Empreender é o objetivo de muitas pessoas, pois ter o próprio negócio, escolher o horário de trabalho, ser o próprio patrão e até aumentar a renda são benefícios da profissão.
Sobre a palavra empreendimento, vale a pena ler o termo sob duas perspectivas, pois investir em uma nova empresa não é algo que uma pessoa necessariamente priorizará. No entanto, entender como uma empresa funciona pode ajudar.
Empreender é mais do que apenas ter uma empresa própria, afinal, ele fornece uma solução única e inovadora que pode resolver problemas e atender necessidades que nunca haviam sido feitas antes.
O propósito de uma organização, como uma auto escola com carro automático, por exemplo, é melhorar a vida de outras pessoas, fornecer uma nova adição e preencher um vazio.
No entanto, muitos indivíduos não conseguem atingir seu objetivo empreendedor por falta de conhecimento ou compreensão do processo.
Acreditam que é necessário um investimento significativo, não têm tempo e, assim, desistem do empreendedorismo.
Quem deseja iniciar seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar, precisa compreender por onde começar e quais os reais benefícios de ter uma empresa.
O que significa empreender?
Empreendedorismo e empreender são frequentemente utilizados na sociedade e no meio empresarial, e têm o mesmo significado em todos esses ambientes: o ato de fazer, realizar ou implementar um conceito.
Este conceito envolve o lançamento de uma nova empresa, a participação em um projeto no trabalho ou até mesmo o voluntariado na comunidade. O mais importante é ter um conceito criativo e persegui-lo para torná-lo realidade.
Uma companhia que fornece curso de operador de empilhadeira de grande porte é um exemplo de empreendedorismo, junto com um software que visa automatizar os processos de uma empresa.
Muitos exemplos de comportamento empreendedor estão presentes no mundo, mas quem estuda o assunto em livros ou na faculdade não consegue compreender que ele existe há séculos.
Para ilustrar, no século 17, Jean Baptiste Say e Richard Cantillon foram os dois pioneiros franceses no campo.
Eles discutiram o tema do empreendedorismo e afirmaram que o empreendedor é uma pessoa com habilidades produtivas e gerenciais e que está disposta a correr riscos.
Em 1942, Joseph Schumpeter associou a ideia de empreendedorismo ao crescimento econômico. Em seu conceito, o empresário aborda o chamado processo de “destruição criativa”.
Preocupa-se em destruir o antigo para criar novos produtos, utilizando diferentes métodos e em novos territórios. Como resultado, o empreendedorismo ainda está associado à inovação e à busca de novos mercados.
Para compreender o conceito de empreendedorismo, exemplos adicionais devem ser citados, como um fabricante de roupa de ciclismo Castelli, é necessário entender a definição de empreendedor.
Alguns acreditam que ser empreendedor está associado a glamour e reconhecimento fáceis de alcançar, mas a realidade é bem diferente.
Em última análise, esta é uma pessoa que tem um objetivo e tenta alcançá-lo. No entanto, até conseguir o que deseja, terá que saber lidar com:
- Administração de pessoas;
- Questões financeiras;
- Processos jurídicos;
- Estratégias para inovação;
- Marketing e prospecção.
Esse indivíduo possui atributos associados ao empreendedorismo, incluindo iniciativa, perseverança, disposição para assumir riscos, habilidades de planejamento, eficiência, liderança e uma grande rede de contatos.
No entanto, essas características não são os únicos critérios; o mais importante é saber reconhecer o que funciona para cada negócio e saber responder às adversidades.
Essencialmente, qualquer pessoa pode usufruir da liberdade de trabalhar como quiser, desde que tenha conhecimento e vontade de lidar com a liberdade daí decorrente.
A responsabilidade exclusiva pelo sucesso do negócio é do empresário, além disso, é necessário garantir que os resultados sejam permanentes.
Por exemplo, se um fabricante de enfestadeira automática estiver insatisfeito com o resultado, ele empregará várias táticas diferentes para reverter a situação e atingir o objetivo desejado.
O empreendedorismo também é um caminho um tanto solitário, por isso é fundamental entender o seu perfil profissional antes de abrir um negócio.
Os profissionais que preferem que outra pessoa compartilhe a carga de trabalho e os lucros podem buscar parceiros com habilidades complementares.
Entender esses conceitos é fundamental até mesmo para empresas de coworking que oferecem sala reunião pequena, pois assumir um projeto é algo sério, demanda tempo e dinheiro e pode gerar dores de cabeça se não for bem planejado.
