O Dia dos Namorados é uma das datas mais aguardadas pelo comércio, especialmente pelo setor de e-commerce, que vê nesta ocasião uma oportunidade de ouro para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes. 

Em 2024, as expectativas estão ainda mais altas, com projeções indicando um crescimento significativo nas vendas online. Estar preparado para atender a demanda e oferecer uma experiência de compra memorável pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.

Neste artigo, vamos ver como estão as expectativas para as vendas do Dia dos Namorados em 2024, quais os produtos mais procurados pelos consumidores e como preparar o seu e-commerce para a data. Boa leitura!

Expectativas de vendas para o Dia dos Namorados

O e-commerce brasileiro está otimista para o Dia dos Namorados 2024, com projeções indicando um crescimento nas vendas online. Para esse ano, o número de consumidores ativos é previsto em 99,7 milhões de brasileiros, um crescimento de 7,6 milhões em relação ao ano anterior, conforme dados do SPC Brasil e Offerwise.

De acordo com a Ebit | Nielsen, as vendas no Dia dos Namorados deste ano devem atingir um lucro de aproximadamente R$ 2,5 bilhões. Esta data é uma das mais lucrativas do calendário comercial, com um aumento esperado de 30% a 60% na receita em diversos setores, conforme levantamento do portal Jornal Contábil.

Grande parte das vendas deverá ocorrer online, refletindo a robusta expansão do comércio eletrônico. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) estima um faturamento total de R$ 205,11 bilhões para o e-commerce em 2024, com a expectativa de que esse crescimento continue nos próximos anos.

Além do e-commerce, o comércio físico também deve se preparar para aproveitar essa tendência, já que 71% dos consumidores planejam comprar algum produto ou serviço para o Dia dos Namorados, segundo o SPC Brasil e Offerwise. 

Com a combinação de um mercado em crescimento, consumidores ávidos por presentes únicos e estratégias de marketing eficazes, o Dia dos Namorados 2024 promete ser uma data altamente lucrativa e uma excelente oportunidade para fortalecer o relacionamento com os clientes.

Produtos que mais vendem no Dia dos Namorados

Uma das formas de preparar o e-commerce para o Dia dos Namorados é saber quais os itens mais procurados pelos consumidores. Dessa forma, o lojista pode se preparar para manter uma boa quantidade de estoque e focar a divulgação nestes itens.

Segundo a InfoMoney em 2023, os produtos mais procurados são:

  • chocolates (12,2%);
  • roupa masculina (12%);
  • sapato masculino (17,5%);
  • sapato feminino (14,4%);
  • tênis (10,3%);
  • produto para pele (18,2%);
  • perfume (16,4%);
  • artigo de maquiagem (17,5%);
  • hospedagem (14,4%);
  • e livro (11,9%).

Esses são alguns dos itens mais procurados, mas ainda assim, é possível que os casais demonstrem interesse em outras coisas. Conheça bem o seu público-alvo e acrescente produtos que façam sentido no catálogo.

Como preparar o e-commerce para o Dia dos Namorados

Prepare o estoque com os produtos mais desejados

Em épocas comemorativas, como o Dia dos Namorados, o comércio fica bem agitado. É natural e esperado que durante esse período a demanda de pedidos seja maior que de costume.

Por isso, é importante preparar o estoque para atender os pedidos dos novos clientes com qualidade. Analise as tendências de consumo dos anos anteriores e considere itens que tradicionalmente têm boa saída, como jóias, perfumes, roupas, e produtos personalizados. Verifique seus dados de vendas e faça previsões para assegurar que você tenha quantidade suficiente para atender aos pedidos sem faltar produtos.

Faça antecipação nas redes sociais

O gatilho da antecipação é usado para gerar expectativa nos consumidores pelo que está por vir. É a técnica usada por grandes marcas para fazer seus produtos e eventos serem comentados antes do acontecimento.

Funciona principalmente porque a expectativa libera uma carga de hormônios positiva nos consumidores, gerando uma sensação prazerosa quando o grande momento chega (a data da compra).

Além disso, é uma forma de lembrá-los que a sua loja virtual estará com ofertas especiais na data. No período, eles já estarão em busca de produtos para comprar, então, que seja da sua loja virtual.

Saiba mais: Gatilho da antecipação: o que é e como usar no e-commerce

Faça anúncios para atração de leads

As campanhas de antecipação são excelentes para aquecer a base de clientes e seguidores que a loja virtual já possui. Contudo, é sempre bom atrair novos leads para impulsionar ainda mais a venda.

Isso pode ser feito por meio de anúncios de tráfego pago. É recomendado que os anúncios apareçam para os possíveis clientes, pelo menos, duas semanas antes das ofertas acontecerem. Isso porque os consumidores precisam ser impactados pelas propagandas em média oito vezes para finalmente serem influenciados.

Campanhas de última hora funcionam melhor caso a loja virtual decida fazer algum tipo de oferta relâmpago e vender os produtos por um preço muito inferior ao habitual. 

Venda produtos personalizados

Produtos personalizados são uma tendência crescente e uma excelente opção de presente para o Dia dos Namorados. Ofereça a possibilidade de personalização em itens como canecas, camisetas, jóias, e objetos decorativos. 

Permita que os clientes adicionem nomes, datas especiais ou mensagens pessoais aos produtos, aumentando o valor sentimental e a exclusividade do presente. Destaque esses produtos em sua loja online e nas campanhas de marketing para atrair consumidores que buscam presentes únicos e significativos.

Com o Campo Personalizado, os clientes conseguem fazer o upload de arquivos de imagens e textos com suas especificações de personalização.

Ofereça brindes relacionados à data

Em meio a concorrência acirrada que as datas comemorativas trazem para o e-commerce, é imprescindível buscar formas de atrair a atenção dos de forma que as suas ofertas sejam mais atraentes que as da concorrência.

Existem muitas formas de fazer isso, uma delas é oferecer brindes nas compras. Esses brindes podem ser entregues para todos os clientes do período ou apenas para quem comprar a partir de determinado valor.

Na primeira opção, a loja gera um sentimento de satisfação nos clientes que se sentem agraciados com o presente. Na segunda opção, também são despertadas sensações positivas nos clientes além de aumentar  o valor do ticket médio. Para ativar essa funcionalidade, use o Brinde no Carrinho.

O Dia dos Namorados é uma data agitada no e-commerce e as expectativas para 2024 são de muitas vendas. Por isso, foque em aplicar as melhores estratégias de marketing para colher os frutos da época. Para melhor experiência do cliente, conte com as soluções da Empreender.