É plenamente possível usar pop-ups em uma loja virtual como estratégia de marketing e obter bons resultados a partir disso. Mas é preciso fazer da forma correta.
Se perguntássemos aos usuários da web o que eles pensam sobre pop-ups, provavelmente a maioria responderia que acha as janelas saltitantes que surgem do nada totalmente irritantes e indesejáveis.
Por isso, nesse artigo vamos mostrar algumas formas de usar os pop-ups em uma loja virtual sem criar spam ou irritar o usuário.
O que é pop up?
Pop-ups são uma janela que abre na página do usuário enquanto ele navega por um site. Geralmente são usados para fazer anúncios ou ofertas, oferecer algum benefício ou material gratuito e para fazer alertas.
Para muitas pessoas, pop-up é sinônimo de incômodo, afinal quem gostaria de estar navegando por um site e de repente pular um quadrado enorme na tela, atrapalhando toda a experiência do usuário?
Contudo, se usados da forma correta os pop-ups podem ser grandes aliados na estratégia de marketing de um site, inclusive lojas virtuais.
Tipos de pop up mais comuns
Existem muitas formas de usar pop-ups em uma estratégia de marketing digital. A seguir vamos ver quais os tipos mais comuns de pop-ups:
Scroll
Esse pop-up é configurado para aparecer na tela quando o usuário chega a um ponto específico da página.
Timed
Aqui, o pop-up aparece quando o usuário passa um tempo x na página. Por exemplo, após 5 minutos sem fechar a página o aviso aparece.
Exit Intent
Nesse pop-up a mensagem aparece na tela quando o usuário direciona o mouse para fora da página, como o x do navegador ou a aba vizinha.
Click
Esse pop-up é configurado para aparecer quando o usuário clica em um ponto específico da tela. É importante se atentar ao contexto e não entregar uma mensagem divergente ao que o usuário esperava quando clicou, ou o pop-up pode ser visto como spam.
Como usar pop-ups na estratégia de Marketing de uma loja virtual
Os pop-ups podem ser de grande ajuda para uma estratégia de marketing em uma loja virtual, contudo é imprescindível que a experiência do usuário seja levada em consideração para que a ação não se torne irritante ao visitante da loja.
O incômodo gerado pelos pop-ups foi tanto, que o Google passou a penalizar sites que usam pop-ups considerados intrusivos no mobile, principal aparelho usado pelos usuários para navegar pela web.
Além disso, grande parte dos usuários possuem um bloqueador de pop-ups ativo no computador tanto para não serem incomodados pela janela saltitante, quanto para proteger a máquina de possíveis vírus e malwares.
Isso significa que estratégias de marketing invasivas já estão bastante ultrapassadas e o consumidor está sempre buscando ferramentas para não ser incomodado. Cabe aos lojistas e anunciantes encontrar maneiras menos invasivas de divulgar seus produtos e serviços.
A seguir vamos dar algumas dicas de como usar pop-ups em uma loja virtual sem ser irritante.
Use o pop-up click para captar leads
Ter uma lista de leads é muito importante para manter um relacionamento com o cliente e fazê-lo passar pela jornada de compras. Utilizar canais como e-mail e WhatsApp para compartilhar benefícios e novidades é uma forma de estreitar essa relação.
Contudo, é necessário oferecer algum benefício real ao cliente para que ele aceite passar seus dados para a loja virtual . Portanto, ofereça algo como cupons de descontos, ou atualizações exclusivas baseadas em seus interesses para que ele se inscreva.
Convide o usuário a assinar a newsletter
A Newsletter, também conhecida como boletim informativo, é uma forma que algumas lojas virtuais utilizam para criar um relacionamento mais próximo com clientes e potenciais clientes por meio de e-mails enviados periodicamente.
Via de regra, o público que assina a newsletter de uma loja virtual está mais aquecido e possui real interesse em acompanhar o conteúdo do e-commerce, portanto oferecer produtos periodicamente pode trazer bons resultados.
A estratégia da newsletter se difere do e-mail marketing pois o segundo tem como característica principal anunciar novidades e promoções no site, enquanto o boletim informativo busca entregar um conteúdo que gere valor ao lead.
Uma boa estratégia para captar assinantes para a newsletter é usar o pop-up de permanência na página. Uma pessoa que permanece no seu site por algum tempo, provavelmente terá mais interesse em aprofundar a relação.
Informe promoções especiais
Promoções, quando bem planejadas, são uma boa forma de aumentar a lucratividade da loja virtual, pois aumenta o fluxo de vendas durante um período específico.
O brasileiro em especial, adora uma promoção. Em um estudo elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes afirmaram que gostam de participar de promoções.
Os consumidores acima de 35 anos são os mais propensos a participar de promoções, ainda assim, o estudo demonstrou o crescimento do interesse da Geração Z e dos Millennials. Nos primeiros 5 meses de 2021, 24% dos jovens entre 18 e 35 anos participaram de pelo menos uma promoção.
Esse aumento de interesse está relacionado com as evoluções tecnológicas nas promoções. Antigamente, era necessário enviar cartas e cupons por correio para participar de uma promoção, com o tempo as práticas foram evoluindo e hoje existem promoções feitas até mesmo por WhatsApp e mídias sociais.
Uma das funções dos pop-ups em lojas virtuais é passar avisos aos consumidores na loja.
Criar um pop-up de aviso de promoção é uma boa forma de chamar a atenção de consumidores que poderiam estar apenas visitando a loja virtual e atrair mais clientes.
Como criar pop-ups com o SAK
O SAK é o aplicativo ideal para quem deseja oferecer um atendimento completo na loja virtual. Com ele, é possível fazer a recuperação de carrinhos abandonados, informar os clientes que o boleto está para vencer, oferecer suporte ao cliente com vários atendentes na equipe utilizando apenas um número, criar formulários para captação de leads e inserir pop-ups na loja virtual.
Veja abaixo como criar pop-ups no site:
Confira também no canal oficial da Empreender no youtube como inserir pop-ups com o SAK na Nuvemshop e na Shopify.
Em resumo, usar pop-ups de forma inteligente na loja virtual pode trazer muitos benefícios em uma estratégia de marketing, mas é necessário se atentar às necessidades do cliente para oferecer algo que seja do seu interesse além de planejar em quais momentos o pop-up será exibido na tela para não atrapalhar a experiência do usuário.