Esse assunto foi um dos temas levantados durante o evento da Estoque Infinito, que contou com a participação dos maiores experts de dropshipping e lojas virtuais do Brasil. Se você não participou, hoje vamos trazer com exclusividade tudo o que você precisa saber sobre quando abrir um MEI para a sua loja virtual.
Se você está começando um negócio ou pretende iniciar no mercado de vendas online, muito provavelmente essa é uma dúvida sua. É normal no início de todo empreendimento não saber se o negócio vai prosperar, se está ou não no nicho certo, quanto vai faturar, por quanto tempo ficará no mercado ou se de repente após 3 meses vai desistir e iniciar outro negócio completamente diferente. Por causa dessas incertezas muitas pessoas acabam esperando para formalizar o negócio. Hoje vamos falar sobre o que nós pensamos sobre isso, o que é ser MEI e os benefícios em ser MEI. Continue lendo e confira!
O que é MEI?
O MEI é uma categoria para formalizar empresas e empreendedores individuais. Ele surgiu principalmente para dar a oportunidade aos trabalhadores informais, que não tem alto lucro, se regularizarem sem a necessidade de pagar as taxas altas de outras modalidades empresariais. Ele serve também para empreendedores que não tem sócios, não tem mais do 1 funcionário e tem um faturamento anual de até R $81 mil e mensal de até R $6.750.
Ser MEI, é uma forma de os empreendimentos menores e que muitas vezes estão no início contribuir com o Governo, receber benefícios, ter um CNPJ de forma simples, sem muita burocracia e sem pagar altas taxas de impostos.
Por que formalizar a sua loja virtual?
É possível comercializar produtos sem estar formalizado, inclusive existem pessoas que fazem isso. Mas, você precisa estar ciente de todas as possibilidades de situações negativas que isso pode te trazer.
O primeiro ponto é que se você deseja começar a vender em uma loja virtual, precisa encarar isso de modo sério como um negócio, o seu negócio. Se você não tiver essa mentalidade do que pretende alcançar e não encarar com responsabilidade, ficará muito mais difícil prosperar.
Depois, ao comercializar produtos de forma irregular você estará fazendo algo ilícito e poderá em algum momento ter problemas com a fiscalização e receita federal, com altas chances de precisar pagar multa por sonegar impostos. Além disso, você só consegue emitir notas fiscais se estiver regularizado, e o seu cliente por lei tem direito a exigir notas fiscais no ato de compra.
Benefícios de formalizar a sua loja virtual
Vamos falar detalhadamente sobre os benefícios de ser MEI para que você compreenda se faz sentido ou não para a sua loja virtual se enquadrar nessa categoria.
Profissionalismo
O ponto mais importante é que estar formalizado te enquadra em uma categoria profissional. Isso dá um peso diferente ao seu trabalho e pode ser sentido por você mesmo, pelos clientes que recebem Nota Fiscal e também perante o governo.
Ter direitos previdenciários
O MEI possibilita que os seus contribuintes tenham acesso a alguns direitos:
- Aposentadoria por idade ou invalidez
- Auxílio doença
- Salário maternidade
- Pensão por morte
- Auxílio reclusão
Conseguir empréstimos
Os bancos facilitam o empréstimo a quem é MEI e ainda fazem isso com parcelas de juros muito mais baixas do que na modalidade empréstimo para pessoa física. O próprio Governo tem programas de empréstimo como o Microcrédito. Ter a possibilidade de realizar um empréstimo é muito bom para quem tem um negócio, afinal pode chegar o momento em que você precisa investir para expandir, comprar novos equipamentos e muito mais.
Quando formalizar?
Agora que falamos sobre o que é o MEI e os benefícios que ele oferece, vamos responder a pergunta mais importante e que deu origem a esse artigo: quando formalizar a minha loja virtual?
O mais rápido possível. Assim que você tiver a primeira entrada de dinheiro por meio de vendas na sua loja virtual, formalize e abra o seu MEI. isso evitará dores de cabeça e ainda fará você entrar no seu negócio com o pé direito.
Para aumentar ainda mais o profissionalismo da sua loja virtual e oferecer a melhor experiência para os clientes, conheça o app Rastreio.Net você pode integrar ele a sua plataforma de e-commerce e passar todo o status do pedido para os clientes, gerando confiança e segurança.
Se você quiser saber mais dicas para empreender e ter sucesso no mercado digital, continue acompanhando as dicas aqui do blog da Empreender!