
Abrir uma loja virtual pode parecer simples à primeira vista, mas manter o negócio saudável e com boas vendas exige muito mais do que apenas cadastrar produtos e esperar pelos pedidos. A divulgação é uma das engrenagens mais importantes para atrair, converter e fidelizar clientes mas quando não é bem feita, os erros de marketing podem comprometer todo o desempenho da loja.
Erros estratégicos são comuns, especialmente entre quem está começando ou tentando escalar as vendas sem uma base sólida. Às vezes, o problema não está na qualidade do produto, mas sim em ações de marketing mal direcionadas, falta de planejamento ou negligência com etapas essenciais da jornada do cliente.
Neste artigo, reunimos 6 erros de marketing que você deve evitar no e-commerce para alcançar resultados melhores, aumentar as conversões e construir uma marca mais forte.
1. Não conhecer o público-alvo
Um dos grandes atrativos dos negócios presentes no marketing digital é a possibilidade de vender para milhões de pessoas a um custo muito inferior ao mercado físico. Existem menos barreiras geográficas, as vendas podem ocorrer 24 horas por dia, 7 dias por semana e há uma grande variedade de ferramentas que possibilitam a criação de campanhas publicitárias completas.
Entretanto, um dos erros mais comuns no marketing de e-commerce é, seduzidos pela ideia de vendas para todo mundo, não ter clareza sobre quem é o seu público-alvo. Quando você não sabe exatamente para quem está vendendo, suas ações de marketing se tornam genéricas, pouco estratégicas e com baixo poder de conversão.
Afinal, não é porque uma oferta é boa em relação ao preço e benefícios agregados que ela é atraente para todas as pessoas.
Você pode até estar investindo em anúncios, criando conteúdo e enviando e-mails, mas se essas ações não estão alinhadas com os interesses, dores e comportamentos do seu cliente ideal, o retorno será limitado.
Não conhecer o público-alvo pode levar a:
- Campanhas com baixa taxa de conversão;
- A comunicação é genérica e pouco direcionada e não se conecta com ninguém;
- Você não sabe onde seu cliente está, o que consome ou como compra;
- O tráfego até existe, mas o número de vendas é baixo.
Para evitar esse erro de marketing no e-commerce, busque entender os objetivos, desafios, desejos e objeções dos seus clientes. Além disso, analise relatórios de vendas, comportamento de navegação, interações nas redes sociais e colete feedbacks diretamente com os consumidores.
2. Não investir em tráfego pago e orgânico
Confiar apenas em um único canal para atrair visitantes à sua loja virtual é um erro de marketing que limita bastante os resultados. Muitos lojistas postam de forma aleatória no Instagram ou esperam que o Google traga visitantes de forma orgânica, sem perceber que essas estratégias precisam caminhar juntas e de forma planejada.
O ideal é trabalhar com diferentes fontes de tráfego, combinando o alcance dos anúncios pagos com a autoridade construída por meio do conteúdo orgânico.
Erros mais comuns nesse ponto:
- Depender exclusivamente das redes sociais para gerar visitas;
- Acreditar que o tráfego orgânico traz resultados imediatos;
- Não ter uma estratégia clara de anúncios pagos;
- Ignorar a produção de conteúdo que atrai visitantes de forma natural.
Para aproveitar o melhor de ambas as estratégias, é recomendável que a loja aposte em conteúdos otimizados para SEO, como artigos de blog e vídeos no YouTube. Além disso, é muito importante adaptar textos, imagens e descrições de produtos da sua loja para que apareçam nos resultados de busca.
Além disso, no tráfego pago comece com campanhas simples no Google Ads, Meta Ads (Facebook e Instagram) ou até mesmo no TikTok, focando em conversão ou reconhecimento de marca.
Diversificar as fontes de tráfego é uma das melhores formas de crescer de forma sustentável no e-commerce. Um bom mix entre tráfego pago e orgânico garante mais visibilidade, atrai visitantes qualificados e aumenta as chances de vendas.
3. Ignorar a jornada do cliente
Muitos lojistas tratam todos os visitantes da loja virtual como se estivessem prontos para comprar, mas isso raramente é verdade. O consumidor passa por diferentes etapas antes de tomar uma decisão, e ignorar essa jornada pode fazer com que sua comunicação não funcione.
A jornada do cliente envolve desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra (e até mesmo o pós-venda). Em cada fase, a pessoa tem dúvidas, interesses e necessidades diferentes. Se a loja virtual não considerar isso, acaba oferecendo o produto antes mesmo do cliente entender o problema que ele resolve.
Frequentemente, o resultado disso e altos investimentos em marketing se estratégia com taxas de retorno baixas, ou até mesmo inexistentes em alguns casos.
Erros comuns nesse ponto:
- Focar apenas em ofertas e promoções;
- Não produzir conteúdo educativo para atrair quem ainda está descobrindo o produto;
- Não oferecer provas sociais ou comparações que ajudam na decisão;
- Ignorar o pós-venda e o relacionamento com quem já comprou.
