As avaliações, quando usadas de forma estratégica, de clientes são uma poderosa ferramenta de marketing para e-commerces, impactando diretamente as decisões de compra. Estudos mostram que a maioria dos consumidores busca feedbacks antes de comprar, utilizando as opiniões de outros clientes como referência de qualidade e confiabilidade. 

Para lojistas, isso representa uma oportunidade de potencializar as vendas e fortalecer a reputação da marca. Neste artigo, exploramos como usar as avaliações de forma estratégica para atrair e converter mais clientes.

Impacto das avaliações na decisão de compra

Não é segredo para ninguém que a grande maioria dos consumidores buscam avaliações antes de realizar uma compra. Os feedbacks deixados por outros clientes servem como termômetro de qualidade dos produtos e serviços realizados por aquela loja, muitas das vezes, desconhecida.

Segundo uma pesquisa, mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página antes de comprar algo e mais de 90% buscam saber a reputação da empresa antes de se tornarem clientes.

Além disso, segundo um levantamento feito pela Opinion Box, 70% dos consumidores afirmam que as avaliações influenciam em sua escolha e 45% alegam que elas influenciam muito.

Em contrapartida, uma outra pesquisa revelou que é preferível para os consumidores comprarem um produto com uma avaliação ruim entre tantas outras boas a comprar um produto sem nenhuma avaliação.

Sendo assim, é inegável que a coleta de avaliações é indispensável para o e-commerce e deve haver um esforço ativo da loja virtual para recolher os primeiros feedbacks se quiser fazer vendas mais fácil.

Porém, embora seja essencial, avaliações no site não são a única forma de usar as provas sociais. No próximo tópico vamos conhecer cinco formas de usar as avaliações de forma estratégica.

5 formas de usar as avaliações de forma estratégica

Já entendemos que antes de realizar uma compra o cliente busca por avaliações. Contudo, a página do produto não é seu único ponto de contato entre o cliente e o negócio. Sendo assim, é importante usar as provas sociais em outros contextos, como veremos a seguir.

Rotina de stories

Ter um perfil nas redes sociais ativo é fundamental para qualquer negócio. Hoje, 66% dos clientes têm o hábito de buscar produtos nas redes sociais, sendo o Instagram líder na preferência. Além disso, 38% afirmam que desconfiam quando uma empresa não está presente nas redes. 

Mas não basta apenas estar presente nas redes sociais. É preciso usar o perfil com estratégia a fim de elevar o nível de consciência do cliente, promover os produtos e fortalecer a marca.

Os stories são uma das melhores ferramentas para gerar conexão com o consumidor e é um grande qualificador de audiência.

Divulgar avaliações de clientes nos stories rotineiramente ajuda a construir a confiança dos consumidores que acompanham a marca no dia a dia, além de reforçar a segurança para aqueles que estão em fase de análise.

Leia também: Stories na loja virtual: como usar essa funcionalidade

Campanhas de antecipação para promoção

Descontos promocionais são um verdadeiro ímã de clientes. Nada seduz tanto o consumidor brasileiro quanto a ideia de pagar mais barato por um produto, sendo um dos grandes fatores das compras por impulso.

Porém, promoções acompanhadas de uma boa campanha de antecipação são melhores ainda. 

A antecipação nada mais é do que a criação de expectativa para algo que está por vir. No caso do e-commerce, quando a loja virtual anuncia que vai acontecer uma oferta especial em duas semanas, por exemplo, os consumidores ficam ansiosos para saber quais condições terão além de se programar financeiramente para a data.

Durante a antecipação a loja pode elaborar conteúdos que promovem os produtos com foco na geração de desejo. Próximo da data da promoção é o momento ideal para quebrar as possíveis objeções.

Nessa etapa, os depoimentos de outros clientes são essenciais para reforçar a qualidade e satisfação que o cliente já está antecipando em sua mente.

Página inicial da loja virtual

Na internet, o tempo para captar a atenção do usuário é muito curto. Segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, 76,7% dos e-commerces recebem até 10 mil visitas mensais, o que equivale a cerca de 300 visitas diárias. Com tantas alternativas, é fácil para o usuário decidir rapidamente se vale explorar mais o site.

Portanto, lojistas precisam adotar estratégias para manter o interesse dos visitantes, como banners atraentes, pop-ups promocionais e páginas interativas. Exibir avaliações na página inicial ajuda a demonstrar a confiabilidade da loja, pois reviews são elementos essenciais para influenciar decisões de compra.

Veja abaixo como fazer isso usando o Lily Reviews: 

Leia também: Adicione um carrossel de avaliações na Home Page da loja virtual

Página do produto

A forma mais tradicional de usar avaliações e extremamente importante para as vendas, não poderíamos deixar de lado as avaliações na página do produto.

Como mencionado anteriormente, mais de 80% dos consumidores buscam avaliações na página do produto antes de finalizar uma compra e mais de 70% consideram os comentários relevantes na hora da escolha.

Por isso, é essencial disponibilizar um espaço para as avaliações de clientes, além de incentivá-los a deixar o seu feedback após a entrega do produto.

Anúncios de remarketing

Por fim, outra forma de usar as avaliações de forma estratégica é divulgando nos anúncios de remarketing.

Remarketing é a estratégia usada para chamar a atenção de usuários que visitaram o site da loja ou perfil das redes sociais mas, por algum motivo, não realizaram a compra. Muito provavelmente esse abandono se deu por alguma objeção ou o cliente está na fase de consideração da jornada de compras, avaliando as diferentes opções.

Em ambos os casos, as avaliações podem ajudar a elevar o nível de consciência desse consumidor e demonstrar que a loja virtual é a melhor escolha.

Como adicionar avaliações na loja virtual

A integração entre a loja virtual e o aplicativo Lily Reviews oferece uma solução completa para coletar e exibir avaliações dos clientes. Com o Lily Reviews, os consumidores podem deixar avaliações em texto, adicionar fotos e vídeos, e até vincular conteúdos do TikTok diretamente na página do produto. 

Além disso, o aplicativo permite incentivar avaliações ao oferecer cupons de desconto aos clientes que compartilham suas experiências, aumentando a interação e a confiança de novos visitantes na loja.

Para adicionar o Lily Reviews na loja virtual siga os passos abaixo:

  1. Cadastre-se no Lily Reviews e faça login na conta;
  2. Vá até a aba integrações no menu lateral esquerdo;
  3. Localize a sua plataforma de e-commerce;
  4. Clique em fazer integração e siga os passos solicitados.

A partir de agora você pode aproveitar todos os benefícios do Lily Reviews e usar as avaliações de forma estratégica na sua loja virtual. Experimente gratuitamente.