, ou se a loja precisar por algum motivo cancelar o pedido, avise imediatamente e evite que o cliente precise entrar em contato para perguntar se o cancelamento foi efetuado.

Localização do pedido

Após todos os emails anteriores, chegou o momento de enviar para o cliente os emails com a localização do produto. Essa etapa é muito importante e faz com que o cliente consiga ter uma visão geral sobre a entrega e assim sinta-se seguro.

Agradecemos sua compra

Quando a entrega foi realizada, envie um email agradecendo a compra para manter uma conexão com o cliente.

Sugestão de produtos

Aproveite e envie um email com produtos selecionados e que possam interessar o cliente, mas é preciso saber o tempo certo de mandar para não perder o timing da compra, não adianta enviar a sugestão meses depois que a compra foi feita.

Pedido de avaliação

Esse email também precisa ser enviado no tempo certo, e ele é muito importante. Sempre peça feedbacks para os clientes, isso fará o cliente se sentir valorizado e ainda te dará um norte sobre que aspectos precisam ser corrigidos no processo da sua empresa.

Use essas dicas para criar a sua régua de comunicação dentro do Rastreio que não vai ter erro, o seu número de clientes fidelizados só tende a aumentar!