A internet mudou a forma como os consumidores fazem compras. Antigamente as pessoas se dirigiam às lojas em busca dos produtos que queriam comprar e levavam pelo preço que tinha. Existia pouca margem para comparação.

Hoje o cenário é outro. Em apenas alguns minutos é possível visitar dezenas de e-commerces em busca daqueles que apresentam os melhores preços e benefícios para o consumidor como cupons de desconto e frete grátis. Os seus concorrentes não são mais apenas as lojas locais e sim lojas por toda a internet.

As taxas de conversão do comércio eletrônico no Brasil ainda são bem baixas. A maioria dos consumidores que passarem pela sua loja não vão finalizar a compra. Portanto, é essencial que o lojista busque formas de aumentar a conversão do próprio site.

Uma dessas formas é por meio do remarketing para e-commerce. É sobre isso que vamos falar nesse artigo.

O que é remarketing

Remarketing é a estratégia usada para impactar aqueles consumidores que acessaram o seu e-commerce mas por algum motivo não compraram nada.  É uma forma de fazê-lo lembrar do objeto que estava sendo pesquisado e aumentar as chances dele efetuar a compra na sua loja virtual.

O objetivo do remarketing no e-commerce é trazer de volta para sua página usuários que já visitaram ela. Utilizando o machine learning  o sistema identifica no perfil do usuário qual conteúdo ou oferta tem maior probabilidade de trazer ele de volta para a página baseado em seus interesses.

E por que a estratégia funciona? 

É simples. A maioria das pessoas que entram no seu site não vão comprar de você imediatamente. Em um e-commerce, por exemplo, a média da taxa de conversão em vendas é de 5%. Isso significa que 95% das pessoas que acessarem a página vão sair dela sem realizar uma compra.

Em páginas de captura de leads, em média mais de 60% das pessoas que passam por ela não deixam os seus dados. Isso acontece porque são necessários alguns estímulos até a decisão da compra do usuário.

É exatamente o que acontece quando você utiliza a estratégia de remarketing. Você continua gerando impacto naquele usuário que já o conhece e demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, mas que por qualquer motivo não comprou.

Tipos de remarketing no e-commerce

Existem alguns tipos de remarketing que você pode aplicar na sua estratégia de vendas para o e-commerce. Alguns dos mais populares são:

  • Mídia programática
  • Rede de pesquisa
  • Facebook Ads

Anúncios por Mídia Programática

A Mídia Programática, nada mais é do que compra e venda de publicidade online de forma automatizada. Utilizando os anúncios em Mídia Programática, o sistema identifica por meio do machine learning quais anúncios são os mais indicados para aquele usuário especificamente.

O sistema leva em consideração alguns fatores, como: histórico de compras, localização, interesses, etc. Então, as marcas anunciantes que tem aquele usuário como público-alvo podem fazer um lance para que seu anúncio seja exibido na plataforma. A que tiver o maior lance, ganha. 

Esse sistema permite anúncios cada vez mais segmentados, aumentando significativamente as taxas de conversão.

Rede de pesquisa

Os anúncios na rede de pesquisas são configurados por meio das palavras-chave no gerenciador de anúncios do Google. Eles podem aparecer, segundo o próprio Google nos seguintes locais:

  • Sites de pesquisa do Google: os anúncios podem aparecer acima ou abaixo dos resultados da Pesquisa Google. Eles também podem ser exibidos ao lado, acima ou abaixo dos resultados no Google Play, na guia “Shopping”, no Google Imagens, no Google Maps, inclusive no app Maps.
  • Parceiros de pesquisa do Google: os anúncios podem ser mostrados perto ou depois dos resultados da pesquisa dos parceiros de pesquisa ou como parte de uma pesquisa relacionada. Os parceiros de pesquisa incluem centenas de sites que não são do Google, além do YouTube e de outros sites do Google. Os anúncios podem ser mostrados nos sites de parceiros de pesquisa que mostram e contêm links para produtos à venda. A taxa de cliques (CTR) de anúncios nos sites de parceiros de pesquisa não influencia seu Índice de qualidade no Google.

Os tipos de anúncios de rede de pesquisas são:

  • Anúncios de texto, dinâmicos e responsivos de pesquisa e só para chamadas: são os tipos de anúncio mais comuns na rede de pesquisa. Eles são mostrados com um rótulo “Anúncio” ou “Anúncios” na página de resultados da pesquisa e podem ter um rótulo “Anúncios do Google” nos sites parceiros. Além disso, costumam incluir recursos de anúncio, que permitem aos anunciantes mostrar detalhes da empresa, como local e número de telefone.
  • Anúncios do Shopping: os anúncios do Shopping exibem e contêm links para produtos à venda. Eles são identificados como “Patrocinados” ou aparecem com um marcador “Anúncio” ou “Anúncios” na página de resultados de pesquisa. Nos sites de parceiros, podem ter um marcador “Anúncios do Google”.
  • Anúncios gráficos e em vídeo: os parceiros de pesquisa podem hospedar anúncios gráficos e em vídeo.

Facebook Ads

Também é possível configurar campanhas de anúncios de remarketing para e-commerce do seu site no gerenciador de anúncios do Facebook. É por isso que muitos usuários relatam na internet que têm  impressão de estarem sendo vigiados pelo aplicativo, já que basta pesquisar sobre um produto específico para receber centenas de anúncios do mesmo produto.

Isso acontece por meio dos pixels do Facebook que são configurados no site. Os pixels são parte de código javascript. Eles capturam e armazenam informações sobre o usuário por meio de cookies.

Os anúncios de remarketing do Facebook podem ser exibidos nos stories ou feed do Instagram e Facebook e na lateral do feed. 

Como aplicar o remarketing no e-commerce

Defina o objetivo da campanha de remarketing

Nem todos os consumidores que passarem pelo seu site vão estar no mesmo estágio do funil de vendas, ou jornada de compra. Definir qual o objetivo da campanha é importante para fazer uma segmentação de público eficiente e atingir taxas de conversão mais altas. 

Crie anúncios de remarketing no e-commerce para clientes

Já dizia Philip Kotler, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Quando um cliente tem uma boa experiência com a sua loja, as chances dele comprar de você novamente são grandes e os anúncios de remarketing para antigos clientes podem ajudar nisso.

Pessoas que já compraram de você e, principalmente, ficaram satisfeitas com a experiência são o seu público mais quente. Portanto, invista em anúncios para esses consumidores anunciando um produto novo ou uma promoção, por exemplo. As taxas de conversão desse público são muito maiores do que um público frio. 

Mensagens automáticas para o WhatsApp

A maior parte dos consumidores acessam o seu site e vão embora sem levar nada, mas outro problema que também é muito recorrente em lojas virtuais é o abandono de carrinhos.

Um carrinho abandonado é quando o cliente já decidiu pela compra, preencheu os dados na página de checkout mas não finalizou o pagamento. De acordo com o meta-estudo Barilliance, que reúne centenas de pesquisas desde 2006, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%.

Existem muitos motivos para o abandono de carrinhos e a sua loja virtual pode tomar algumas ações para reverter uma parcela deles enviando mensagens diretamente no WhatsApp do cliente. 

O SAK é o aplicativo líder em conversão na recuperação de boletos vencidos e carrinhos abandonados. No aplicativo você consegue configurar mensagens automáticas que são enviadas para o cliente lembrando da compra ou oferecendo algum benefício. Experimente grátis.