Com o advento da internet, as possibilidades de comercialização se ampliaram no ambiente online e o dropshipping já é parte desta realidade dentro de muitas lojas varejistas que querem comercializar os produtos e serviços expostos na vitrine do e-commerce.

Ainda que os produtos não estejam estocados, as lojas virtuais podem ganhar dinheiro com este processo em que o dono atua como intermediário, ficando apenas com a responsabilidade do marketing de tela de varanda, bem como com as vendas do produto.

A estratégia de dropshipping tornou-se uma das formas mais revolucionárias de reinventar o funcionamento das lojas virtuais varejistas e, pelo fato de não haver a necessidade da estocagem de produtos, nem por isso ela deixa de ser uma maneira de ganhar dinheiro.

O que é dropshipping?

É um sistema de vendas no varejo online no qual o setor de estoque não existe. Ou seja, não é necessário que os produtos sejam armazenados, como aconteceria em uma loja física comum, mas a demanda precisa ser atendida da mesma forma. 

O dono deste varejo trabalha apenas como um intermediário nas vendas de fachada em acrílico, mas as reservas e a entrega ficam sob a responsabilidade do fornecedor original e é ele quem terá um contato maior com o consumidor.

Nesse sentido, é necessário que o fornecedor tenha em mãos o contato do cliente (e-mail, endereço e telefone), para que possa se comunicar confirmando uma reserva ou entregar o produto conforme acordado no processo de vendas.

Se o lojista, então, é apenas o intermediário em uma negociação de venda de adesivo transparente personalizado para vidro, a função de entregar este produto não é dele, embora não termine por aí a responsabilidade, pois ainda existe o pós-venda do produto.

Quando a negociação é encerrada, o suporte ao cliente precisa continuar e, neste momento, a loja deve acompanhar o cliente em todas as dúvidas que possam surgir e ampará-lo em todas as necessidades e dificuldades.

A importância do dropshipping

No comércio eletrônico este sistema é crucial porque dispensa a necessidade de ter que alugar ou comprar uma loja, eliminando custos com aluguel, energia e pagamento com vendedores, pois o próprio dono é capaz de lidar com a venda de produtos ou serviços.

Uma empresa terceirizada de recepcionista, por exemplo, pode arrecadar bons lucros apenas vendendo o serviço por meio de uma loja virtual, sem que precise armazenar documentos em arquivos tradicionais, pois eles podem ser estocados no sistema nuvem.

Pelo fato de essas documentações estarem arquivadas no método nuvem, reduz espaços físicos, nos quais são colocados computadores e as informações podem ser adicionadas assim uma camisa com logo de empresa for vendida.

O método dropshipping é relevante para quem quer iniciar no ambiente de varejo virtual (as pequenas empresas se utilizam muito dele) e não possui suporte financeiro suficiente para despender com despesas ligadas a manutenção de um estoque de produtos, por exemplo.

Passo a passo de como criar um dropshipping

Como abordado anteriormente, o dropshipping é indicado para se iniciar uma loja no ambiente online e, em seguida, será destacado um passo a passo de criação desse sistema, que, no futuro, trará grandes resultados financeiros e de vendas.

  • Escolher um bom segmento de vendas;
  • Encontrar uma plataforma ideal de e-commerce;
  • Ter um domínio próprio para a loja virtual;
  • Instalar aplicativos e plugins para que o dropshipping funcione;
  • Escolher bons fornecedores de produtos;
  • Adicionar os produtos na vitrine virtual;
  • Invista em tráfego pago para alavancar a imagem da loja;
  • Escolher um bom parceiro no sistema de pagamentos;
  • Fazer marketing e propaganda dos produtos.

Uma pesquisa adequada e profunda na internet é capaz de mostrar exatamente qual o segmento que realiza mais vendas no mercado, afinal, muitos optam pela área cosmética ou de alimentação, por exemplo. São nichos que vendem muitos produtos.

Assim que o segmento de vendas for escolhido, é essencial encontrar uma boa plataforma de e-commerce para veicular a venda de serviço de copeira hospitalar, como o Wix, por exemplo.

Ela é excelente para criar a vitrine virtual que vai expor as informações para os clientes, através de um design moderno, otimizando, assim, o potencial de vendas e o lojista ainda pode otimizar a página para os dispositivos móveis dos possíveis consumidores.

