O marketing de conteúdo tem se mostrado uma das estratégias mais efetivas para impulsionar as vendas no e-commerce. E uma das principais ferramentas para executar essa estratégia é alimentar um blog do e-commerce. 

Por meio de um blog de sucesso, é possível atrair o público-alvo, posicionar a marca como referência no segmento de atuação e, consequentemente, aumentar as conversões e vendas do e-commerce.

No entanto, para construir um blog de sucesso é preciso planejamento, dedicação e conhecimento. Neste artigo, vamos abordar a importância de um blog para o e-commerce e dar dicas práticas de como planejar um blog de sucesso para lojistas virtuais. Fique conosco e descubra como impulsionar as vendas do seu e-commerce com um blog!

Por que ter um blog do e-commerce

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair, encantar e converter novos clientes para a marca por meio de canais online, de maneira sutil e nada invasiva.

Ao contrário do marketing tradicional, no inbound marketing são usados mecanismos para que os clientes busquem a marca e não o contrário. Essa atração é feita por meio do marketing de conteúdo, SEO, redes sociais, podcasts, etc.

Um blog para e-commerce se encaixa no conceito de marketing de conteúdo. Embora seja uma estratégia que traz resultados a longo prazo, existem muitos benefícios em adotá-la no e-commerce e nós veremos alguns a seguir.

Atração de tráfego qualificado para o e-commerce

Existe uma frase que diz o seguinte: se você deseja atrair formigas, coloque açúcar no chão.

Em outras palavras e adaptando ao contexto do blog, se você deseja atrair determinado público para a sua loja virtual, produza conteúdos que essas pessoas gostam de consumir.

Uma estratégia de marketing de conteúdo contempla todas as fases do funil de vendas e tem o objetivo de levar o cliente do topo ao fundo do funil.

Com uma boa estratégia, a loja virtual consegue atrair pessoas interessadas no segmento desde o topo do funil.

Dessa forma é mais fácil conduzir o cliente pela jornada de compras e converter mais vendas.

Aumento da visibilidade do e-commerce com o blog

Um blog ativo e com conteúdos otimizados para SEO tem mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google, o que aumenta a visibilidade do e-commerce.

Quanto melhor posicionado um site estiver nos mecanismos de busca mais cliques orgânicos são atraídos.

Fortalecimento de marca e do relacionamento com os clientes

Em uma estratégia de marketing de conteúdo no blog, os textos são escritos no tom de voz da marca.

O tom de voz é um dos elementos do branding e diz respeito a maneira como a loja virtual se comunica e, consequentemente, que tipo de público vai atrair.

Uma loja virtual que deseja atrair um público mais jovem e alternativo, deve usar essa linguagem na maneira de se comunicar nas redes sociais, nas descrições dos produtos, nos anúncios e no conteúdo do blog.

A linguagem da marca tem o poder de atrair ou repelir os consumidores que entram em contato com ela. Quanto mais o consumidor se identifica com a loja virtual, maiores são as chances de se tornar um cliente fiel.

O oposto também é verdadeiro. Pessoas com posicionamentos opostos não vão se identificar com a marca e, portanto, não serão atraídas pelo conteúdo.

Mas isso está longe de ser algo negativo. Com essa segmentação, a marca se comunica exatamente com quem precisa se comunicar e atrai um público mais engajado e qualificado para o site. O resultado disso são maiores taxas de conversão.

Como fazer o planejamento para o blog do e-commerce 

Para o blog do e-commerce trazer bons resultados, é preciso criar um planejamento para as estratégias de criação de conteúdo, frequência de postagens, temas abordados, etc.

Veja a seguir alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração para montar o blog do e-commerce.

Defina um objetivo para o blog do e-commerce

Para um blog obter sucesso no e-commerce, não basta apenas produzir conteúdo aleatório. É preciso ser estratégico.

Por isso, é necessário definir qual o objetivo do blog antes de fazer o planejamento de pautas.

Por exemplo, se o objetivo do blog for atrair e encantar pessoas no topo e no meio do funil de vendas, os conteúdos podem ser informativos e trazer visibilidade para a loja, mas sem ter o apelo da venda direta.

Mas se o objetivo for fazer textos com chamada para ação para vendas, as pautas vão incluir termos de pesquisa do fundo do funil, isto é, de pessoas que estão prontas para comprar.

Conheça o público-alvo do blog do e-commerce

Conhecer o público-alvo é a espinha dorsal de qualquer campanha de marketing. Uma ação de marketing, seja ela qual for, só pode obter bons resultados quando a comunicação está alinhada com o público.

É preciso entender quem é o seu público-alvo, quais são suas necessidades, seus desejos, quais problemas buscam resolver e o que procuram na internet para criar conteúdos interessantes e que o atraiam para o blog.

Monte um calendário editorial para o blog do e-commerce

O calendário editorial é o documento onde serão organizados todos os conteúdos postados no blog, quais os temas, estágio do funil de vendas, palavras-chave, data de publicação, etc.

Ter um calendário editorial para o blog do e-commerce ajuda a manter a criação de conteúdo organizada, além de proporcionar uma visão macro da estratégia, o que ajuda a criar conteúdos cada vez mais acertados para o público.

Utiliza técnicas de SEO no blog

Otimizar o conteúdo do blog do e-commerce com técnicas de SEO ajuda a posicionar os textos na primeira página do Google.

Imagine que você tem um e-commerce de roupas femininas. Usando ferramentas de SEO é possível descobrir quais os termos mais pesquisados no segmento.

Por exemplo, muitas mulheres sentem dificuldade na hora de escolher peças de roupas que combinem entre si e buscam sobre isso no Google.

Uma forma de atrair essas mulheres para o site da loja é criando conteúdos com os temas “como combinar roupas de inverno” “x combinações com apenas x peças de roupas”, por exemplo.

É importante criar um conteúdo relevante e que solucione as principais dúvidas do seu público-alvo ao mesmo tempo em que promove a marca. Mas é importante lembrar que um texto de blog não é uma carta de vendas, portanto não seja agressivo na oferta.

Alimentar um blog do e-commerce é uma das muitas maneiras de utilizar o marketing de conteúdo a favor das vendas na loja virtual. 

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