Utilizar a internet para se promover é um dos pontos principais que as empresas estão criando estratégias para atingir novos públicos, e o merchandising digital é um destes formatos que acabam conquistando os consumidores.

O merchandising em si, é uma técnica de marketing que visa a promoção de uma mercadoria por meio de apresentações em algum ponto físico, ou até mesmo em um site de vendas, de forma que se torne interessante para os consumidores. 

Por exemplo, o merchandising de uma nova linguiça defumada que pode ser anunciada em supermercados, churrascaria ou em um aplicativo de delivery de comida.

Essa estratégia de propaganda de um serviço ou de um produto acabam fazendo com que, eles se tornem interessantes para o consumidor, de forma que as técnicas para criar essa comunicação possuam um pouco de persuasão. 

Por meio de um bom merchandising, o número de clientes que uma empresa pode obter é significativo, de modo que o empreendimento sempre busque novas formas para continuar com boas estratégias. 

Quais são os tipos de merchandising?

Variando de um empreendimento para outro, que possuem objetivos diferentes e também públicos-alvos distintos, existem diferentes formatos de merchandising que pode ser adotados pela empresa, sendo eles:

  • Visual;
  • Varejo;
  • Editorial;
  • Digital.

O visual merchandising é o que já atrai a atenção do consumidor logo pela identidade visual, que está bem definida com logotipo, cores marcantes para caracterizar a marca sobre os produtos ou serviços que serão lançados. 

Do mesmo modo, em que uma escola fundamental particular utiliza uma paleta de cores para fazer parte da instituição e também, do uniforme escolar de seus alunos. 

Esse visual deve ser algo que agrade o cliente, e para isso, é importante ter uma persona definida com base no público-alvo para tornar essas estratégias mais fáceis de serem elaboradas, e com isso, o resultado deste modelo de merchandising pode ser eficiente.

O merchandising de varejo é o formato do qual a persuasão é o principal ponto para convencer o consumidor a comprar o produto, seja com cupons de descontos, brindes ou uma promoção da qual o cliente terá acesso se comprar. 

Por ter essa visibilidade, o aumento de vendas é o principal ponto a ser atingido dentro deste formato de merchandising. 

O formato de editorial está ligado à mídia, sendo aparições feitas em filmes, séries ou em programas de televisão de forma rápida, porém, que ainda possa ser notada.

Em alguns casos, os personagens podem interagir diretamente e em outros, fazer parte do cenário. 

Como uma sacola personalizada aparece rapidamente durante uma cena de filme, de modo que o espectador possa reconhecer o produto, mas sem grandes invasões na tela, como se fizesse parte do seu cotidiano assim como da obra. 

Por conta do crescimento da internet dentro do mercado e principalmente, sendo um dos ambientes dos quais os consumidores buscam novos produtos ou serviços, o merchandising digital é um dos formatos que mais são praticados dentro do mercado. 

Devido às suas possibilidades de serem feitas, o modo digital acaba sendo um dos que mais agitam o mercado para atrair novos consumidores e também, se destacar dos concorrentes do mesmo segmento. 

Como funciona o marketing digital?

Se uma empresa de doces para eventos decide usar o marketing digital para promover os seus produtos, é importante que não seja apenas uma publicidade tradicional, mas também, que se utilize outras estratégias para conquistar o público-alvo.

Alguns empreendimentos podem utilizar conteúdos para serem o merchandising da empresa, sendo eles publicados em blogs próprios, de parceiros ou então, por meio das redes sociais, ambiente do qual as empresas usam para encontrar clientes. 

Outras estratégias em torno do formato digital são as contratações de influencers digitais dentro do segmento em que a empresa atua para  divulgar os produtos, ou os serviços.

Por conta das páginas destes profissionais terem milhões de seguidores e um bom alcance, os empreendimentos os contratam para que potenciais clientes possam descobrir mais cedo a marca e até mesmo, se tornar um cliente fiel dos produtos. 

As mídias digitais acabaram elaborando diferentes estratégias e possibilitando que elas sejam encaixadas em vários espaços, para conseguir encontrar o público que a empresa deseja por meio das suas estratégias.

