A experiência do cliente é vital para o sucesso das vendas, sendo o custo de frete um aspecto crítico tanto positiva quanto negativamente. Lojistas se esforçam em campanhas e precificação, mas frequentemente negligenciam a importância do frete no produto. 

Estudos da Ebit/Nielsen e Opinion Box destacam o impacto significativo do frete nas decisões de compra, com altas taxas de abandono de carrinhos devido ao custo inesperado de envio, enquanto o frete grátis pode impulsionar as vendas. 

É essencial apresentar o valor do frete de forma clara e antecipada, principalmente na página do produto, trazendo benefícios como transparência no custo total, redução de abandono de carrinhos e facilitação na comparação de preços. 

Para usuários da Shopify, o aplicativo “Frete no Produto”, da Empreender, oferece uma solução integrando um calculador de frete nas páginas dos produtos, melhorando a experiência de compra e aumentando as taxas de conversão.

O frete na decisão de compras

Muitos lojistas passam grande parte do tempo planejando campanhas e promoções para atrair mais clientes para a sua loja virtual. Porém, somente alterar o valor do produto não é suficiente.

O frete é um dos fatores mais importantes na decisão de compras do cliente. No e-commerce, é a principal causa de abandono de carrinhos. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, em 2022, o frete foi o motivo de abandono de carrinho em 25% dos casos.

Segundo um levantamento da Opinion Box, 79% dos clientes já deixaram de concluir uma compra devido ao valor do frete. 

Por outro lado, o frete grátis é um grande impulsionador de vendas. Não é à toa que é uma das principais vantagens oferecidas em épocas de promoções quando a concorrência está mais acirrada.

O frete grátis pode aumentar as vendas de uma empresa de várias maneiras:

  • Aumentar a taxa de conversão: o frete grátis pode aumentar a taxa de conversão de um site de comércio eletrônico em até 25%.
  • Aumentar o valor médio do pedido: os consumidores que recebem frete grátis tendem a gastar mais em uma compra.
  • Aumentar a satisfação do cliente: os consumidores que recebem frete grátis estão mais satisfeitos com a experiência de compra.

Sendo assim, considerar o valor do frete é essencial nas estratégias de marketing de qualquer e-commerce. Ainda que o preço do produto seja atrativo, quando o valor é muito elevado, o cliente se sente em desvantagem e pode desistir da compra.

Leia também: Frete como estratégia: como aplicar no e-commerce

Por que adicionar o frete na página do produto

Quando o cliente decide fazer compras online geralmente ele adiciona os produtos ao carrinho e, se forem dois produtos ou mais, ele verá o valor final no momento de concluir a compra. 

O problema disso é que o cliente acaba guardando na memória somente o valor do produto e, muitas vezes, se assusta com o frete. Por isso, esse é um dos principais motivos de abandono de carrinhos.

Quando você adiciona o valor do frete na página do produto, o cliente pode calculá-lo no mesmo momento, evitando uma surpresa desagradável.

Adicionar o valor do frete na página do produto no ecommerce é importante por vários motivos, incluindo:

  • Transparência: o cliente deve saber o custo total da compra antes de finalizar o pedido. Isso inclui o preço do produto, o valor do frete e quaisquer outros custos adicionais.
  • Conveniência: o cliente não precisa ir até o checkout para saber o valor do frete. Ele pode calcular o frete na página do produto, antes de adicionar o produto ao carrinho de compras.
  • Redução do abandono de carrinhos: o custo do frete é um dos principais motivos para o abandono de carrinhos de compras. Ao adicionar o valor do frete na página do produto, as empresas podem reduzir o risco de abandono de carrinhos.
  • Comparar preços: os clientes podem comparar os preços de produtos diferentes, incluindo o valor do frete.
  • Fomentar a compra: o cliente é  mais propenso a comprar um produto se o valor do frete for competitivo.

Como adicionar o valor do frete na págino do produto na Shopify

A Empreender desenvolveu o aplicativo Frete no Produto, um app interno e exclusivo para lojas virtuais hospedadas na Shopify.

Com esse aplicativo, os lojistas conseguem adicionar o box de CEP na página. O aplicativo faz o cálculo do frete e mostra ali mesmo qual a estimativa de entrega da mercadoria.

Dessa forma, os clientes já estarão cientes do valor final da compra quando decidirem adicionar o produto ao carrinho. Veja como o app funciona:

O aplicativo também permite que o lojista personalize o layout para combinar com a identidade visual da loja virtual.

Adicionar o Frete no Produto proporciona uma experiência de compra mais agradável e transparente, o que aumenta as taxas de conversão. Dê adeus aos altos índices de carrinhos abandonados, experimente o Frete no Produto diretamente na Shopify.