O posicionamento de marca refere-se à estratégia deliberada de definir como uma marca é percebida pelos clientes e consumidores. É a imagem intencionalmente criada por meio de uma série de ações estratégicas.
Em outras palavras, o posicionamento diz respeito à forma como a marca se comunica, quais valores defende, qual é o público que deseja atrair e que tipo de público deseja repelir.
Ao construir um posicionamento de marca sólido, uma loja virtual pode se destacar em meio à concorrência acirrada e atrair um público mais qualificado. Neste artigo, exploraremos a importância do posicionamento de marca no e-commerce e como criar uma estratégia eficaz para sua loja virtual.
O que é posicionamento de marca
Posicionamento de marca é a estratégia pensada para definir qual a imagem da marca perante os clientes e consumidores. É a imagem percebida gerada por uma série de ações intencionais.
De forma resumida, o posicionamento diz respeito à forma como a marca se comunica, quais bandeiras levanta, quem é o público que deseja atrair e que tipo de público deseja repelir.
Qual a importância do posicionamento de marca
Construir um posicionamento de marca sólido é essencial para se destacar em um cenário tão competitivo como o do e-commerce. É o posicionamento que vai atrair um público mais qualificado e diferenciar a marca da concorrência.
Neste tópico, trouxemos os principais motivos para você definir um posicionamento de marca para sua loja virtual.
Diferenciação da concorrência
O posicionamento de marca traz personalidade para o se negócio. Deixa claro no que a sua loja virtual acredita e quais bandeiras levanta, diferenciando-se da concorrência que tem um posicionamento genérico.
Ainda assim, é completamente possível que lojas do mesmo segmento possuam posicionamentos completamente diferentes. Nesses casos, o público alvo não é o mesmo, ainda que os produtos sejam similares. O posicionamento de marca ajuda a gerar identificação.marca e o público
Atração de leads qualificados
Outro motivo para definir um posicionamento de marca é que ele contribui para a atração de leads qualificados.
O posicionamento de uma marca funciona como uma espécie de muro que separa os clientes que têm o mesmo posicionamento daqueles que não tem.
Leia também: Formas de criar uma lista de leads qualificados
Identificação e construção de relacionamento com o cliente
Um posicionamento de marca claro e autêntico permite que os clientes identifiquem-se com os valores, missão e propósito da empresa. Quando os clientes compartilham dos mesmos valores que uma marca, eles se sentem mais conectados emocionalmente e têm maior probabilidade de desenvolver um relacionamento com ela.
Além disso, um posicionamento de marca bem definido orienta a comunicação da marca em todos os pontos de contato com os clientes, incluindo site, redes sociais, e-mails, atendimento ao cliente, entre outros.
Com uma comunicação consistente e coerente, a empresa reforça sua identidade e constrói confiança com os clientes ao longo do tempo.
Credibilidade e confiança
Quando os clientes se identificam com o posicionamento e têm uma experiência consistente e positiva com uma marca, eles se sentem mais confiantes em sua escolha e mais propensos a permanecer fiéis a ela, mesmo diante da concorrência.
Como criar o posicionamento de marca da sua loja virtual
Defina quais bandeiras a sua marca levanta
Como dissemos anteriormente, o posicionamento Como você quer que sua marca seja percebida? Amigável, séria, inovadora, tradicional, acessível, exclusiva? Identifique os traços de personalidade que melhor representam a identidade da sua marca.
Além disso, escolha quais ideias a sua marca defende. Por exemplo, você defende o uso de embalagens sustentáveis, uma vida rebelde, viver como nômade, etc ou a sua marca combina mais com pessoas que levam uma vida mais tradicional?
Quem é o público que deseja atingir
Entender quem são seus clientes ideais é essencial para criar um posicionamento de marca eficaz para sua loja virtual. Realizar pesquisas de mercado e criar personas de cliente são etapas importantes nesse processo, permitindo que você conheça melhor as necessidades, desejos e preocupações do seu público-alvo.
Para isso, identifique quem é a sua persona. As personas de cliente são representações fictícias dos diferentes segmentos do seu público-alvo. Elas são baseadas em dados reais e características demográficas, comportamentais e psicográficas dos seus clientes ideais.
Por exemplo, você pode ter uma persona chamada “Joana, 35 anos, mãe de dois filhos, interessada em produtos sustentáveis e práticos para o dia a dia”. Ou “Lucas, 25 anos, estudante universitário, apaixonado por tecnologia e sempre em busca das últimas novidades”.
Reforce a ideia em todos os canais de comunicação
Com o posicionamento de marca definido, é hora de reforçá-lo em todos os canais de comunicação da marca. Isso garantirá que sua mensagem seja compreendida e memorável em todos os pontos de contato com o público-alvo.
Sua mensagem de marca deve resumir de forma concisa e impactante o que sua marca representa, qual é seu propósito e por que os clientes devem escolhê-la. Esta mensagem deve transmitir os valores, missão e visão da sua empresa de forma clara e convincente.
É essencial manter consistência na comunicação do posicionamento da sua marca em todos os pontos de contato com os clientes. Isso inclui seu site, redes sociais, e-mails, materiais de marketing, atendimento ao cliente e até mesmo embalagens de produtos.
Os elementos visuais, como design de logotipo, cores e imagens ajudam a transmitir a personalidade da sua marca e a diferenciá-la no mercado.
Construir um posicionamento de marca consistente é essencial para manter o seu negócio a longo prazo. Com os aplicativos da Empreender você potencializa ainda mais a sua loja virtual.