Escrever anúncios de alta conversão para o e-commerce é uma habilidade muito importante para expandir o negócio. Por meio dos anúncios é possível impactar e atrair o público certo para a sua loja virtual.
Porém, para escrever anúncios de alta conversão é preciso mais do que apenas criatividade. É necessário conhecer o público-alvo, conhecer o seu segmento de mercado e saber a estrutura básica de um anúncio.
Pensando nisso, nesse blog post trouxemos algumas dicas de como buscar inspirações para o s seus anúncios, como fazer o planejamento da campanha e como montar uma estrutura de anúncio que converte.
Por que fazer anúncios online
Fazer anúncios de alta conversão para um e-commerce online é uma das maneiras mais rápidas de expandir o negócio e atingir uma base de consumidores muito maior que usando apenas o tráfego orgânico.
Os anúncios online permitem que você alcance um grande público, independente da sua localização geográfica Com as ferramentas de gerenciamento de campanhas online é possível segmentar o público-alvo com base em alguns critérios relevantes.
Dessa forma, é possível fazer com que os anúncios atinjam somente pessoas interessadas nos seus produtos.
Planejando o anúncio de um produto do e-commerce
Defina o objetivo do anúncio
O primeiro passo para escrever um anúncio de alta conversão é definir qual o seu objetivo. Afinal, nem todos os anúncios tem como finalidade a venda de um produto.
Em alguns casos, a campanha publicitária visa aumentar o brand awareness da marca, tornando a loja mais conhecida e com uma lista de leads maior. Em outros, o anúncio tem o objetivo de conduzir o receptor para a Landing Page do produto, para que os níveis de consciência sejam melhor trabalhados no texto.
Já em anúncios feitos para o público quente ou em super promoções com grandes descontos, o cta de compra está presente no anúncio. Sendo assim, defina qual o objetivo do anúncio antes de veicular nas plataformas digitais.
Defina o público-alvo
Tão importante quanto definir a mensagem certa do anúncio é definir quem é o público a quem ela se destina.
Para criar um anúncio de alta conversão para o e-commerce, estabeleça quem é o seu público-alvo respondendo às seguintes perguntas:
- Qual é a faixa etária?
- Qual é o gênero predominante entre os consumidores?
- Qual é a classe social dos clientes em potencial?
- Quais são as preferências dessas pessoas?
- Em que ocasiões as pessoas costumam usar meu produto?
- Quais são as necessidades e desejos dos consumidores ao adquirir esse produto?
- Onde essas pessoas costumam comprar produtos como esse?
- Qual é a frequência de compra desse público-alvo?
Pesquise sobre o público-alvo
Um dos maiores erros que alguns profissionais de marketing cometem é supor o que o público-alvo deseja ouvir. Se o seu objetivo é escrever anúncios de alta conversão para o e-commerce, ouvir a opinião dos clientes é fundamental.
Algumas formas de fazer isso incluem:
- Ler comentários do público-alvo nas suas redes sociais e nos perfis dos concorrentes;
- Analisar as métricas do e-commerce;
- Ler os comentários em vídeos do YouTube sobre o segmento;
- Pesquisar a opinião dos consumidores no Reclame Aqui;
- Fazer pesquisas diretamente com a sua base de clientes;
- Acompanhar pesquisas e levantamentos de mercado sobre comportamento do consumidor.
Com informações precisas a respeito do público-alvo, escrever anúncios de alta conversão para o e-commerce se torna muito mais fácil. Isso porque você passa a conhecer melhor as dores e desejos do público e pode adequar a sua comunicação.
Leia também: Persona: como definir o perfil de cliente ideal para o seu e-commerce
Busque referências
Buscar referências de anúncios de outras marcas e campanhas ajudam em basicamente duas coisas:
- Inspiração e criatividade: ao ter acesso ao que outras marcas estão fazendo, a sua mente começa a fazer conexões e novas ideias podem surgir a partir disso.
- Análise de mercado: observar como outros e-commerces estão produzindo os próprios anúncios permite que você crie um panorama do que está funcionando no mercado.
Contudo, não é preciso se prender ao que seus concorrentes estão fazendo ou replicar suas estratégias. A busca por referências permite que você crie um arsenal de ideias e, a partir disso, faça anúncios pertinentes ao público-alvo e ao posicionamento da sua marca.
Estrutura de um anúncio de alta conversão
Depois de estudar o público-alvo e buscar referências para criar anúncios de alta conversão para o e-commerce, é o momento de colocar a mão na massa e produzir as peças.
É importante ter em mente que tipo de anúncios funcionam melhor para o seu segmento. Anúncios estáticos, em vídeo, curtos ou longos.
Também é importante considerar a plataforma onde o anúncio será veiculado. Um anúncio feito para o Instagram tem características diferentes de um anúncio feito para o YouTube, ainda que a mensagem passada seja a mesma.
Considerando esses pontos, vamos à criação da estrutura do anúncio.
Defina o que precisa ser dito
Definir o que precisa ser dito significa escolher qual será o argumento central do seu anúncio. Um texto persuasivo deve ter coerência e coesão. É preciso que o leitor saiba do que se trata do início ao fim.
Não ter uma ideia central pode tornar o texto confuso e pouco eficaz. Sendo assim, defina o que precisa ser dito e construa toda a narrativa do anúncio em cima desse argumento.
Por exemplo, imagine que uma loja de calçados vai começar a veicular uma campanha de brand awareness, para aumentar sua base de seguidores. O público-alvo dessa loja são mulheres que preferem calçados confortáveis aos saltos altos.
Dessa forma, a ideia central do anúncio é que seus calçados são confortáveis e leves no pé. Tão simples como isso. A partir dessa ideia, baseado nas referências e no tom de voz da marca, os criativos serão produzidos.
Chame a atenção com a principal promessa
O título do seu anúncio é a primeira coisa que o consumidor vai ver e é ele quem define se ele seguirá na página ou pulará. Sendo assim, o título precisa ser impactante para chamar atenção.
Mas ser impactante é diferente de ser apelativo. Algumas formas eficazes de criar bons títulos é chamando atenção para o principal problema do cliente ou benefício do produto.
Mostre os benefícios do produto
É importante listar os benefícios do produto pois eles possuem um papel fundamental na hora de convencer os clientes a efetuarem a compra.
A verdade é que os consumidores não compram o produto em si, mas o que o produto é capaz de proporcionar para ele.
Uma pessoa solteira e que mora sozinha que compra uma panela antiaderente está comprando a facilidade de lavar a louça. Alguém que compra um airfryer, está comprando a possibilidade de comer comidas gostosas sem os malefícios da fritura.
Portanto, liste os benefícios dos seus produtos para mostrar aos consumidores nos seus anúncios e aumentar a taxa de conversão.
Faça a chamada para ação
A chamada para ação é o momento em que você convida o consumidor a tomar a ação desejada. A chamada para ação ideal vai depender do objetivo do seu anúncio.
Se é um anúncio de vendas, convide o consumidor a comprar. Se é um anúncio para chamar atenção para uma Landing Page, convide-o a ler a página. Se for um anúncio para aumentar a popularidade da marca, chame-o para conhecer o e-commerce.
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O visual de um anúncio possui grande importância nas taxas de conversão. Um criativo esteticamente agradável, feito com um design profissional transmite credibilidade para os clientes enquanto um criativo com design amador transmite falta de profissionalismo.
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