A atração de leads orgânicos é essencial para o sucesso de um negócio de comércio eletrônico. Esses leads representam potenciais clientes que mostraram interesse genuíno na marca ou nos produtos oferecidos, fornecendo suas informações de contato de forma voluntária.

Atrair leads permite que a loja realize vendas sem fazer tanto esforço e sem precisar apelar para propagandas agressivas. Neste artigo, vamos entender o que são leads, quais as vantagens de atrair leads orgânicos e como fazer isso na loja virtual. Boa leitura!

O que são leads

São chamadas de leads pessoas que compartilharam com a loja virtual seus dados de contato, se tornando clientes em potencial. Geralmente, a captura de leads ocorre por meio da distribuição de vantagens gratuitas.

Possuir uma lista de leads é vantajoso, pois a loja virtual tem o contato de pessoas que possuem interesse no negócio e, a partir disso, podem desenvolver estratégias de marketing personalizadas e muito mais efetivas.

Vantagens de atrair leads orgânicos

Leads orgânicos são aqueles conquistados de forma natural e espontânea, sem o uso de anúncios e estratégias pagas. Eles chegam até a empresa por meio de pesquisas online, recomendações de amigos, compartilhamento de conteúdo, redes sociais, entre outros canais, de maneira voluntária e não solicitada.

Uma das maiores vantagens de atrair leads orgânicos é que eles possuem interesse genuíno pela marca e seu conteúdo, o que os torna muito mais qualificados quando a loja fizer uma oferta.

A atração de leads orgânicos é, em essência, ao principal objetivo do inbound marketing, ou marketing de atração, que busca trazer os consumidores para perto ao invés de ir até eles.

Outras vantagens de atrair leads orgânicos incluem:

Custo benefício: a atração de leads orgânicos requer menos investimento financeiro em comparação com outras estratégias de marketing, como publicidade paga. Isso ajuda a reduzir os custos de aquisição de clientes.

Engajamento com a marca: leads orgânicos se aproximam da marca por interesse genuíno em seu conteúdo. Sendo assim, é mais simples estabelecer um relacionamento mais próximo com seu público-alvo e mantê-los engajados.

Credibilidade e confiança: Os leads orgânicos geralmente são gerados por meio de conteúdo útil e relevante, o que ajuda a construir credibilidade e confiança na marca. Os consumidores tendem a confiar mais em recomendações orgânicas e resultados de pesquisa do que em anúncios pagos.

Escalabilidade e sustentabilidade: Uma estratégia bem executada de geração de leads orgânicos pode resultar em um fluxo constante de tráfego e leads ao longo do tempo. Isso cria uma base sólida e sustentável para o crescimento da loja virtual a longo prazo.

Como atrair leads orgânicos

Produção de conteúdo nas redes sociais

As redes sociais são poderosas ferramentas para atrair leads orgânicos. Ao criar e compartilhar conteúdo relevante e interessante, é possível engajar seu público-alvo e atrair a atenção de potenciais clientes. 

Utilize uma variedade de formatos, como imagens, vídeos, infográficos e histórias, para capturar a atenção do seu público e transmitir sua mensagem de forma impactante. Responda aos comentários, mensagens e menções, mostrando que você valoriza o engajamento e está pronto para conversar.

Produção de conteúdo otimizado para SEO

O SEO desempenha um papel fundamental na atração de leads orgânicos, tornando seu conteúdo mais visível nos resultados de pesquisa. 

Para otimizar seu conteúdo para SEO, identifique palavras-chave relevantes para o seu nicho e incorpore-as naturalmente no seu conteúdo. Produza conteúdo valioso que atenda às necessidades e interesses do seu público-alvo.

Incentive o UGC

UGC é a sigla para User-generated content (conteúdo gerado pelo usuário). Trata-se de todo o conteúdo de mídias sociais produzido por usuários e não pelas marcas ou criadores de conteúdo profissionais representantes da marca. Esse conteúdo pode incluir fotos, vídeos, resenhas, histórias, etc.

O UGC ajuda a criar um senso de comunidade em torno da marca. Os conteúdos podem se tornar uma tendência entre os consumidores e gerar o famoso FOMO (medo de ficar de fora). Atraindo mais consumidores para fazer parte do movimento.

Uma forma de incentiver o UGC é por meio do unboxing experience. Unboxing experience  (experiência de tirar da caixa, em tradução livre), é a estratégia de proporcionar um elemento surpresa no momento em que o cliente abre um pedido.

O unboxing experience se popularizou nos últimos anos e, por isso, alguns consumidores já têm o hábito de registrar o momento para compartilhar em suas redes sociais mostrando suas impressões em tempo real.

Ainda assim, é válido incentivar esse registro por meio de mensagens de WhatsApp e e-mail assim que a compra for confirmada. Peça para o cliente gravar o momento, postar nas redes sociais e marcar o arroba da loja virtual.

Após conquistar uma base de contatos, é importante realizar a nutrição dos leads para mantê-los fiéis e engajados com a marca. Encontre como fazer isso nesse link.

Para manter a sua loja virtual funcionando perfeitamente com clientes satisfeitos, conheça os aplicativos da Empreender.