A assinatura de produtos é uma modalidade de negócios que está ganhando espaço no comércio eletrônico.

Existem muitas maneiras de fazer um programa de assinatura de produtos para diversos nichos de mercado. Algumas empresas seguem um modelo “caixinha de surpresas” onde o cliente não sabe ao certo quais produtos vai receber, enquanto outras seguem o modelo padrão Netflix, onde o cliente assina o serviço e sabe exatamente ao que terá acesso.

Essa é uma excelente estratégia para fazer vendas recorrentes em uma loja virtual e fidelizar clientes, além de ser um ótimo argumento de vendas para conquistar novos clientes.

Nesse artigo vamos ver o que são os programas de assinatura de produtos e quais as vantagens de adotar essa modalidade de vendas na loja virtual.

Assinatura de produtos

O modelo de recorrência de vendas por assinatura não é exatamente uma novidade para os consumidores.

Alguns exemplos de produtos consumidos por assinaturas são as plataformas de streaming, como Netflix ou Spotify.

Quando falamos de produtos físicos, alguns itens precisam ser comprados periodicamente e a venda por recorrência é uma boa opção para lojas virtuais e para os consumidores.

Imagine uma loja virtual voltada ao nicho pet. Com frequência seus clientes, os donos dos animais, precisam comprar ração, petiscos, produtos de higiene, tapetes higiênicos, etc.

Com um programa de assinatura o cliente pode escolher quais produtos deseja receber em casa todos os meses automaticamente.

Outro exemplo de produtos que podem ser vendidos com recorrência, são itens de cuidados pessoais, como kit para banhos, cremes hidratantes, shampoo, etc.

Vantagens de ter um programa de assinatura de produtos na loja virtual

Um programa de assinaturas de produtos é um modelo de negócio bastante vantajoso para o empreendedor e também para o cliente.  A seguir vamos ver algumas das vantagens de adotar esse modelo de negócio.

Previsibilidade de receita

Para o empreendedor, uma das vantagens de adotar o modelo de assinatura de produtos na loja virtual é a previsibilidade de receita.

Quando existe um programa de assinaturas ativo, o lojista consegue saber exatamente quanto vai faturar no próximo mês apenas com os assinantes.

Dessa forma ele tem maior controle dos seus gastos e pode montar estratégias para aumentar seu faturamento gradualmente.

Leia também: 5 formas de aumentar o valor do ticket médio da loja virtual

Fidelização de clientes por meio da assinatura de produtos

Outra vantagem de manter um programa de assinatura de produtos na loja virtual é a fidelização de clientes.

A fidelização de clientes nada mais é do que a habilidade que a loja virtual possui de atrair, conquistar e manter os clientes para que eles comprem com recorrência.

Um programa de assinatura garante justamente a recorrência de compras dos assinantes.

É uma forma atrativa de conquistar clientes

Oferecer a possibilidade de assinar o recebimento de produtos mensalmente, é uma maneira atrativa de conquistar novos clientes para a loja virtual, pois é uma oferta vantajosa.

Além disso, quando os clientes se sentem satisfeitos com um serviço, a tendência é que eles divulguem para mais pessoas próximas que podem se interessar em fazer a assinatura de produtos também.

Não somente divulgam para mais pessoas, como são mais propensos a fazer avaliações positivas, atestando para novos consumidores que a loja virtual é confiável e presta um bom serviço.

A consequência disso é a loja virtual com uma cartela de clientes fiéis cada vez maior, com faturamento satisfatório e previsibilidade de receita. 

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Vantagens da assinatura de produtos para o cliente

Um programa de assinatura de produtos não é benéfico apenas para os empreendedores. Existem muitas vantagens para o consumidor também e vamos ver algumas a seguir.

Melhor custo benefício

Uma das vantagens que o cliente tem em fazer a assinatura de produtos é o custo benefício das compras. 

Normalmente, programas de assinaturas saem mais em conta que comprar produtos avulsos. 

Por exemplo, clientes de uma loja virtual que vende máscaras capilares recebem um desconto de 5% em cada máscara ao assinar o recebimento mensal dos produtos.

Comodidade na hora das compras

Outro benefício da assinatura de produtos para os clientes é a comodidade no momento de fazer as compras.

A verdade é que alguns boletos chegam todo mês, alguns itens precisam ser periodicamente repostos, mas é como diz o ditado: enquanto houver vida, haverá louça para lavar.

Contudo, novas tecnologias surgem a todo momento para facilitar a nossa vida, como o débito automático para fazer o pagamento das contas e a assinatura de produtos para facilitar as compras (pelo menos uma parte).

Com a assinatura de produtos, o cliente não precisa se preocupar em comprar as mesmas coisas todo mês, pois a compra será feita automaticamente enquanto ele desejar. Dessa forma sobra mais tempo para focar em outras coisas.

Vantagens exclusivas

Alguns programas de assinatura de produtos oferecem algumas vantagens para os assinantes, como a possibilidade de receber produtos exclusivos, experimentar em primeira mão itens que serão lançados futuramente, etc.

Dessa forma, o cliente se sente especial pois tem acesso a algo que outras pessoas não tem. O gatilho da exclusividade é um dos mais poderosos para a fidelização de clientes. 

Além de deixar o cliente feliz e satisfeito, essa é uma excelente estratégia de marketing para a loja virtual.

Essas são algumas das vantagens que o modelo de assinatura de produtos traz tanto para a loja virtual quanto para os clientes.

Mas é importante lembrar que a assinatura de produtos deve ser uma das possibilidades de compras para o consumidor. Alguns ainda vão preferir comprar produtos avulsos e não ter essa possibilidade disponível pode fazer a loja virtual perder alguns clientes.

Já que estamos falando de conquistar clientes, aproveite para ler também 8 dicas para aumentar as vendas online.