Ampliação pelas redes sociais

Criar um merchandising digital para as redes sociais pode ser algo benéfico para a empresa, especialmente porque os custos em torno desta estratégia são baixos de modo que, possam ser vantajosos para empreendimentos que estão começando no mercado. 

A praticidade das redes também pode ser um ponto do qual sirva para ampliação, especialmente em campos de pesquisa da concorrência, ou então, de interação com os consumidores. 

Visto que em nichos concorridos, como de coach feminino para emagrecimento, por exemplo, quanto melhor se utilizar as redes sociais, melhores retornos o empreendimento pode-se obter. 

As redes também proporcionam uma relação mais rápida com o cliente, o que pode satisfazê-lo e desta forma, ganhar pontos com o consumidor, de modo que ele possa compartilhar a página com amigos e familiares por conta do bom atendimento. 

Essa ampliação pelas redes sociais se tornam ainda mais vantajosas quando a empresa utiliza as plataformas corretas para os serviços e produtos que ela oferece, de modo que os mais visuais para fotos e vídeos acabam sendo a escolha principal. 

Por isso, estratégias de análise de público e observar o comportamento deles dentro da rede podem contribuir com o merchandising que uma empresa terceirizada de recepcionista irá construir.

Como elaborar as estratégias?

O primeiro passo para se elaborar as estratégias de merchandising digital é que o público-alvo deve ser definido, isso contribui para que as estratégias tenham um foco principal de quem deve ser cativado. 

Para isso, é importante que a empresa tenha criado personas que contribuam para a montagem da estratégia e de todo o planejamento em torno desta ação, ao ponto de que por meio dela, outras metas serão elaboradas. 

Essas metas serão o que cada merchandising deverá atingir enquanto estiver em ação, e com isso, contribuir para que a empresa ao anunciar seu novo sistema de refrigeração comercial, possa ter os resultados que se deseja. 

A personalização de um merchandising acaba, em alguns casos, se encaixando com datas que possuem dentro do comércio, sejam elas comemorativas como Natal e Dia das Mães ou então, que atraiam os consumidores como Black Friday. 

Ter esse calendário contribui para atrair e aproximar ainda mais o cliente, demonstrando que a empresa está no clima sazonal junto com os seus consumidores.

A tecnologia é uma ferramenta que pode contribuir quando se trata de marketing, desde o planejamento da identidade da empresa de envasamento de alimentos, até mesmo as propagandas em si.

No caso de e-commerce, os sites de vendas e os meios de pagamento modernos que podem contribuir com os consumidores podem estar, de algum modo, dentro do merchandising dos produtos ou até mesmo, da própria empresa. 

As estratégias em torno do merchandising devem proporcionar que as empresas criem espaços para que os consumidores possam entrar em contato, em caso de dúvidas, sobre o que está sendo anunciado, e em alguns casos, criar um canal de atendimento para isso. 

Quanto mais a empresa usar a tecnologia para se conectar com os seus consumidores, melhor será para o desenvolvimento do relacionamento e também, para ter merchandisings mais assertivos. 

Essa tecnologia contribui para análises, tanto de concorrentes como também, dos resultados que a empresa está obtendo e assim, podem ajudar na decisão das próximas propagandas que serão lançadas com os novos produtos e serviços.

Considerações finais 

Portanto, o merchandising é uma parte importante de uma estratégia de marketing, porque é por meio dele que a empresa irá conquistar e até mesmo persuadir os consumidores para conduzi-los a uma jornada de compra de um produto ou serviço.

Independentemente do formato que a empresa utilizar, o merchandising pode levar a imagem dela de algum modo que gere impacto ao consumidor e que possa dar a sensação de necessidade.

Podendo estar presente em cenas na mídia, site, lojas ou por meio de digitais influencers, cada empresa pode ampliar ainda mais suas estratégias ao usar as redes sociais, que por abrigar diferentes públicos, se torna mais presente dentro do mercado. 

Contudo, as empresas que usam as redes sociais devem usar as que mais combinam com o empreendimento, de forma que o público-alvo que a utilizem, acabam sendo aqueles que se encaixam dentro das estratégias.  

O merchandising, principalmente o digital, pode gerar bons resultados para a empresa de modo que estratégias bem feitas, acabam destacando-as da concorrência, e desta forma, acabam movimentando o mercado em busca de novos meios ainda melhores.   Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.