A relevância do empreendedorismo
Com o crescente avanço da tecnologia, continuamente são criados novos métodos para oferecer serviços e produtos e para isso as pessoas precisam se adaptar constantemente.
Primeiro, os empreendedores são responsáveis por iniciar novos empreendimentos e criar empregos, isso contribui para reduzir o desemprego e aumentar o crescimento econômico.
Além disso, são reconhecidas por serem inovadoras e por apresentarem novos produtos como um novo modelo de gaveteiro escritório aço, por exemplo e serviços ao mercado, o que incrementa a economia e melhora a qualidade de vida da sociedade.
O empreendedorismo também beneficia o indivíduo pessoalmente, permitindo-lhe maior controle sobre suas finanças e independência financeira.
Além disso, promove maior versatilidade do que o emprego em um empregador específico, o que facilita um equilíbrio mais eficaz entre trabalho e vida pessoal daqueles que buscam ou trabalham com piso vinílico branco fosco.
Vantagens de se tornar um empreendedor
O empreendedorismo possibilita que as pessoas criem novas soluções para uma saturação do mercado ou inovem na forma como algo já é feito.
Além disso, para quem deseja começar nesse ramo, pode não conhecer bem as vantagens que o empreendedorismo traz. Para esclarecer isso, aqui estão algumas vantagens:
Trabalhar mais com o que gosta
A principal razão pela qual alguém escolheria se dedicar é viver de acordo com suas paixões e fazer o que gosta e acredita ser certo.
Por isso, é muito comum ver pessoas que começam a empreender baseado em hobbies que podem ser monetizados de alguma forma. Assim, as pessoas têm mais satisfação em atuar com aquilo que já faziam por gosto, mas agora atuam de uma forma profissional.
Atingir objetivos e sonhos
Aqueles que têm sonhos e objetivos grandes podem não se sentir satisfeitos trabalhando para alguém justamente por demandar muito tempo e pouca remuneração em alguns casos.
Por isso, pessoas que buscam atingir estes objetivos começam a empreender. Essa é uma ótima forma delas terem mais liberdade para conquistar o que desejam.
Mais flexibilidade no dia a dia
Empreender oferece mais flexibilidade do que trabalhar para um empregador, permitindo que as pessoas equilibrem sua vida profissional e pessoal de maneira mais satisfatória.
Dessa forma, uma pessoa que atue com inspeção de recebimento de matéria prima, pode começar a empreender na área e inovar com soluções que destacam o negócio no mercado.
Fora que essa possibilidade permite que a pessoa trabalhe de onde quiser, ainda mais quando se trata de prestação de serviços digitais.
Maior lucro sobre os investimentos
É verdade que investir dinheiro no começo de um negócio pode e muitas vezes é necessário, mas abrir um negócio pode gerar receitas e lucros significativos.
Ao contrário da situação em que uma pessoa trabalha para outra empresa e recebe um salário predeterminado, que dificilmente aumentará, na própria empresa o empreendedor pode ganhar muito mais dinheiro, onde tudo depende de sua dedicação e esforço.
Atingir um reconhecimento maior
Se o empreendedor tiver visão, determinação, foco, determinação e força de vontade, terá sucesso ao lançar seu negócio. E, mesmo que ele tenha funcionários, o dinheiro que o empreendedor ganhará será dividido de forma mais justa de acordo com seus critérios.
Além disso, o legado que pode ser deixado terá o seu toque pessoal e virá com a assinatura do empreendedor. A marca ou empresa levará as ideias do mesmo até o fim e poderá ter um impacto positivo em sua comunidade, região, país ou mundo.
Mais independência
Não depender de outras pessoas para orientação ou capital, poder se comprometer com projetos de longo prazo e definir a direção de crescimento do negócio é um dos benefícios que os empreendedores tendem a ignorar, mas isso é possível explorar.
Basta que o empreendedor se planeje bem para executar as ações necessárias para a criação de uma empresa e aplicar estratégias eficientes para conseguir clientes. Dessa forma é uma questão de tempo para que a empresa se torne autossuficiente.
Com isso, o empreendedor se torna mais independente e pode começar deixar o operacional para de fato se tornar um líder e começar a gerir pessoas que agreguem para os resultados e objetivos do empreendimento.
Considerações finais
Empreender é uma ótima opção para quem quer descobrir novos horizontes profissionais. A possibilidade de decidir sobre uma carreira é motivadora e inspiradora.
Adicionalmente, o responsável por um novo empreendimento não mais dependerá exclusivamente do reconhecimento do mercado de trabalho; em vez disso, eles irão criar suas próprias oportunidades dentro de sua especialidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.