Aumentar o ticket médio é uma das formas mais eficientes de elevar o faturamento da sua loja virtual sem a necessidade de conquistar novos clientes. Uma estratégia eficaz para alcançar esse objetivo é a venda de kits de produtos, que oferecem um valor agregado percebido como vantajoso pelo consumidor.
A combinação de itens complementares em um mesmo pacote promove a comodidade do cliente ter múltiplas necessidades atendidas por um preço promocional, além de incentivar que ele gaste um valor a mais em troca do benefício.
Neste artigo, você vai entender como os kits de produtos ajudam a aumentar o ticket médio da loja virtual, como montar kits de produtos além de ver cinco exemplos de kits para diferentes nichos. Boa leitura!
Como kits de produtos aumentam o ticket médio
O valor do ticket médio representa qual a média de valores gastos pelos clientes na loja virtual em um determinado período. É calculado dividindo o faturamento total desse período pelo número de clientes atendidos.
Supondo que a loja virtual possui uma base de clientes fiéis que fazem compras com recorrência com um ticket médio de 100 reais e um faturamento de R$50.000.
Agora imagine que em vez de gastar R$100,00 esses clientes gastassem R$150,00. O faturamento da loja aumentaria de R$50.000 para R$75.000, com a mesma quantidade de clientes.
Portanto, aumentar o valor do ticket médio é aumentar o faturamento da loja virtual, sem a necessidade de converter novos clientes.
A venda de kits de produtos é uma das melhores formas de fazer isso, considerando que a oferta possui um valor agregado que faz com que os clientes a enxerguem como vantajosa.
Isso porque, geralmente, adquirir kits de produtos costuma ser um preço inferior à compra dos itens separadamente. Logo, o cliente entende que está economizando mesmo gastando alguns reais a mais que o pretendido inicialmente.
Leia também: Kits de produtos: o que são e vantagens
Como montar kits de produtos
Para obter sucesso na venda de kits de produtos é preciso montá-los com estratégia. Um kit de produto não é apenas um amontoado de itens vendidos a um preço promocional, ele deve ser intencional e vantajoso.
Neste tópico vamos compartilhar dicas práticas para a montagem de kits de produtos na sua loja virtual.
Selecione produtos complementares
Para montar um kit de produtos prático e funcional, selecione produtos que atendam de forma conjunta alguma necessidade dos clientes e, preferencialmente, sejam itens que ele já compraria separadamente.
Por exemplo, em uma loja de beleza, um kit de cuidados faciais pode incluir um sabonete, um tônico e um hidratante. Esses produtos são usados em conjunto e oferecem uma rotina completa de cuidados, aumentando o valor percebido pelo cliente.
Para isso, analise o comportamento de compra dos seus clientes para entender quais produtos eles tendem a adquirir juntos. Isso permitirá criar kits que realmente façam sentido e atendam às necessidades deles, tornando a oferta mais atrativa.
Analise os dados de vendas
A análise dos dados de vendas anteriores pode revelar padrões que ajudam a identificar quais produtos são frequentemente comprados juntos. Se um grande número de clientes costuma comprar um laptop e uma mochila para laptop ao mesmo tempo, por exemplo, isso indica uma boa oportunidade para montar um kit.
Estratégia de precificação
A precificação é um dos aspectos mais críticos na montagem de kits de produtos. É importante oferecer um desconto atraente o suficiente para incentivar a compra, mas que ainda preserve uma margem de lucro saudável. Um exemplo é oferecer 10% de desconto sobre o preço total dos produtos adquiridos separadamente.
Teste diferentes estratégias de preço, como descontos percentuais, preços redondos (como R$99,90) ou ofertas de “leve 3, pague 2”. Avalie qual abordagem gera o maior retorno sem comprometer a rentabilidade.
Personalização de kits de produtos
Ofereça a possibilidade de personalização de kits, permitindo que os clientes escolham entre diferentes produtos para criar um pacote que melhor atenda às suas necessidades. Isso aumenta o engajamento e a satisfação do cliente.
Além disso, considere criar kits segmentados para diferentes perfis de clientes, como kits específicos para homens, mulheres, ou para ocasiões especiais (Dia das Mães, Natal, etc.). Use o Campo Personalizado para dar opção do cliente customizar o próprio pedido..
Veja também: Como aplicar estratégias de cross selling e up selling no e-commerce
Exemplos de kits de produtos
Kit de cuidados faciais completo
Este kit é ideal para lojas de cosméticos que desejam oferecer uma rotina de cuidados faciais completa em um único pacote. O kit pode incluir um sabonete facial, um tônico, um hidratante e um protetor solar. Esses produtos, quando usados juntos, proporcionam uma experiência de cuidado de pele mais eficaz e abrangente.
O cliente economiza em comparação à compra dos produtos separadamente, além de receber uma solução prática para o cuidado diário da pele. Se os produtos custassem R$50 cada, o valor total seria R$200. O kit poderia ser vendido por R$180, oferecendo uma economia de 10% para o cliente.
Kit de higiene infantil
Perfeito para lojas de produtos infantis, este kit pode incluir itens como shampoo, condicionador, sabonete e loção hidratante para bebês. Todos os produtos são específicos para a pele delicada das crianças e ajudam os pais a adquirirem tudo o que precisam em uma única compra.
Pais e responsáveis valorizam a conveniência de comprar um kit que já contém todos os produtos essenciais de higiene para seus filhos. Além disso, o kit pode ser apresentado em uma embalagem especial, tornando-o um ótimo presente.
Um kit com quatro produtos, que separadamente custariam R$35 cada, poderia ser vendido por R$120, incentivando a compra com um desconto atrativo.
Kit de ferramentas básicas
Ideal para iniciantes ou para quem está montando sua primeira caixa de ferramentas, este kit pode incluir itens essenciais como um martelo, um conjunto de chaves de fenda, uma fita métrica e um alicate. Ele atende a diversas necessidades do dia a dia, sendo um excelente presente para novos proprietários de imóveis.
O kit oferece praticidade e economia, além de garantir que o cliente tenha as ferramentas básicas necessárias para pequenas manutenções domésticas. Se as ferramentas individuais custassem R$40 cada, o kit poderia ser oferecido por R$140, oferecendo uma economia de 12,5% ao cliente.
Kit de produtos fitness
Esse kit é destinado a lojas que vendem artigos esportivos ou produtos de saúde e bem-estar. Pode incluir um tapete de yoga, uma corda de pular, halteres e uma garrafa de água reutilizável. Esses itens são perfeitos para quem quer iniciar uma rotina de exercícios em casa.
O kit oferece conveniência e incentiva uma rotina de exercícios completa, ajudando o cliente a economizar em relação à compra dos itens separadamente. Se o valor total dos itens fosse R$300, o kit poderia ser vendido por R$270, proporcionando uma economia de 10% e tornando a oferta mais atrativa.
Kit de cozinha para iniciantes
Lojas de utensílios domésticos podem criar um kit com itens básicos de cozinha, como panelas, facas, espátulas e tigelas. Este kit é perfeito para quem está se mudando para a primeira casa ou apartamento e precisa equipar a cozinha.
O cliente adquire todos os utensílios necessários de uma só vez, com a conveniência de não precisar escolher os itens individualmente. O valor total dos produtos poderia ser R$400, mas o kit pode ser oferecido por R$360, incentivando a compra com um desconto de 10%.
Com os exemplos listados neste texto você pode pensar em formas de montar kits para o seu nicho. Não deixe de usar as ferramentas da Empreender para melhor experiência do cliente.