Manter os clientes informados sobre o status de seus pedidos é essencial para qualquer loja virtual. Acompanhar as etapas da entrega, desde o pedido recebido até a entrega ao cliente, melhora a experiência do cliente, reduz abandonos de carrinho e não sobrecarrega o suporte ao cliente. 

Contudo, do pedido realizado até a coleta do produto pela transportadora pode levar alguns dias. Permanecer sem qualquer atualização durante esse tempo pode causar frustração nos clientes. 

Por isso, neste artigo você vai descobrir como criar status dos pedidos personalizados para manter os clientes constantemente atualizados até o envio do produto. Boa leitura!

Quais são os status dos pedidos

Os status dos pedidos são as diferentes etapas pelas quais ele passa desde o momento em que a encomenda é feita até a entrega na casa do cliente. Para acompanhá-los, os clientes recebem um código de rastreio e podem ver em tempo real o processo de entrega.

As etapas que o produto passa até chegar ao consumidor final pode variar de uma loja virtual para outra, mas as mais comuns são as seguintes:

  1. Pedido Recebido: A loja virtual recebeu o pedido e está iniciando o processamento.
  2. Pagamento Aprovado: O pagamento do pedido foi confirmado e a loja está preparando o envio.
  3. Em Preparação: O pedido está sendo preparado para despacho.
  4. Enviado: O pedido foi despachado e está a caminho do destinatário.
  5. Entregue: O pedido foi entregue ao cliente.

As atualizações dos status do pedido são importantes tanto para o cliente, que se sente mais seguro, quanto para o lojista que pode monitorar a etapa de entrega e atestar a qualidade das transportadoras parceiras.

Leia também: Rastreio de encomendas: Qual a importância para a loja virtual

A importância dos status dos pedidos 

Diminuição dos abandonos de carrinho

A possibilidade de acompanhamento do pedido é um dos fatores que influencia na decisão de compra do cliente. Quando a loja não apresenta essa funcionalidade, os consumidores tendem a buscar outras opções.

Por isso, a possibilidade de acompanhar detalhadamente o progresso dos pedidos incentiva os clientes a finalizarem suas compras, reduzindo o medo de não receberem informações adequadas após a compra. 

Com menos abandono de carrinho, a loja consegue aumentar a conversão de vendas, resultando em maior receita e melhor aproveitamento dos esforços de marketing e atração de clientes.

Melhor experiência do cliente

Disponibilizar a possibilidade do cliente acompanhar os status do pedido comunica transparência e segurança, consequentemente causando uma melhor impressão no cliente.

Oferecer uma boa experiência de compras é fundamental para fidelizar e atrair novos clientes. Um cliente que confia na loja virtual tem mais chances de fazer compras recorrentes, além de contribuir para a reputação da loja virtual.

Não sobrecarrega o suporte 

Outro motivo para disponibilizar o acompanhamento dos status dos pedidos é que a sobrecarga do suporte de atendimento.

Com fácil acesso ao status do pedido, os clientes têm menos necessidade de entrar em contato com o suporte, economizando tempo e reduzindo frustrações. Isso, por sua vez, libera a equipe de atendimento para focar em outros problemas que demandam mais atenção, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos com atendimento.

Gerenciamento de expectativas do cliente

Por fim, informações claras sobre o status do pedido ajudam a definir expectativas realistas sobre prazos de entrega, reduzindo a ansiedade e o risco de decepções. 

Gerenciar as expectativas dos clientes de maneira eficaz minimiza reclamações e problemas decorrentes de atrasos ou mal-entendidos, contribuindo para uma operação mais tranquila e uma melhor percepção da marca.

Como adicionar status dos pedidos na loja virtual

Para adicionar a funcionalidade de acompanhamento dos status dos pedidos na loja virtual, é necessário fazer a integração com o Rastreio.net.

Com o Rastreio.net, tanto o lojista quanto o cliente conseguem acompanhar as etapas de entrega. Além disso, o lojista consegue enviar mensagens de atualização personalizadas para os clientes.

Outra funcionalidade do Rastreio.net é que os lojistas possuem acesso a um ranking com as melhores transportadoras do país, podendo assim, escolher a que possui as entregas mais rápidas e seguras, com fretes mais acessíveis.

Veja abaixo como adicionar o Rastreio.net na loja virtual: 

Como criar status dos pedidos personalizados

Se dependesse do cliente, o pedido seria entregue em seu endereço dez minutos após finalizar uma compra online, tal qual acontece em delivery de comida. 

Porém, essa não é a realidade. A maioria das lojas virtuais conta com uma equipe enxuta (se não o lojista sozinho) para realizar todas as etapas. Nesses casos, é comum que os lojistas separem um dia determinado para embalar e enviar os pedidos. 

Sendo assim, até que o produto seja entregue a transportadora e esta assuma as atualizações de entrega, pode levar dias. Considerando que os consumidores estão cada vez mais ansiosos e imediatistas, essa espera não é vista com bons olhos.

Para atenuar a sensação de ansiedade dos clientes, os lojistas podem criar status dos pedidos personalizados. Os status dos pedidos personalizados são atualizações criadas pelo lojista que serão enviadas ao cliente até a entrega do pedido à transportadora. 

No Rastreio.net, os lojistas podem criar até cinco status genéricos para atualizar os clientes. Esses status funcionam até a transportadora recolher o pedido. Caso o lojista crie cinco status genéricos e o pedido seja recolhido no terceiro dia, os próximos não serão enviados.

Veja no vídeo abaixo o passo a passo para criar status dos pedidos genéricos:

A experiência de entrega é mais importante do que alguns lojistas acreditam. Essa atualização do Rastreio.net evita que os clientes se sintam frustrados com a espera, pois estarão sempre atualizados. Adicione agora mesmo na sua loja virtual com o Rastreio.net.