Nos dias de hoje, a publicidade online desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer marca, especialmente no contexto do comércio eletrônico. Uma abordagem estratégica que está ganhando destaque é o Retail Media, uma tática que oferece às empresas a oportunidade de alcançar seu público-alvo de maneira precisa e eficaz. 

Diferente dos anúncios tradicionais, o Retail Media se baseia nos dados das próprias plataformas de e-commerce para criar campanhas altamente segmentadas. 

Neste artigo, exploraremos em profundidade o conceito de Retail Media, analisando suas vantagens e como as marcas podem aproveitá-lo para aumentar a conscientização da marca, gerar tráfego para seus sites e, o mais importante, impulsionar as vendas. 

Vamos mergulhar nesse mundo onde a publicidade encontra o varejo online, revelando as estratégias que podem transformar anúncios em resultados palpáveis. Se você deseja maximizar o potencial de sua marca no cenário digital, continue lendo para descobrir como o Retail Media pode revolucionar sua abordagem de marketing.

O que é Retail Media

Retail Media é a estratégia de publicidade online que permite que marcas anunciem seus produtos em sites e plataformas de e-commerce.

É uma estratégia de marketing pensada para atingir de forma certeira o público-alvo de uma marca. A diferença do Retail Media para os anúncios tradicionais é que nas campanhas são usados os dados da própria plataforma ao invés dos dados de ferramentas como Google ou Facebook Ads.

Na prática, funciona da seguinte forma: imagine que você tem um e-commerce de utensílios para o lar e decide fazer anúncios retail media com uma imobiliária. Algumas das possibilidades seriam:

  • A empresa de e-commerce de coisas para o lar pode patrocinar um espaço em um site de imobiliária. O espaço pode ser usado para exibir anúncios de produtos que são relevantes para as pessoas que estão procurando comprar uma casa, como móveis, eletrodomésticos e decoração;
  • A empresa de e-commerce de coisas para o lar pode criar uma campanha de retail media que seja direcionada a pessoas que estão procurando comprar uma casa. A campanha pode incluir anúncios de produtos que são relevantes para as pessoas que estão na fase de planejamento de sua compra, como livros sobre decoração de interiores ou ferramentas de reforma;
  • A empresa de e-commerce de coisas para o lar pode se associar a uma empresa imobiliária para criar uma campanha de retail media que seja direcionada a pessoas que estão prestes a se mudar para uma nova casa. A campanha pode incluir anúncios de produtos que são úteis para pessoas que estão se mudando, como caixas, móveis e serviços de mudança.

Quais as vantagens de investir em Retail Media

Alcance relevante

Os anunciantes podem usar os anúncios retail media para atingir um público altamente relevante, pessoas que já estão interessadas nos produtos ou serviços anunciados.

Alto ROI

ROI é a sigla em inglês para Return On Investment (retorno sobre investimento). É uma métrica usada para calcular o quanto de lucro uma campanha obteve. 

Anúncios mais segmentados tendem a converter muito mais, pois a maior parte do público impactado possui algum interesse pelo assunto. Sendo assim, os anúncios retail media podem ser uma forma eficaz de gerar leads e aumentar as vendas do e-commerce.

Flexibilidade

Os anunciantes podem escolher entre uma variedade de formatos de anúncios, incluindo banners, vídeos e anúncios nativos.

Medição

É possível mensurar os resultados da campanha de anúncios retail media para saber se foram satisfatórios e o que deve ser ajustado usando uma variedade de métricas, como tráfego para o site, conversão em vendas e ROI.

Aumento da conscientização da marca

Os anúncios retail media podem ser usados para aumentar a conscientização da marca ao apresentar os produtos ou serviços de uma marca em um contexto relevante. Por exemplo, uma marca de refrigerantes pode anunciar seu produto em um site de notícias esportivas, onde as pessoas estão interessadas em esportes.

Geração de tráfego para o site ou aplicativo

Os anúncios retail media podem ser usados para gerar tráfego para o site ou aplicativo de uma marca ao direcionar os anúncios para pessoas que estão interessadas nos produtos ou serviços de uma marca. Por exemplo, uma marca de roupas pode anunciar seus produtos em um site de moda, onde as pessoas estão interessadas em comprar roupas.

Impulsão das vendas

Os anúncios retail media podem ser usados para impulsionar as vendas ao direcionar os anúncios para pessoas que estão prontas para comprar. Por exemplo, uma marca de eletrônicos pode anunciar seus produtos em um site de varejo online, onde as pessoas estão procurando comprar eletrônicos.

Como usar Retail Media

Para fazer anúncios de retail media eficientes, o primeiro passo é escolher a plataforma ideal. Isso pode incluir sites de serviços complementares, blogs do mesmo nicho, lojas virtuais complementares, etc.

Por exemplo, se a sua loja virtual comercializa roupas femininas, pode ser interessante criar uma campanha de anúncios retail media em parceria com uma loja que vende cosméticos com foco no público feminino.

Onde encontrar anúncios para retail media

Os anúncios retail media podem ser feitos em diversos formatos: banners, display, imagens retangulares, etc. Todos os formatos podem ser facilmente encontrados no 365 Artes.

O 365 Artes é um banco de imagens da Empreender que conta com centenas de imagens para e-commerce que podem ser usadas em criativos e redes sociais. São dezenas de banners, anúncios e selos.

As imagens são totalmente editáveis pelo Canva, podendo ser personalizadas de acordo com a identidade visual da loja virtual, ou dos objetivos do anúncio. Todas as imagens são produzidas por designers profissionais e por apenas 49 reais por mês você tem acesso ilimitado às artes. Conheça o 365 Artes agora mesmo.

Leia também o nosso artigo Retail Media no e-commerce: como influencers podem ajudar na estratégia