A internet tornou-se o recurso essencial para as empresas durante o momento de prospecção e andamento dos negócios, aliás, por intermédio da internet é possível contar com ferramentas que possibilitam o encontro do cliente ideal rapidamente.
Tal como agrega em benefícios para o andamento de processos, a internet viabilizou o surgimento de novas modalidades de negócios, como os e-commerces.
Entende-se por e-commerces os negócios que acontecem inteiramente na internet, incluindo a comercialização de embalagem plastica para ovo de galinha e ainda as transações de pagamento propriamente ditas.
Também conhecidos como comércios eletrônicos, estes conseguem contar com processos simplificados, considerando que em seu escopo há a segmentação de atividades, englobando duas ou mais partes.
Conforme abarcam os especialistas, a segmentação é importante porque cada parte consegue tratar com excelência suas atividades, evitando a sobrecarga.
Estão contemplados no escopo de comércio eletrônico a segmentação de departamentos essenciais nas vendas assertivas, desde fornecedores de extintor de incêndio veicular a outros produtos. São eles:
- Plataformas de anúncios;
- Transações de pagamentos;
- Estoque;
- Transporte;
- Equipe de atendimento.
Essas são algumas das áreas que impactam o andamento dos negócios dentro da modalidade do comércio eletrônico, no entanto, cabe enfatizar que cada segmento pode demandar departamentos adicionais.
Sabendo dos reflexos de questões como a ampla concorrência, poder de compra da população e ainda as oscilações macroeconômicas, é preciso focar no encontro do perfil de cliente ideal.
Afinal, o que são e-commerces?
Os e-commerces, conceito do inglês que pode ser entendido como comércio eletrônico, são plataformas que unificam o fluxo de trabalho envolvendo duas ou mais partes para a promoção de vendas de maneira simplificada.
Dispondo inteiramente de recursos tecnológicos, os comércios eletrônicos permitem a segmentação de processos, abrangendo as etapas de anúncios, atendimento ao cliente, gestão de estoque e entregas diretas aos consumidores.
Para uma fábrica de blister plástico, contar com o apoio de plataformas parceiras que atuam com e-commerce foi essencial no sentido de avançar em novos mercados. Isso porque na modalidade em pauta há baixo custo operacional.
Contextualizando com o mercado brasileiro, pode-se notar que a dificuldade das empresas no geral, conforme relatado por executivos, gestores e equipes, é potencializar o alcance com baixo investimento.
Em adição, é importante validar que as empresas brasileiras são em suma PMEs (pequenas e médias empresas), cuja característica é o capital limitado devido à ausência de capital estrangeiro advindo de fundos de investimentos ou empresas.
Neste sentido, a segmentação de processos confere maior acessibilidade de crescimento e expansão para empresas de segmentos distintos, inclusive para uma fábrica que comercializa camiseta laranja lisa infantil.
Saiba como ter sucesso no e-commerce
Seja no ambiente virtual ou presencialmente, a estratégia é uma competência fundamental se o intuito é consolidar um negócio de sucesso.
Tendo em vista a velocidade na troca de informações, que é a principal característica da internet, é crucial que as organizações foquem as prospecções nos efetivos clientes com potencial de compra.
Focar as prospecções e andamentos de negociação nos potenciais clientes adequados auxilia as equipes a fecharem em menor tempo. Cenário que corrobora para a expansão financeira e comercial das empresas.
Para quem conta com o marketing digital como principal recurso, incluindo o e-commerce, a abordagem deve estar o mais assertiva possível, de modo que desperte o interesse de compra nos consumidores.
Acerca dos clientes, cabe enfatizar que como uma consequência das movimentações de mercado, a todo momento estes são bombardeados com anúncios e abordagens distintas.
No entanto, dada a realidade do livre-comércio, os indivíduos tem autonomia para decidir pelo fechamento com os fornecedores que verdadeiramente correspondem às suas expectativas em termos de qualidade e preço.
Tendo em mente tais características do mercado e do comportamento dos consumidores, é essencial que as empresas que atuam com e-commerce contem com estratégias para promover a comercialização de máquina de cortar couro.
Em outras palavras, isso significa que por intermédio de estratégias assertivas, as empresas podem fomentar o interesse de compra, influenciando de forma indireta o comportamento dos clientes em potencial.
Sendo assim, criar campanhas e demais ferramentas focadas exclusivamente na segmentação é necessário, porque contribui para o dinamismo no encontro de clientes ideais.
O que é persona?
Considerando o volume de informações para fins mercadológicos e comerciais na esfera do marketing digital e em suas diversas modalidades, a segmentação apresenta-se como o recurso principal se o intuito é alavancar as taxas de conversão.
