Oferecer descontos é uma estratégia infalível para atrair compradores para o seu negócio. Não importa se os clientes precisam ou não do produto, se está na promoção eles querem. Descontos progressivos
Os descontos progressivos são aqueles que aumentam conforme o cliente coloca mais produtos no carrinho. Podem ser feitos de diversas formas, mas a mais comum é oferecer uma porcentagem a cada valor final de compra.
Por exemplo, compras a partir de 40 reais recebem 10% de desconto, compras a partir de 60 reais recebem 15% de desconto, etc.
Neste artigo, vamos entender o que são os descontos progressivos e por que usá-los na sua estratégia de marketing será eficiente para aumentar o valor do ticket médio e trazer de volta antigos clientes.
O que são descontos progressivos
Descontos progressivos é uma estratégia de vendas que, à medida que o cliente aumenta o valor de sua compra, o desconto final também aumenta. Na prática, essa estratégia incentiva o consumidor a gastar mais na sua loja.
Por exemplo, imagine que você vende um produto com um desconto fixo, mas à medida que o cliente adiciona mais itens ao carrinho, este desconto aumenta.
Esse tipo de estratégia funciona porque o cliente vê vantagens em adquirir mais produtos. Um dos fatores que influenciam nisso é a ancoragem. Se ao adquirir determinado item eu tenho 10% de desconto, mas adquirindo um novo item eu tenho 15% de desconto, então vale a pena a segunda opção.
Quando não aproveita a condição, o cliente sente que está perdendo e, por isso, a estratégia é tão eficaz.
Como os descontos progressivos são usados.
Os descontos progressivos podem ser aplicados de diversas formas. Por exemplo, compras a partir de 40 reais recebem 10% de desconto, compras a partir de 60 reais recebem 15% de desconto, etc.
Uma loja de roupas pode oferecer um desconto de 10% na segunda peça comprada, e um desconto de 20% na terceira peça comprada. Isso pode incentivar os clientes a comprar mais peças, aumentando o ticket médio da compra.
Os descontos progressivos podem ser uma estratégia eficaz para aumentar as vendas, reduzir o estoque, ou fidelizar clientes. Ao escolher uma estratégia de descontos progressivos, é importante considerar os objetivos da sua loja e os produtos que você deseja promover.
Motivos para usar descontos progressivos
Aumento do ticket médio
O valor do ticket médio é a representação de quanto, em média, os clientes estão gastando com a loja virtual em um período de tempo determinado. Por exemplo, um mês, um trimestre, um semestre, um ano, etc.
É uma métrica importante para avaliar o desempenho das estratégias de vendas aplicadas no negócio.
O cálculo do valor do ticket médio é feito da seguinte forma: some todo o faturamento do período que deseja calcular e divida pelo número de clientes que compraram nesse mesmo período. O resultado representa o valor do ticket médio.
Quando você faz uma promoção de descontos progressivos na sua loja virtual, os clientes se sentem mais motivados a gastar mais para aproveitar a vantagem. Dessa forma, o valor do ticket médio durante a promoção tende a aumentar.
Aumento de tempo na loja
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), um dos principais motivos que contribuem para as compras por impulso é ficar navegando nas lojas (43%).
Quando o cliente tem a possibilidade de receber descontos progressivos em suas compras, ele passa mais tempo navegando pela loja a fim de encontrar produtos que sejam do seu interesse.
Um dos benefícios disso é que, além de aumentar o valor gasto na loja, ele pode se interessar por outros produtos para serem comprados posteriormente. Isso contribui com as taxas de recompra.
Mas não podemos contar que o cliente vai lembrar aleatoriamente de voltar na loja para comprar os itens que deseja. Para não desperdiçar essa oportunidade é importante ter o recurso de favoritar os itens de seu interesse em uma wishlist. Isso pode ser feito com o aplicativo Super Favoritos.
Saiba mais: Estratégias para aumentar o tempo de navegação na loja
Incentivo à recompra
Uma das vantagens de vender para clientes que já compraram de você anteriormente, é que não é preciso fazer um trabalho de convencimento muito intenso.
Momentos de campanhas e promoções são muito oportunos para entrar em contato com a base de clientes existentes e chamá-los para comprar novamente.
O cliente já tem um nível de consciência elevado porque teve sua experiência. Para ele, ou o serviço é bom ou não é. Se sua experiência for positiva, ele volta a fazer negócio com loja virtual.
Essa estratégia é excelente para aumentar as taxas de recompra e recuperar clientes inativos por um tempo.
Os descontos progressivos são uma excelente estratégia para atrair clientes, aumentar o ticket médio e reaquecer uma base de clientes inativos. Com os aplicativos da Empreender, sua loja será muito mais profissional.