O Google é a principal ferramenta de buscas usada pelos consumidores para fazer compras online. Por meio do mecanismo de busca os usuários encontram as lojas, podem comparar preços e conferir as avaliações deixadas por outros clientes.
Um dos requisitos para vender fazer vendas online é conquistar a confiança dos consumidores. Afinal, ninguém quer perder seu dinheiro em uma compra ruim. As avaliações desempenham um papel importante nessa missão. Um lojista que consegue ser bem avaliado no Google se encontra no melhor cenário para vender online.
Neste artigo, você vai entender a importância das avaliações para a loja virtual, outras formas de conseguir provas sociais, por que é importante ter avaliações no Google e como padronizar as avaliações da sua loja para o mecanismo de busca.
A importância das avaliações para a loja virtual
Por razões biológicas, os seres humanos buscam a opinião de outras pessoas para saber se algo é confiável. O nosso cérebro precisa nos proteger dos perigos do mundo a fim de garantir a nossa sobrevivência. Por isso, busca a confirmação de outros humanos de que algo é confiável e não fatal.
Esse fenômeno ocorre mesmo que o nosso único objetivo seja comprar uma escova de cabelo mais confortável.
Com o avanço da tecnologia e um mundo cada vez mais conectado, esse fenômeno se intensificou. Hoje, buscamos a opinião de outras pessoas para praticamente tudo. Desde qual loja virtual é a mais confiável até a melhor forma de usar os produtos.
Alguns dados sobre a prova social indicam que:
- 95% dos usuários lêem avaliações antes de comprar online;
- A opinião de micro influenciadores convenceu mais de 45% dos seguidores a comprar algo;
- 57% dos consumidores visitam o site de uma empresa depois de ler uma avaliação positiva.
Você sabia? No OVNI você encontra centenas de influenciadores para fazer parcerias de divulgação para sua loja virtual
Avaliações não são a única forma de prova social
As avaliações são de fato muito importantes para lojas virtuais e qualquer negócio que deseja vender seus produtos. Mas se engana quem pensa que as avaliações são a única forma de prova social.
Com a popularização das redes sociais e a produção de conteúdo feita pelos usuários, hoje os lojistas têm a possibilidade de transmitir segurança e credibilidade por meio de conteúdos orgânicos dos clientes (UGC) e com a realização de parcerias com influenciadores.
Além da descrição de satisfação dos usuários, as provas sociais em forma de conteúdo conseguem demonstrar como o produto se comporta e uso e os principais benefícios reais. Isso torna o depoimento ainda mais confiável.
Não é à toa que trends como Tik Tok made Buy It e resenhas de produtos fazem tanto sucesso.
Leia também: UGC e Marketing de Influência: como unir as estratégias
A importância das avaliações no Google
Otimização para mecanismos de busca (SEO) consiste em um conjunto de estratégias e técnicas destinadas a aprimorar a visibilidade e o tráfego orgânico de sua loja online nos principais motores de busca, como o Google.
Mas por que isso é tão crucial? Simplesmente porque a maioria das pessoas utiliza os motores de busca para encontrar produtos que desejam comprar. Estar bem posicionado nos resultados de pesquisa é fundamental para atrair um fluxo constante de visitantes qualificados para sua loja.
Sejamos honestos, quem realmente tem tempo ou disposição para vasculhar diversas páginas de resultados? Normalmente, os usuários tendem a clicar nos primeiros resultados, presumindo que sejam os mais relevantes e confiáveis.
Daí a importância de alcançar uma boa posição nos resultados de pesquisa. Quanto mais alta a classificação de sua loja, maiores são as chances de ser notada pelos potenciais clientes. Isso se traduz em mais visitas, mais oportunidades de vendas e, naturalmente, mais sucesso para seu empreendimento!
Portanto, não subestime a influência do SEO. Ele é o caminho para elevar sua loja virtual ao topo e capturar a atenção de seu público-alvo.
Como padronizar as avaliações da Nuvemshop para o Google
Se a sua loja virtual está hospedada na plataforma Nuvemshop e você deseja padronizar as avaliações para o Google, é importante que você tenha o Lily Reviews instalado.
O Lily Reviews é o aplicativo de avaliações mais completo para lojas virtuais. Com ele, os clientes conseguem fazer avaliações em texto, anexar fotos e vídeos e linkar conteúdos do TikTok na página.
Além disso, o aplicativo permite a criação de cupons de desconto para clientes que avaliam os produtos. A novidade é a padronização de avaliações no Google.
A padronização funciona da seguinte forma: você recebe as avaliações na sua loja virtual, o Lily Reviews padroniza a linguagem, o Google coleta essas informações, faz uma avaliação delas e, se estiver tudo certo, exibe essas avaliações quando a sua loja aparecer nos mecanismos de busca.
Para fazer isso, basta ativar um script seguindo os seguintes passos:
- Na barra lateral esquerda do Lily Reviews vá até o menu padronizar;
- Clique no menu do Google que vai aparecer na tela;
- Clique em ativar script.
Veja o passo a passo em vídeo:
Pronto! agora suas avaliações vão aparecer também no Google e posicionar muito melhor a sua loja virtual nos mecanismos de busca.