O rastreio de encomendas é uma etapa importante na construção de uma boa experiência do cliente. Quando personalizado, ajuda a construir uma relação de confiança entre os clientes e a loja virtual.
Porém, muitos lojistas simplesmente delegam esta tarefa para as transportadoras ignorando o impacto positivo que esse acompanhamento traria para a loja virtual.
Neste artigo, você vai entender o que é o rastreio de encomendas, por que personalizá-lo na sua loja virtual e como fazer isso em lojas hospedadas na plataforma Shopify. Boa leitura!
O que é o código de rastreio
O código de rastreio é uma sequência única gerada em todas as encomendas enviadas via correios e transportadoras. Por meio deste código, os consumidores conseguem acompanhar todas as etapas do envio em tempo real.
Personalizar o rastreio de encomendas melhora a experiência do cliente
A experiência do cliente é fundamental no sucesso de qualquer negócio, mas muitas empresas ainda não descobriram sua real importância. Contudo, uma boa experiência abrange diversas áreas.
Hoje, não basta buscar se destacar apenas com um bom atendimento (isso deve ser o mínimo), muito menos oferecendo produtos de qualidade como se fosse algo fora da curva. É preciso encarar o negócio com seriedade e entender que as pessoas estão pagando pelos serviços, logo ser bem atendido e receber bons produtos não deve ser um diferencial.
Uma experiência do cliente de qualidade deve acompanhá-lo durante todas as etapas da jornada de compras. Desde o momento em que ele descobre o produto/negócio, até a etapa de pós-vendas.
Entre os diversos fatores que impactam na experiência do cliente está a possibilidade de rastrear encomendas. Afinal, quando essa possibilidade não está disponível para os clientes eles têm mais probabilidade de abandonar o carrinho de compras.
Isso porque as compras online representam um risco maior que as compras feitas em lojas físicas. No ambiente virtual os clientes não podem tocar nos produtos ou verificar sua qualidade.
Além disso, sempre existe o risco dele estar lidando com mais uma das milhões de lojas falsas que aplicam golpes anualmente. Sendo assim, quanto mais confiança e segurança a loja transmitir, melhor.
Como personalizar o rastreio de encomendas na Shopify
Quando um produto é enviado pelos correios, este disponibiliza um código de rastreio próprio que permite aos clientes acompanharem todo o trajeto da encomenda desde a postagem até a entrega.
Contudo, lojas virtuais que utilizam transportadoras podem disponibilizar seu próprio código usando o Rastreio.net.
Uma das vantagens de usar um sistema próprio de rastreamento de encomendas é que o lojista pode personalizar a comunicação com o cliente durante todo o trajeto, deixando o processo mais humanizado e fortalecendo o relacionamento com o consumidor.
Neste tópico, vamos ver como personalizar o Rastreio.net em lojas virtuais hospedadas na Shopify.
Integração rastreio.net com a Shopify
O primeiro passo é realizar a integração da loja virtual com o Rastreio.net seguindo algumas etapas simples, como você pode ver no tutorial a seguir:
Mensagens personalizadas
Manter os clientes atualizados a respeito dos status dos pedidos é essencial para construir uma relação de confiança e transmitir segurança. Essa etapa pode ser concluída fazendo uso de mensagens genéricas e robotizadas, mas essa definitivamente não é a melhor opção.
Quando o lojista se preocupa em personalizar as mensagens que serão enviadas aos clientes, ele demonstra que se importa com sua satisfação. Receber uma mensagem humanizada e com informações claras é muito melhor do que receber uma mensagem automatizada e que não transmite nada.
Esta prática contribui muito para a satisfação e fidelização dos clientes. E clientes satisfeitos são clientes que recomendam a loja para outras pessoas, além de avaliar positivamente no próprio site.
Para personalizar as mensagens de atualização dos status dos pedidos siga os passos abaixo:
Customização dos status dos pedidos
Os status dos pedidos são os diferentes estágios pelos quais um pedido passa, desde o momento em que é feito até a entrega ao cliente.