Aliás, é importante enfatizar que cada empresa possui o perfil de cliente ideal para seus produtos e serviços. Neste aspecto, são considerados indicadores como porte, segmento, preço e qualidade.
Partindo desse pressuposto, pode-se afirmar que para que haja vendas de óleo para redutores industriais, a empresa precisa definir uma persona e então obter a segmentação assertiva.
A intersecção entre os departamentos de marketing e comercial são fundamentais para o êxito nas vendas, inclusive, ambos devem ser mentalizados como forças antagônicas, porém que se complementam.
Tal afirmação faz analogia com a relação entre Estado e mercado, conforme observado pelo estudioso em pautas de economia, John Keynes.
O marketing é responsável por promover ações com a finalidade de atrair e reter a atenção do público acerca de um produto ou serviço que está sendo oferecido pela empresa. Por meio das campanhas de marketing, a atuação comercial torna-se simplificada.
Entretanto, elaborar campanhas de marketing não é garantia de retorno, mas quando estas são implementadas da forma correta, conseguem potencializar as oportunidades.
O papel da persona é garantir que as estratégias reflitam verdadeiramente com os objetivos gerais e específicos das organizações, levando em consideração ainda o público-alvo.
Entende-se por persona a definição do perfil do cliente ideal, pelo fato dos estudos em marketing e negócios serem desenvolvidos majoritariamente no exterior, boa parte dos conceitos estão na língua inglesa.
Com o objetivo de tornar o acesso à informação democratizado, indo ao encontro das tendências do mercado e ao apelo feito pelos stakeholders (principais atores de um nicho), pode-se tratar a persona como o conceito de perfil de cliente ideal.
Contando com a definição adequada de perfil a receber prospecções e demais ações que culminam no fechamento de vendas de filtro de inox industrial, as empresas recebem apoio no sentido de segmentação e assertividade.
Persona x Público-alvo
O marketing e suas técnicas surgiram por volta de 1902 nos EUA e desde então, diversos estudiosos, profissionais e especialistas vêm colaborando para o desenvolvimento de novas linhas de atuação, métodos e abordagens.
No mercado brasileiro, por sua vez, o segmento é um tanto recente, porque as técnicas são analisadas no exterior e posteriormente adaptadas para o contexto. Por esse motivo, é possível observar a dificuldade dos empresários brasileiros na pauta.
Com as variações de mercado e acontecimentos a nível mundial, as empresas notaram a importância de contar com o apoio de recursos complementares ao setor comercial. Nesse cenário, o marketing ganha popularidade no Brasil.
Devido à ausência de conhecimento na pauta, muitos empresários e equipes, apesar de terem o interesse em elaborar campanhas, acabam as implementando de forma inadequada.
O primeiro ponto para viabilizar a elaboração correta é a desmistificação do assunto, contextualizando os conceitos básicos.
A persona ou definição de perfil do cliente ideal, é o indicador que aponta para a criação e identificação de indivíduos que têm o interesse de compra e correspondem com as expectativas das empresas.
O público-alvo, por sua vez, aponta para um grupo específico de pessoas que possuem as características requeridas sobre o perfil de cliente ideal, e, por isso, é nele que serão efetuadas as ações de prospecção e marketing.
Os conceitos, embora sejam distintos, se complementam, pois é no público-alvo que as estratégias empresariais precisam encontrar o cliente ideal. Mas somente com a definição da persona, essa atividade consegue ser aprimorada.
Por que definir a persona para o seu e-commerce?
Os comércios eletrônicos são negócios que acontecem inteiramente no ambiente digital, e observando as características deste meio, pode-se afirmar que dispor de estratégias certeiras auxilia a rotina das equipes e o crescimento organizacional.
Ao ter a definição da persona, é possível criar conteúdos e anúncios personalizados especificamente para o público-alvo, tornando o processo de prospecção de clientes em potencial simples.
Em concordância, uma empresa que comercializa giroflex para ambulância abarca que conseguiu otimizar o fluxo de trabalho do time comercial com a ajuda de ações de marketing voltadas para os clientes ideais.
Além de corroborar para as atividades laborais cotidianas, a segmentação com os clientes ideais também agrega no sentido de diminuição de custos para aquisição de clientes e do tempo para fechamento.
Considerações finais
A tecnologia tornou-se ferramenta essencial no contexto corporativo, auxiliando as empresas em diferentes aspectos, incluindo para a expansão comercial e financeira.
Contudo, nos cenários que acontecem no ambiente digital, como e-commerce, contar com a segmentação de público e perfil é indispensável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.