As estratégias de SEO são pequenos passos que, quando aplicados continuamente ao site, trarão excelentes resultados. O objetivo de uma estratégia de SEO é posicionar a página no topo dos resultados de pesquisas dos mecanismos de busca, principalmente o Google, o mais utilizado no mundo.
Ocupar as primeiras posições é uma maneira de atrair cliques orgânicos para o site, isso é, tornar o site mais encontrável sem a necessidade de investir em publicidade.
Existem muitos detalhes a serem observados quando pensamos em otimizar uma página. Nesse artigo, vamos falar sobre as heading tags e como melhorar a relevância da sua Landing Page utilizando a hierarquia textual.
O que é a hierarquia de informações na página?
Toda página possui uma hierarquia das informações ali contidas. Essa hierarquia é fundamental para demonstrar quais informações são mais importantes e quais são menos. A intenção é que aquelas informações que são mais fundamentais atraiam a atenção para si.
A hierarquia de informações aparece em diversos elementos, como tamanhos, cores, tipografias, peso da fonte, contraste etc. A forma como esses elementos são postos na página interfere diretamente para onde direcionamos o nosso olhar, uma vez que a hierarquia e informações dita o grau de importância.
A seguir veremos como usar a hierarquia textual na Landing Page.
Como melhorar a relevância da página no Google com as heading tags
Como dito anteriormente, uma estratégia completa de SEO inclui muitas variáveis. Para obter um bom resultado devemos estar atentos às palavras-chave no texto, otimização de imagens e vídeos, URL do site, intenção de busca de usuário. Tudo isso se complementa. A seguir explicaremos como utilizar as heading tags na sua estratégia de SEO.
O que são heading tags?
As heading tags são recursos de programação HTML e têm a função de destacar os títulos e subtítulos da página, proporcionando uma experiência mais agradável ao leitor. Servem para hierarquizar as informações do texto e auxiliam na indexação do conteúdo nos mecanismos de busca, por identificar quais tópicos são mais importantes.
Sua numeração vai do H1 até H6 em níveis de importância no texto, sendo a H1 a informação mais importante, normalmente, utilizada apenas uma vez no texto, para destacar o título.
Importância das heading tags para o SEO
As técnicas de SEO tem o intuito tanto de melhorar o ranqueamento da página nos mecanismos de busca quanto para otimizar a experiência do usuário. Os títulos e subtítulos são o primeiro lugar onde os buscadores tentarão identificar do que se trata o seu texto, por isso as boas práticas com a ferramenta são essenciais para que a página seja encontrada.
Para conferir se você precisa dar mais atenção ao SEO no seu e-commerce, leia este artigo.
Dicas para utilização das heading tags
Por se tratar de códigos HTML, algumas pessoas, principalmente quem não tem afinidade com programação, pode achar que é um processo complicado. Mas usar as heading tags é bastante simples, não tem muito segredo. A seguir, vamos te dar algumas dicas de como usar corretamente os códigos para atingir melhores resultados.
Use apenas um H1 por página
O H1 corresponde a informação mais importante da página, via de regra,é utilizado no título. Usar mais de um H1 pode confundir os mecanismos de busca e a sua página não terá o desempenho esperado.
Portanto, apenas um H1 por texto. Para demais divisões no texto, use das tags H2 em diante, sempre respeitando a hierarquia.
Atenção à ordem dos subtítulos
Diferente da H1, as demais heading tags podem ser utilizadas várias vezes no decorrer do texto. Mas é importante estar atento à ordem, para não prejudicar a experiência final.
Para isso, imagine que os códigos ficam “dentro um do outro”. Os tópicos principais devem receber a H2, os subtítulos dentro deles, H3 e assim sucessivamente.
Para exemplificar, imagine que o esquema a seguir representa a Landing Page de um curso de dropshipping:
Título da página com promessa (h1)
Parágrafo complementando a promessa (h2)
O que você vai aprender: (h2)
Módulo 1 (h3)
Módulo 2 (h3)
Quem serão seus professores (h2)
Professor 1 (h3)
Professor 2 (h3)
Sobre a escola (h2)
Use palavras-chave no título e subtítulos
As palavras-chave são fundamentais para uma boa indexação nos mecanismos de busca. Elas correspondem aos termos que os usuários digitam na barra de busca. Quanto mais o seu texto atender à expectativa do usuário, maiores são as chances de ocupar uma boa posição nos resultados de busca.
Por isso, faça uma breve pesquisa sobre o que os usuários estão procurando no Google, quais são os termos utilizados e procure incluí-los na sua Landing Page. Tenha em mente que o principal objetivo do SEO é responder da melhor forma possível às buscas.
Como usar as heading tags na Landing Page
O aplicativo Landing Page passou por uma nova atualização. Cada vez mais são integradas ferramentas para melhorar o ranqueamento da sua página nos mecanismos de busca.
Com essa nova atualização, agora é possível indicar o grau hierárquico do texto da H1 até a H6, de maneira muito simplificada.
Para indicar o nível hierárquico do texto na Landing Page, siga o passo a passo abaixo:
- Selecione o texto desejado;
- Clique em “Tipografia” na caixa que aparece à esquerda;
- Clique na caixa com um “P” ao lado de tipografia;
- Escolha a heading tag do texto.
Assista também ao tutorial no canal oficial da Landing Page:
Para receber mais tutoriais e atualizações do aplicativo Landing Page, acompanhe o canal oficial no YouTube.