Os diferentes status podem variar dependendo da loja virtual, mas aqui estão alguns exemplos comuns:
- Pedido recebido: o pedido foi recebido pela loja virtual e está sendo processado.
- Pagamento aprovado: o pagamento do pedido foi aprovado e a loja está preparando o envio.
- Em preparação: a loja está preparando o pedido para envio.
- Enviado: o pedido foi enviado e está a caminho do cliente.
- Entregue: o pedido foi entregue ao cliente.
Os lojistas que utilizam o Rastreio.net na Shopify têm a possibilidade de customizar os status dos pedidos. No tutorial abaixo você descobre como:
Status de pedido genéricos
A internet e os avanços tecnológicos do nosso tempo proporcionaram uma rapidez na execução de quase tudo, jamais pensada em épocas anteriores. Hoje, em poucos segundos podemos nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo, efetuamos compras em minutos e o processo de cozimento já não leva horas.
A todo momento somos bombardeados de soluções que tornam as atividades do dia a dia cada vez mais rápidas e com menos esforço para executá-las.
Embora estes avanços sejam excelentes para otimizar nosso tempo e automatizar tarefas operacionais e repetitivas, uma das consequências disso é que a sociedade está cada vez mais imediatista e impaciente.
No contexto do e-commerce, ao efetuar uma compra o cliente deseja recebê-la o mais rápido possível.
Porém, essa não é a realidade. A maioria das lojas virtuais conta com uma equipe enxuta (se não o lojista sozinho) para realizar todas as etapas. Nesses casos, é comum que os lojistas separem um dia determinado para embalar e enviar os pedidos.
Sendo assim, até que o produto seja entregue a transportadora e esta assuma as atualizações de entrega, pode levar dias. Considerando que os consumidores estão cada vez mais ansiosos e imediatistas, essa espera não é vista com bons olhos.
Para atenuar a sensação de ansiedade dos clientes, os lojistas podem criar status dos pedidos personalizados. Os status dos pedidos personalizados são atualizações criadas pelo lojista que serão enviadas ao cliente até a entrega do pedido à transportadora.
No Rastreio.net, os lojistas podem criar até cinco status genéricos para atualizar os clientes. Esses status funcionam até a transportadora recolher o pedido. Caso o lojista crie cinco status genéricos e o pedido seja recolhido no terceiro dia, os próximos não serão enviados.
Veja no vídeo abaixo o passo a passo para criar status dos pedidos genéricos:
Saiba mais: Crie status de pedidos personalizados no Rastreio.net
Adicionando transportadoras
Dentro do Rastreio.net os lojistas têm acesso a um ranking com as melhores transportadoras do mercado, levando em consideração preços do frete, velocidade de entrega, satisfação do cliente, etc.
Porém, caso o lojista deseje enviar seus produtos via transportadora que ainda não está no Rastreio.net, ele pode adicioná-la manualmente. Dessa forma, ele aproveita todos os benefícios do aplicativo enquanto usa a empresa desejada.
Veja abaixo como fazer isso:
A experiência do cliente ainda não acabou
A entrega do produto no endereço do cliente ainda não é a última etapa quando pensamos na experiência do cliente. Poderia ser, mas isso fica para as lojas medianas e que não sabem como fidelizar.
O pós-vendas é uma etapa fundamental para garantir a satisfação do cliente. Neste momento o lojista recebe o feedback do consumidor a respeito de toda a sua jornada, o que ele tem de positivo para compartilhar e quais os pontos de melhoria.
Essa etapa é essencial para que o lojista saiba como a sua loja virtual está sendo percebida pelos clientes e quais ações deve tomar a partir disso. O melhor canal para o pós-vendas é o WhatsApp por ser mais intimista.
Após ouvir o cliente, se suas considerações forem boas, o lojista pode solicitar uma avaliação, assim novos clientes terão a tão importante prova social. Para isso, não deixe de usar o Lily Reviews.