O Dia das Mães é uma das datas comemorativas que mais movimenta o e-commerce. Sendo assim, é esperado que os lojistas busquem formas de vender mais, aproveitando o pico de vendas.
Porém, como acontece em épocas como essa, a concorrência fica mais acirrada e o mero abatimento de preços sem uma estratégia por trás pode levar ao prejuízo ao invés do lucro.
Para que isso não aconteça na sua loja virtual, neste artigo vamos mostrar algumas estratégias que você pode usar para vender mais no seu e-commerce e aproveitar o melhor dessa data. Boa leitura!
Personalize o layout da loja virtual
Em épocas comemorativas, como Páscoa e natal, é comum que os estabelecimentos alterem sua decoração com elementos que remetem à data. Por exemplo, se você for ao shopping entre novembro e outubro encontrará árvores, sinos e uma decoração totalmente natalina.
O mesmo acontece na Páscoa, carnaval, etc. Personalizar a decoração faz com que os clientes entrem no clima da data ao acessarem o local. Consequentemente, eles se tornam mais receptivos às possíveis ofertas.
No contexto do e-commerce, o layout da loja equivale à sua decoração. Ela pode tornar as ofertas mais ou menos atraentes, dependendo da estratégia utilizada.
Para instigar os clientes a comprarem seus presentes de Dia das Mães na sua loja virtual, personalize o layout com elementos que remetam à data. Isso pode incluir itens femininos e mensagens que expressam carinho e gratidão às mães.
A personalização pode ser feita nas imagens, nos banners, nas postagens das redes sociais e em todos os pontos visuais da loja. Para facilitar o processo, você pode colher imagens profissionais prontas no 365 Artes.
O 365 Artes possui centenas de imagens para redes sociais, banners e selos que ajudam a trazer o clima da data para o seu negócio.
Venda produtos personalizados
Ofereça aos seus clientes a opção de personalizar os presentes para suas mães. Desde cartões e canecas até joias e roupas, a personalização adiciona um toque especial e único aos presentes, tornando-os mais significativos e memoráveis.
Com o Campo Personalizado, os clientes podem fazer suas especificações na própria página do produto, fazendo o upload de arquivos de imagens e textos que devem ser impressos nos produtos.
Faça contato com clientes inativos
Clientes inativos são aqueles que já consumiram os serviços da loja virtual, talvez até comprassem com recorrência, mas por algum motivo deixaram de fazer compras e interagir com a loja por um período de tempo.
O tempo que determina se um cliente é considerado inativo varia de negócio para negócio. A maioria das lojas virtuais consideram 90 dias, mas esse tempo pode variar para 60 dias, 180 dias, etc.
Uma das vantagens de entrar em contato com clientes inativos é que eles já conhecem a loja virtual e sabem como é o seu serviço. Sendo assim, a loja tem menos trabalho para convencer o cliente a fazer as compras, o que torna o processo mais rápido e barato.
Outro motivo para fazer contato com clientes inativos é que , provavelmente, eles farão compras para o Dia das Mães. Se não for na sua loja virtual, será em outra. Então, por que deixá-lo ir de mão beijada para a concorrência quando tudo que você precisa é chamá-lo de volta?
O SAK é a ferramenta mais indicada para realizar esse contato com clientes inativos. Por meio da ferramenta a loja consegue fazer o envio de mensagens personalizadas para cada cliente de forma automatizada, facilitando o processo de follow-up e aumentando as chances de conversão.
Saiba mais sobre clientes inativos
Disponibilize vantagens exclusivas
Uma das vantagens das datas comemorativas é que os consumidores estão mais receptivos do que nunca para as ofertas. Geralmente eles se preparam com antecedência para gastar e apenas buscam as melhores opções.
Sendo assim, as propagandas de Dia das Mães serão menos vistas como invasivas e o faturamento pode aumentar. Uma das desvantagens é que a concorrência multiplica e um dos maiores diferenciais comparativos passa a ser o preço e condições especiais.
Para se destacar da concorrência e atrair mais clientes para a sua loja virtual, ofereça benefícios exclusivos para os seus clientes. Esses benefícios podem incluir frete grátis, brindes, vouchers para compras futuras e muito mais.
Contudo, é importante se programar para não sair no prejuízo. Vender para menos clientes e obter lucro é melhor do que vender para muitas pessoas e ter prejuízo com o abatimento de preços.
Por isso, use os benefícios como estratégia. Por exemplo, o frete grátis pode ser oferecido para compras a partir de um valor mínimo. Outra estratégia pode ser a oferta de um brinde a partir de um determinado valor de compras, usando o Brinde no Carrinho.
Os clientes enxergam esses benefícios como uma vantagem, que facilita as vendas e o lojista consegue aumentar o valor do ticket médio, compensando os descontos do frete, por exemplo.
Instigue os clientes nas redes sociais
As redes sociais são uma excelente ferramenta para aumentar o alcance das ofertas e atrair um público interessado.
Não deixe de usar as redes sociais para instigar o interesse dos usuários em adquirir os produtos. Poste sequências de stories mostrando os itens mais requisitados, vantagens que os clientes receberão e faça um cta chamando para a loja.
Reposte clientes que mostram suas compras na própria rede social e interaja com o engajamento recebido.
Essas são algumas formas de impulsionar as vendas no Dia das Mães na sua loja virtual. Além das ferramentas que apresentamos aqui, você pode usar o aplicativo Promoção Agendada para automatizar o início e o fim das ofertas especiais na sua loja virtual. Faça um combo no Empreender Plus e receba descontos exclusivos.