Para impulsionar os resultados considerando os diferentes estágios que os clientes passam na jornada de compra, o ideal é entender exatamente quais estágios são esses e a partir disso:
- definir objetivos antes de iniciar uma campanha, como divulgação da marca, captura de leads para oferta futura ou vendas;
- produzir conteúdos direcionados a cada etapa do funil. Um blog post pode atrair quem ainda está pesquisando, enquanto um depoimento ajuda quem está quase comprando;
- usar o e-mail marketing de forma estratégica, fazendo a segmentação de listas e enviando conteúdos baseados na etapa em que o cliente se encontra;
- criar campanhas específicas para quem já comprou na loja virtual. Um bom pós-venda pode gerar novas vendas com muito menos esforço.
Quando a loja considera a jornada do cliente em suas ações, melhora a experiência de compra e aumenta significativamente as chances de conversão e fidelização.
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4. Não acompanhar métricas e KPI
No marketing digital, não basta apenas executar campanhas. É essencial acompanhar os resultados de cada ação para entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
Felizmente, existem diversas ferramentas que possibilitam o acompanhamento das campanhas de perto, identificando exatamente o que funciona e o que não funciona. Ignorar métricas e KPIs (indicadores-chave de desempenho) é como dirigir no escuro: você pode até seguir em frente, mas sem saber se está indo na direção certa.
Muitos lojistas tomam decisões com base em “achismos”, sem analisar dados concretos. Pior ainda, muitas vezes baseiam-se na própria opinião quando eles sequer são o público-alvo. Isso pode levar a desperdício de verba, esforços em canais ineficazes e perda de oportunidades.
Erros comuns nesse ponto:
- Não saber quais canais geram mais vendas;
- Não acompanhar o custo por aquisição de cliente
- Ignorar métricas como taxa de conversão ou abandono de carrinho;
- Não utilizar ferramentas de análise.
Para evitar esse erro de marketing, defina quais as métricas mais importantes para o seu negócio. Alguns exemplos: taxa de conversão, ROI (retorno sobre investimento), CAC (custo de aquisição de cliente), ticket médio, taxa de recompra.
Use ferramentas como Google Analytics, Pixel do Facebook e relatórios da sua plataforma de e-commerce. Eles fornecem dados valiosos sobre o comportamento do visitante e o desempenho das campanhas.
Analise os dados com frequência. Reserve um tempo semanal ou quinzenal para revisar os números e ajustar sua estratégia com base neles.
Medir é a única forma de melhorar. Quando você monitora os dados com atenção, consegue investir melhor seu tempo e seu dinheiro, além de identificar oportunidades de crescimento com mais clareza.
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5. Não fazer a recuperação de carrinhos
Um dos maiores desperdícios no e-commerce acontece quando um cliente adiciona produtos ao carrinho, mas não finaliza a compra e o lojista simplesmente deixa pra lá. A recuperação de carrinhos abandonados é uma estratégia essencial para aumentar as vendas sem precisar atrair novos visitantes.
A taxa média de abandono de carrinhos no Brasil gira em torno de 70%. Isso significa que a cada 10 pessoas que demonstram interesse por um produto, apenas 3 finalizam a compra. Ignorar esse comportamento é abrir mão de uma grande parte do faturamento potencial.
Para evitar esse erro de marketing, aposte no SAK como ferramenta de recuperação de carrinhos automática. O SAK acompanha em tempo real os pedidos da loja virtual e, quando um cliente desiste da compra, ele envia uma mensagem automática via WhatsApp com o intuito de recuperar a venda.
6. Não investir em pós-venda e fidelização
Muitos lojistas acreditam que o trabalho termina quando o pedido é entregue, mas a verdade é que o relacionamento com o cliente está apenas começando. Ignorar o pós-venda e não investir em estratégias de fidelização é um erro que pode limitar o crescimento do negócio e aumentar os custos com aquisição de novos clientes.
Um cliente satisfeito tende a comprar novamente, indicar a loja para outras pessoas e até se tornar defensor da marca. Já um cliente esquecido dificilmente volta, mesmo que a experiência de compra tenha sido boa.
Por isso, é fundamental aplicar boas estratégias de pós-vendas. O SAK, além de recuperar carrinhos, possui automações para pós-vendas onde é possível enviar mensagens de agradecimento, solicitação de feedbacks, oferecer atendimento e fazer o envio de mensagens personalizadas.
Esses são alguns dos erros de marketing mais comuns no e-commerce e que podem estar impedindo o crescimento da sua loja. Felizmente, com as estratégias e ferramentas certas, é possível corrigir o rumo e alcançar resultados mais consistentes. Dentro do Empreender Plus, você encontra uma série de aplicativos que vão facilitar o marketing e gestão do seu negócio. Conheça a plataforma.