Fazer compras à vista não é uma opção viável para a maioria dos consumidores. O parcelamento de compras é um hábito bastante típico dos brasileiros. Portanto, oferecer a opção de parcelamento na Shopify é uma forma das lojas virtuais manterem suas vendas e atrair novos clientes.

A opção é benéfica tanto para o cliente, que consegue comprar os itens que deseja, quanto para a loja virtual que mantém um fluxo de caixa recorrente e consegue atrair mais clientes.

Nesse artigo vamos falar sobre os hábitos de compra do consumidor brasileiro, quais as vantagens de oferecer a opção de parcelamento e como fazer isso na loja virtual da Shopify.

Por que oferecer parcelamento na Shopify

Quando falamos em compras online, é imprescindível mencionar o crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos.

O mercado de e-commerce é um dos setores que mais cresce no país. A tendência para os próximos anos é que continue crescendo.

De acordo com os dados da ABComm Forekast (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce teve um faturamento de 169,58 bilhões de reais em 2022 e a expectativa para 2023 é atingir 185,7 bilhões de reais.

Uma parte considerável da população brasileira ainda sente receio em fazer compras online devido aos golpes de páginas falsas e o risco de vazamento de dados. 

Porém, aos poucos os consumidores se sentem mais seguros para realizar transações pela internet. Atualmente, 80% dos consumidores entre 25 e 40 anos fazem compras principalmente online.

Método de pagamento favorito dos brasileiros

De acordo com um levantamento realizado pela Opinion Box em 2022 sobre os principais métodos de pagamento, 80% dos consumidores brasileiros usam o cartão de crédito para fazer compras, seguido do Pix (77%), dinheiro físico (73%) e cartão de débito (66%).

Quando falamos especificamente sobre compras no e-commerce, 64% dos entrevistados usam o cartão de crédito como meio de pagamento, 13% pix e 7% usam o cartão de débito.

Quanto ao parcelamento, de acordo com uma pesquisa do SPC Brasil, 79% dos consumidores costumam parcelar as compras no cartão de crédito.

Essa mesma pesquisa mostra que um em cada quatro consumidores ouvidos na pesquisa (28%) consideram ruim a hipótese de não ter a possibilidade de parcelar suas compras. Destes, 64% afirmam que o crédito é a única forma de comprar os bens que desejam.

Isso significa que não ter a opção de parcelamento das compras na loja virtual é como colocar um muro entre novos possíveis clientes e as vendas.

Vantagens de oferecer parcelamento na Shopify

Aumento nas vendas

Considerando que o cartão de crédito é o principal meio de pagamento dos brasileiros e quase 80% da população costuma parcelar as compras, o primeiro motivo para fornecer a opção de parcelamento na Shopify é que, dessa forma, a loja tem um alcance muito maior de possíveis clientes.

Limitar essa opção é deixar a loja virtual inacessível para a maioria dos consumidores. A menos que seja uma loja de luxo com foco na alta sociedade, essa não parece ser a escolha mais inteligente.

Possibilidade de ancoragem de preço

Ancoragem de preço é uma estratégia de neuromarketing usada para criar a percepção de que um preço é justo ao comparar com outros preços. 

Um exemplo comum de ancoragem de preço são as pipocas vendidas no cinema. O Cinemark, por exemplo, apresenta os tamanhos do refil e depois anuncia que por apenas R$ 1,00 a mais do que a pipoca grande, você compra a pipoca Mega Refil e garante o dobro de pipoca. 

Dessa forma, o consumidor entende que comprar a pipoca Mega Refil é mais vantajoso, pois ele recebe o dobro por apenas 1 real.

Isso também acontece com o valor das parcelas de uma compra. Quando a loja anuncia um produto a 12x de 48,90 o preço parece mais atrativo do que quando é apresentado por 586,80.

Para mostrar o valor das parcelas na loja virtual, siga o tutorial abaixo:

Aumento do ticket médio gasto na loja

O ticket médio representa o quanto o consumidor vai gastar na loja virtual. Com a opção de parcelamento disponível os clientes se sentem mais motivados a comprar itens mais caros ou comprar vários itens, pois o valor mensal cabe em seu bolso.

Imagine que uma loja virtual comercializa itens de tecnologia. Um cliente deseja comprar um computador que custa 3000 reais. 

Com o pagamento único, esse valor pode ser bastante salgado para o consumidor, mas com a opção de parcelamento, o valor se torna mais leve e a probabilidade desse consumidor comprar mais itens que sejam complementares, como headphones, aumenta.

Leia também: Como aplicar estratégias de cross selling e upselling no e-commerce

Maiores chances de recompra 

De acordo com um levantamento realizado pela Episerver, aproximadamente 62% dos consumidores têm o hábito de fazer compras todos os meses e 26% dos entrevistados afirmam comprar ao menos uma vez por semana.

Como falamos no artigo sobre funil de vendas para e-commerce, o relacionamento com os clientes de uma loja virtual não termina com a concretização da venda. A fidelização é uma parte importante do funil.

Um cliente fiel provavelmente comprará da loja virtual novamente simplesmente porque não há motivos para ir para a concorrência quando ele tem tudo que precisa.

Portanto, oferecer a opção de parcelamento é deixar as portas abertas para que os consumidores voltem sempre que quiserem.

Como oferecer parcelamento de compras na Shopify

A plataforma da Shopify fornece a opção de parcelamento de compras mas não exibe para o cliente o valor das parcelas, portanto é necessário integrar  loja virtual com o aplicativo Parcelamento da Empreender.

O aplicativo Parcelamento tem diversas funcionalidades úteis para uma loja virtual, como:

  • Exibir o valor das parcelas na loja virtual: o cliente consegue ver quanto fica cada parcela e assim, tem a sensação de que o valor do produto cabe no seu bolso
  • Cálculo de frete: o frete é muito importante no fechamento das vendas. Fretes caros demais é um dos principais motivos para o abandono de carrinho nas lojas virtuais.
  • Simulação de frete: antes de confirmar a venda, o cliente consegue fazer uma estimativa de quanto vai dar o valor final do frete.
  • Box de venda:  é uma funcionalidade que permite que o lojista acrescente informações extras na página do produto como descontos, cupons, últimas unidades, frete grátis e muito mais. 
  • Preço coleção: o app Parcelamento mostra o valor da parcela antes mesmo do cliente ir para a página de compra, nesse caso o valor da parcela pode ser exibido na própria página de coleção dos produtos.

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