Após, a loja precisa adquirir um domínio próprio, que seja único e exclusivo, capaz de chamar a atenção do consumidor, para que ele se interesse em visitá-la ao menos para conhecer como funciona a análise ergonômica do trabalho em escritório.

Não é sempre que a visita se transforma em uma venda efetiva, mas com o dropshipping em funcionamento, bons fornecedores de produtos podem se tornar parceiros e fornecer produtos de grande qualidade para o consumidor.

Na sequência deste passo a passo, a loja online deve adicionar todos os produtos oferecidos na galeria virtual e mesmo que eles não estejam estocados, isso não impede que sejam feitas as reservas e entregas dos mesmos para o consumidor.

Pode-se imaginar uma incorporadora de imóveis construindo edifícios comerciais. Com certeza, o administrador vai precisar de um laudo AVCB bombeiros para cada unidade. Esses laudos são importantes e podem ser vendidos e entregues via dropshipping.

As vendas de produtos podem ser alavancadas através do dropshipping, mas primeiramente é necessário que a loja virtual teste os produtos, cuide do atendimento ao cliente no pós-venda e deixe claro os prazos de entrega.

Ainda é necessário, para atingir este objetivo, que a loja escolha ferramentas para automatizar o processo, crie uma política interna de trocas e devoluções, acompanhe o envio em cada detalhe e tenha soluções adequadas para enfrentar eventuais problemas.

Benefícios do dropshipping 

O dropshipping perfaz inúmeros benefícios para uma loja construída no ambiente online, tais como alguns, apontados abaixo:

  • Melhor gestão da loja em tempo real;
  • Economia com os gastos com produtos em estoque;
  • A logística é feita somente pelos fornecedores;
  • A logística é terceirizada;
  • É possível negociar diversos produtos;
  • Os gastos com espaços físicos não existem;
  • Os investimentos neste formato são baixos;
  • Economia de gastos com espaços físicos.

Mas esse sistema de vendas pode trazer desvantagens: retorno financeiro baixo, dificuldades de gestão por parte dos fornecedores, grande concorrência no mercado pelo volume excessivo de vendas de produtos iguais e os as entregas podem sair do prazo.

Segundo pesquisas, o dropshipping pode abranger nichos de vendas interessantes através da internet como o segmento de moda e roupas, vendas de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, alimentação, higiene pessoal, brinquedos e área da tecnologia.

Esses tipos de vendas são os mais interessantes e que atraem uma boa parcela de consumidores e se ele for bem construído pode render para o dropshipper cerca de 15% a 30% de lucro sobre o valor do produto que está sendo vendido.

No entanto, o sistema dá dinheiro apenas se o empreendedor da loja conseguir bons fornecedores, sem manchas na reputação, principalmente com relação a entrega dos produtos. O atraso nas mesmas prejudica a conceituação do cliente.

Para trabalhar com o dropshipping é necessário pesquisar, comparar e selecionar os fornecedores, ter conhecimento da concorrência, planejar adequadamente o tipo de marketing para divulgar os produtos e acima de tudo colocar o cliente em primeiro lugar.

Considerações finais

O dropshipping é um método de vendas sem que exista um produto no estoque. Quando o lojista recebe um pedido, ele transfere o pedido de compra para o fornecedor, o único responsável pela entrega do mesmo.

Portanto, o lojista é apenas um intermediário no processo de compra e empreender nesse formato não exige preocupação com a estocagem de produtos e este tipo de vendas divide-se em: o pedido na loja, a transferência para o fornecedor e a entrega para o cliente.

Nessa movimentação, o cliente não sabe que não é lojista que está providenciando tudo e por isso, muitas vezes, quando o produto não é entregue conforme combinado, o consumidor reclama para a loja e é avisado de que este serviço é terceirizado.

Muitas lojas virtuais brasileiras trabalham com esse método e a opção de ser um shopper é uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra e gerar um bom lucro revendendo roupas, brinquedos, maquiagens ou eletroeletrônicos, com comissões entre 15% e 30%. 

Não é ilegal fazer dropshipping no Brasil, basta a loja ter um CNPJ para este tipo de atividade comercial e lucrar com a venda de produtos, mas este sistema torna-se ilegal se o pagamento dos encargos não for realizado.

Os compradores digitais aumentaram muito depois do surgimento da internet e esta é uma boa opção para quem quer iniciar no método de vendas dropshipping.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.