Uma das métricas mais importantes para você ter conhecimento e estar sempre vigiando é o ticket médio. Essa informação ajuda você a entender o comportamento dos clientes e pode lhe dar um bom direcionamento no que precisa ser melhorado em sua operação.
Ao longo desse artigo iremos apresentar para você o que é ticket médio e mostraremos algumas dicas muito simples de serem executadas para você aumentar o ticket médio da sua loja.
O que é ticket médio?
Resumidamente, o ticket médio é o valor aproximado que cada cliente gasta em sua loja toda vez que ele faz algum pedido.
Vamos fazer uma distinção bem importante agora: você pode considerar o ticket médio do ponto de vista de cada cliente ou da operação como um todo. Olhando do ponto de vista dos seus clientes, o ideal é que você aumente seu ticket médio ao máximo, pois quanto mais dinheiro cada cliente gastar em sua loja, melhor.
Já do ponto de vista da sua operação, nem sempre essa é a melhor escolha. Por exemplo, uma loja de acessórios tem um ticket médio muito diferente de uma loja de eletrônicos, mas isso não quer dizer que a loja de acessórios não vai ter sucesso.
O ideal é que você esteja sempre buscando aprimorar o ticket médio de cada cliente sem se perder em comparações com lojas de outros ramos ou lojas concorrentes, pois a estratégia aplicada e o posicionamento da marca fazem bastante diferença para essa métrica.
Aprenda a calcular o ticket médio da sua loja rapidamente
Fazer o cálculo do ticket médio é bem fácil, você nem precisa ser um gênio da matemática! Em 3 simples passos você consegue ter o resultado desse cálculo na sua mão.
Primeiro você precisa definir o período a ser analisado, normalmente fazemos isso de mês a mês para ter um controle mais próximo sem exagerar. Porém ao realizar alguma ação promocional específica como a Black Friday, pode ser interessante analisar o ticket médio desse período para determinar o sucesso relacionado aos outros períodos.
Em seguida, veja quantos pedidos foram realizados em sua loja ao longo desse período. Agora é só você pegar o valor total dessas vendas e dividir pela quantidade de pedidos. O resultado dessa conta é o seu ticket médio!
Quer ver como é fácil? Confira esse exemplo rápido:
Suponha que seu e-commerce teve um faturamento de R$50 mil em 257 pedidos. Para descobrir o seu ticket médio basta dividir 50.000 por 257, o que nos daria um ticket médio de R$194,55.
Como aumentar seu ticket médio em 6 passos
Agora que já sabemos o que é ticket médio e porque ele é tão importante, vamos às dicas de como aumentar essa métrica de uma maneira muito fácil!
1 – Desconto progressivo
O desconto progressivo funciona de maneira muito simples: quanto mais o cliente gasta, mais desconto ele recebe.
Esse costuma ser um jeito bem eficiente de fazer a pessoa comprar outros itens que ela nem tinha intenção em comprar, mas acaba comprando só pra aproveitar o desconto, aquela famosa compra de impulso.
É possível oferecer o desconto progressivo em épocas especiais para fazer uma promoção diferente ou até mesmo o ano inteiro através de cupons de desconto. Só não vá esquecer de informar aos clientes que essa promoção tá rolando. Recomendamos você colocar um banner especial ou até mesmo um aviso no cabeçalho do site, aí fica a seu critério!
2 – Frete grátis
Você deve estar se perguntando como oferecer algo de graça pode aumentar o seu faturamento. E aí está o pulo do gato! O frete grátis só estará disponível para pedidos acima de um valor específico.
Com essa técnica você garante que não terá grandes prejuízos em oferecer o desconto e ainda faz com que os clientes acabem gastando mais em sua loja.
Por exemplo, digamos que o seu ticket médio atual é de R$80, então para aumentar esse ticket médio você oferece frete grátis para pedidos acima de R$139. Vale ressaltar que esses valores são fictícios, sempre analise os custos da sua operação antes de dar um desconto assim para não acabar saindo no prejuízo.
3 – Utilizar aplicativos específicos
Algumas plataformas de e-commerce como o Cartpanda possuem aplicativos próprios focados em aumentar o ticket médio da sua loja, esses aplicativos são a order bump e a upsell de um clique.
A order bump é uma oferta adicional que é mostrada na página de finalização de compra que pode ser adicionada ao pedido facilmente, dando ao cliente uma chance de levar um produto com um preço especial.
Aqui costumamos inserir produtos de valores mais baixos para não assustar o cliente que está no processo de finalização de compra, afinal, não queremos criar nenhuma fricção nessa etapa tão crucial.
Já a upsell é uma oferta apresentada após o cliente finalizar o seu pedido. Como o cliente já finalizou sua compra, aqui você pode ser bem agressivo na sua oferta, apresentando grandes descontos ou mostrando uma vantagem muito forte nesse produto adicional que você está querendo vender.
Esses dois aplicativos são ótimos e podem ser utilizados em conjunto para aumentar ainda mais seu ticket médio. Você não tem literalmente nada a perder utilizando esses recursos em sua loja, uma vez que os clientes podem simplesmente optar por não aceitar as ofertas.
4 – Ofereça diferentes versões dos mesmos produtos
Você com certeza já viu vários produtos que possuem versões diferentes focadas em usuários diferentes. Isso é muito comum nos celulares, você tem uma versão de entrada, uma intermediária e a versão PRO.
Mas esse conceito de oferecer versões diferentes pode se aplicar para os mais diversos segmentos, não fica limitado ao mundo dos eletrônicos.
Sempre que for criar versões diferentes, deixe a versão mais cara em evidência para mostrar que ela possui a maior quantidade de benefícios quando comparada a versão mais barata.
Outra boa ideia é utilizar o gatilho de ancoragem, onde você coloca o preço da versão premium bem próximo do preço da versão mais básica, fazendo com que o cliente escolha a premium pois a diferença de preço não é tão grande assim.
Se você quer um exemplo da vida real, o gatilho de ancoragem é bem comum em pizzarias, onde o preço de uma pizza média é muito próximo ao preço da pizza gigante, apesar de ter uma diferença de tamanho bem considerável.
5 – Aposte na escassez
Ainda falando de gatilhos mentais, um dos gatilhos mais poderosos com certeza é o de escassez. O medo de ficar sem uma coisa nos leva a tomar decisões que normalmente não tomaríamos.
Ou seja, aqui você vai usar uma escassez artificial para levar o cliente a comprar um item que ele não tem tanto interesse assim, mas vai acabar comprando por medo de nunca mais conseguir comprar de novo.
Isso pode ser alcançado através de uma promoção relâmpago, uma edição limitada de um produto ou até mesmo um cupom especial de aniversário que só pode ser utilizado em 1 dia. Bote a sua criatividade em jogo e experimente coisas novas!
6 – Programas de fidelidade
Os programas de fidelidade são ótimos para você fazer com que os clientes voltem para sua loja no curto-médio prazo, aumentando a quantidade de pedidos que sua loja recebe dentro de determinado tempo (sem necessariamente aumentar o valor médio de cada pedido).
Aqui vale tudo. Você pode oferecer um desconto exclusivo no final do percurso do cliente ou até mesmo um brinde exclusivo, o que importa mesmo é que seja um objetivo relativamente fácil de ser completado com uma recompensa interessante.