Em 2021, durante o longo e conturbado período de pandemia, nós presenciamos um fenômeno muito interessante. Apesar do isolamento e inúmeras lojas fechando as portas, enfrentando os sérios efeitos da crise, houve uma movimentação no mercado digital, refletindo no alto volume de compras online.
Segundo dados da Ebit Nielsen, 87,7 milhões de brasileiros compraram em e-commerce em 2021, sendo que 14,7% dessa parcela (12,9 milhões de pessoas) fizeram a sua primeira compra virtual. Foram 400 milhões de pedidos realizados no último ano!
Os números foram tão positivos que muitas empresas migraram para o digital, criaram Lojas Virtuais. Mas apenas abrir a loja não gera resultado. Para dar continuidade a estratégia de negócios, muitos empresários perceberam que é preciso buscar ferramentas que melhorem a experiência do usuário e os ajudem a vender mais. Procurar soluções que ofereçam um bom Checkout Transparente é um bom começo, como você verá a seguir.
O que é um Checkout Transparente?
Quando dizemos que a loja tem Checkout Transparente, significa que o cliente pode fazer todo o processo de registros de dados bancários dentro da página, sem ser redirecionado para efetuar o pagamento em um link externo.
Ele vai à contramão do Checkout Padrão, a prática de levar o cliente para outro site (link do gateway de pagamento), abrindo uma nova aba do navegador ou pop-up para preencher dados bancários e finalizar a compra. É errado usar o checkout padrão? Não, mas tem chance maior do cliente ficar receoso para preencher os formulários, desestimulando a compra.
A grande vantagem do checkout transparente é que o cliente pode ver a loja do início ao fim e acompanhar o processo de transação sem sair da janela, enquanto o provedor de pagamentos opera normalmente. É uma questão de confiança e credibilidade. Estudos de mercado apontam que essa estratégia pode aumentar a taxa de conversão em até 30% – uma grande vantagem para a sua loja, não?
10 benefícios do Checkout Transparente da LPQV para a sua loja virtual
A LPQV é uma ferramenta para criação de lojas virtuais e landing pages, dedicada integralmente ao Dropshipping, agregando valor à experiência dos novos empresários.
Listamos algumas das principais vantagens do checkout transparente para a sua loja que certamente vão agradar seus clientes, te ajudando a compreender melhor sobre a importância desse mecanismo.
1. Melhor processamento dos dados.
Todo o processo de abrir uma nova aba ou pop-up no navegador pode exigir um pouco da internet, prejudicando o processamento das informações e aumentando o índice de desistência da compra.
Processando as informações em uma página com o Checkout Transparente, o carregamento do site fica melhor, assim como a experiência de compra.
2. Valoriza a experiência do usuário
Os clientes podem questionar a prática de solicitar dados pessoais e bancários online. É compreensível, se considerar que pode demorar muito tempo até perceber que caiu no golpe digital.
Só de poder acompanhar cada etapa do pagamento dentro da página, validar as informações antes de fechar o pedido e poder associar os dados de compra à loja são motivos suficientes para aumentar a confiança do consumidor.
3. Reduz os carrinhos abandonados
Existe um grande problema em ter um processo de checkout extenso ou lento demais. A menos que o cliente precise do produto com urgência e você seja o único fornecedor, quanto mais demora para finalizar o pedido, maior é a chance dele repensar a aquisição e abandonar o carrinho.
A grande vantagem do checkout transparente da LPQV é que você pode unir outras integrações nativas da plataforma, como o SAK, chamando a atenção dos clientes para os pedidos em andamento e recuperando os carrinhos abandonados. Veja no vídeo como fazer a configuração:
4. Order Bump
Dentre as soluções integradas no checkout da LPQV, está o Order Bump, uma ferramenta que oferece um produto estratégico com desconto, complementando o pedido original.
Você pode oferecer produtos semelhantes ao que o cliente está comprando, como “comprar um óculos” e levar outro por mais “R$50 reais”. Essa oferta atrativa ajuda a aumentar o ticket médio (valor médio pago por aquisição na sua loja), permite que o cliente melhore o pedido, eleva o desejo e dispensa a criação de novas landing pages para apresentar/vender o produto.
5. Upsell 1 clique
O Upsell 1 clique também é uma estratégia de vendas que você pode usar sem custos adicionais no checkout da LPQV, ajudando a lucrar mais com um produto.
Enquanto o order bump é a estratégia feita antes de concluir a venda, o upsell incentiva a recompra de um produto ou um item complementar sem precisar preencher os dados bancários novamente.
Essa estratégia acelera a decisão do cliente, adicionando itens ao carrinho e concluindo pedidos rapidamente. É uma forma de lucrar mais com produtos e aumentar o volume de compras impulsivas por meio de ofertas de valor.
6. Criação de Kits
Quer incentivar a compra de vários produtos em um só pedido? Nesse checkout você tem a opção de criar conjuntos de produtos e oferecer com descontos especiais, aumentando o ticket médio.
7. Editor fácil da LPQV
O editor mais completo do mercado que permite personalizar suas landing pages e o checkout transparente, visualizando as modificações em tempo real. Você pode escolher as cores e fontes do seu checkout conforme a identidade visual do site, e não precisa saber nada de programação para fazer as alterações.
8. Link do checkout LPQV para uso externo
Caso queira direcionar seu cliente de uma página de produtos direto para o seu checkout transparente, você pode. E relaxa, não é preciso configurar toda a sua landing page para poder usar esse recurso.
9. Gateway de contingência
Cansou de pedidos sendo recusados por dificuldade do gateway de pagamento para poder processar a transação por conta de valor ou horário que está sendo feita a operação? Uma solução é habilitar o Gateway de Contingência – uma automação acionada caso o gateway principal não responda corretamente e tente recusar transações válidas.
10. Checkout One Page ou de 3 etapas
Você ganha ainda mais autonomia com nosso Checkout Transparente, podendo escolher entre:
- Checkout One Page: o cliente registra e confere todas as informações sobre dados pessoais, de entrega e pagamento em uma página só.
- Checkout 3 Etapas: as informações são separadas por etapa, dividindo em informações pessoais, dados de entrega e forma de pagamento.
A vantagem do checkout de 3 etapas é que o cliente pode validar as informações com calma, evitando a inconsistência de dados, por exemplo.
Que tal um teste grátis?
Como você pode ver, existem muitas vantagens em apostar no Checkout Transparente para a sua loja, e você pode contar com todas elas para aumentar a sua conversão. Além de ter integração nativa com os principais gateways de pagamento do mercado, como Appmax, Mercado Pago, Cloudfox, Doppus, Rede, Pagar.me e Pagseguro, eles ainda disponibilizam uma FAQ para quem quer aprender como configurar e aproveitar seu checkout ao máximo. Gostou da dica? Acha que faz sentido para o seu negócio? A LPQV liberou um teste grátis por 14 dias para você explorar esse poderoso checkout transparente sem compromisso, clique no link e visite o site.
Esse texto foi originalmente escrito em parceria com o blog LPQV.