A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e lojistas, mas também é um momento em que as taxas de abandono de carrinhos atingem níveis alarmantes.
Estatísticas apontam que mais de 80% dos compradores online desistem de suas compras no último minuto durante esse evento. A pressão por encontrar as melhores ofertas e preços irresistíveis muitas vezes leva os clientes a abandonar seus carrinhos antes de concluir a compra.
Neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para recuperar carrinhos abandonados na Black Friday. Compreender por que os consumidores abandonam seus carrinhos e adotar ações específicas pode ajudar os lojistas a maximizar suas vendas durante esse período tão crucial. Boa leitura!
Taxas de abandono de carrinhos na Black Friday
O abandono de carrinhos é um problema recorrente no comércio eletrônico. Os dados de pesquisas na área apontam que mais de 70% dos consumidores desistem de finalizar a compra no último minuto.
Na Black Friday, as taxas de abandono de carrinho são ainda mais altas do que em outros períodos do ano. Isso ocorre porque os clientes estão mais propensos a abandonar seus carrinhos quando estão sob pressão para encontrar os melhores preços e ofertas.
Uma pesquisa realizada pela Salescycle em 2021 estimou que a taxa de abandono de carrinho na Black Friday é de 81% nos setores de varejo, moda, viagens e utilidades. No Brasil, uma pesquisa realizada pela E-commerce Radar em 2022 estimou que a taxa de abandono de carrinho na Black Friday é de 82%.
Como diminuir o abandono de carrinhos na Black Friday
As taxas de abandono de carrinhos na Black Friday são muito altas. O que é um grande desafio para os lojistas. Porém, algumas ações podem ajudar a diminuir esse número. É isso que vamos ver neste tópico.
Realce as vantagens da oferta
A Black Friday é marcada por promoções pouco vistas em outras épocas do ano. Algumas lojas oferecem descontos que chegam até 80% do valor do produto. Uma forma de evitar que o cliente abandone o carrinho é mostrando o quanto a oferta é vantajosa.
Para isso, compare o preço original com o preço oferecido na Black Friday. A especialista Deisy Osório sugere o uso de preço ao invés de porcentagem para demonstrar os descontos.
Saiba mais: Dicas de Deisy Osório para a Black Friday
Use gatilhos de escassez e urgência
O gatilho mental da escassez parte da ideia de que os seres humanos tendem a querer e valorizar mais aquilo que é escasso. Por exemplo, pedras preciosas. Parte do seu valor se dá pelo fato de que elas são difíceis de encontrar.
Ao descobrir que algo é escasso, ou seja, a demanda é muito maior que a oferta, as pessoas sentem a necessidade de comprar o mais rápido possível.
O gatilho mental da urgência se assemelha com o gatilho mental da escassez. Porém, sua aplicação está mais relacionada com o tempo de oferta do que com a quantidade de produtos.
É um excelente gatilho mental para usar nos momentos finais da Black Friday, com mensagens do tipo “últimas horas para garantir o desconto”, “só até hoje a noite” etc.
Leia também: 10 gatilhos mentais para usar na Black Friday
Ofereça diversos métodos de pagamento
Oferecer métodos de pagamentos variados na Black Friday é positivo por diversos motivos. Embora existam os métodos de pagamento mais usados, cada consumidor tem suas preferências.
Para alguns, pagar as compras no cartão de crédito pode ser inviável, enquanto um boleto bancário é a melhor opção. Oferecer uma variedade de opções permite que você atenda às diferentes necessidades dos seus clientes e aumente as suas chances de conversão.
Quanto mais opções de pagamento você oferecer, mais clientes poderão comprar na sua empresa. Isso pode levar a um aumento nas vendas, especialmente durante a Black Friday, quando o tráfego de clientes é alto.
Veja os métodos de pagamento mais usados pelos consumidores
Ofereça garantias
O gatilho mental da garantia e reversão de risco funciona a partir da ideia de que as pessoas são mais propensas a tomar uma decisão se acreditam que não há (ou há pouco) risco envolvido.
Na internet, esse gatilho mental é amplamente explorado com base no direito ao arrependimento.
Segundo o código do consumidor, pessoas que fazem compras online ou fora do estabelecimento, têm até sete dias para cancelar a compra, sem justificativas ou impedimentos.
Muitos lojistas e infoprodutores usam esse direito como argumento de compra sem risco. Afinal, se a pessoa não se sentir satisfeita com o produto basta cancelar a compra.
Os mais ousados, oferecem garantias maiores. Por exemplo, 30 dias para experimentar o produto, devolução integral do pagamento, compensações, etc.
Como recuperar carrinhos abandonados na Black Friday
As ações acima ajudam a diminuir o número de consumidores que desistem das compras de última hora, mas estão longe de resolver o problema. Eventualmente, alguns consumidores vão abandonar o carrinho.
Para esse problema, é preciso que os lojistas ajam ativamente para recuperar os carrinhos abandonados na Black Friday seguindo as dicas abaixo.
Envie mensagens personalizadas no WhatsApp
O WhatsApp é o melhor canal de comunicação para fazer a recuperação ativa de carrinhos abandonados.
A rede de mensagens possui a maior taxa de abertura de mensagens, ultrapassando 70%, e a maior taxa de cliques nos links, superior a 20%.
O SAK é a melhor ferramenta para enviar mensagens automáticas aos clientes, após um tempo determinado pelo próprio lojista, convidando para finalizar a compra.
Leia também: 7 mensagens para recuperar carrinhos abandonados
Use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estratégias usadas para incentivar o consumidor a tomar determinada ação, baseada em pequenos truques psicológicos.
Os gatilhos mais usados no marketing e vendas são: provas sociais, escassez, urgência,e garantia. Mas existem muitos outros que podem ajudar a dar um empurrãozinho a mais na hora da compra.
Faça anúncios de remarketing
O remarketing é uma estratégia de marketing que consiste em contatar por meio de anúncios, e-mails e mensagens somente as pessoas que já interagiram com a marca em algum momento.
Esse contato é possível pois quando um usuário entra em um site, um cookie é colocado em seu navegador, registrando sua passagem por ali.
Você pode usar o remarketing para personalizar seus anúncios para clientes específicos. Por exemplo, se um cliente visualizar um produto específico, você pode exibir anúncios para esse produto. Isso pode ajudar a aumentar a probabilidade de o cliente comprar o produto.
Convide para a Cyber Monday
O Cyber Monday acontece na segunda-feira após a Black Friday. É uma forma de estender os descontos oferecendo uma segunda chance para aqueles que não aproveitaram as ofertas.
Envie mensagens personalizadas para aqueles clientes que não finalizaram as compras na Black Friday, dando ênfase a última oportunidade de comprar com desconto.
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