A comercialização de produtos personalizados, que dá ao cliente a possibilidade de especificar características desejadas no produto, promete ser uma das novas tendências do e-commerce.
Nessa modalidade de compra, o cliente tem a possibilidade de especificar determinadas características que deseja receber um produto, além das óbvias como cores e tamanhos.
Com a personalização dos produtos os clientes podem escolher quais cores, estampas, frases, tipografia, imagens, etc serão impressos no produto.
Nesse artigo vamos falar sobre alguns benefícios de disponibilizar essa opção na loja virtual e como adicionar o Campo Personalizado na Shopify e na Nuvemshop.
O que são produtos personalizados
Produtos personalizados são aqueles que são feitos especificamente para um determinado cliente, diferente de produtos confeccionados em massa e comercializados por lotes.
Por serem feitos sob medida para alguém, os produtos personalizados trazem consigo um senso de exclusividade para aquele que o tem.
Benefícios de vender produtos personalizados
Vender produtos personalizados em uma loja virtual tem muitos benefícios comparado com a venda de produtos em massa.
A possibilidade de expressar criativamente os próprios desejos e receber um item exclusivo é algo bastante atraente para os consumidores e uma excelente oportunidade de fidelização de clientes para os lojistas.
Listamos abaixo 4 benefícios de disponibilizar um campo personalizado na sua loja virtual. Confira a seguir.
Aumento da satisfação do cliente
Ao personalizar o produto, o cliente sente-se mais engajado e conectado com a marca. Afinal, ele está sendo ouvido e atendido em suas necessidades específicas.
Isso resulta em uma maior satisfação com a compra, o que pode gerar indicações positivas e fidelização do cliente.
Além disso, a personalização também pode aumentar a percepção de valor do produto, já que o cliente sente que está recebendo um produto exclusivo e personalizado para suas necessidades.
Fornecer ao cliente a sensação de que ele pode ter algo único e exclusivo que outras pessoas não tem é um dos meios mais poderosos para impulsionar vendas.
Oportunidades para novas vendas e aumento do ticket médio
O valor do ticket médio diz respeito ao valor que os clientes costumam gastar nas compras da loja virtual em um determinado período, como mês, trimestre ou semestre.
Com a possibilidade de personalizar o produto, o lojista pode criar novas oportunidades de vendas ao oferecer opções adicionais de personalização para o cliente.
Por exemplo, se o cliente personalizar uma camiseta com seu nome, o lojista pode oferecer a opção de adicionar uma estampa exclusiva ou um desenho personalizado na parte de trás da camiseta por um valor adicional.
Ajuda a diferenciar a marca
Um dos maiores diferenciais de oferecer produtos personalizados é que esses tornam a experiência do cliente totalmente única.
Lojas virtuais tradicionais (com ou sem estoque), via de regra, compram produtos de fornecedores.
Esses fornecedores, por sua vez, atendem diversos clientes ao mesmo tempo. Isso significa que muitas lojas possuem no catálogo os mesmos produtos, com as mesmas características e a mesma qualidade.
Sendo assim, cabe aos lojistas buscar outras formas de se diferenciar da concorrência para evitar cair no limbo do leilão de preço, quando o principal diferencial de uma loja virtual é ter os preços mais baixos (e o menor lucro também).
Uma loja virtual que vende produtos personalizados possui um grande diferencial da concorrência. Ainda que outras lojas atuem no mesmo segmento com produtos semelhantes, nenhuma pode oferecer exatamente o mesmo item.
Melhora a eficiência do processo de produção
Outra vantagem de vender produtos personalizados é que o lojista vai produzir os produtos de acordo com os pedidos.
Imagine que você venda camisetas em sua loja virtual. Com o Campo Personalizado, seus clientes podem escolher o modelo de camiseta que desejam, a cor e adicionar sua própria arte ou texto.
E o melhor de tudo: você não precisa de habilidades de design para criar uma experiência de compra personalizada para seus clientes.
Dessa forma, com o modelo e todas as características definidas, basta que a loja virtual produza a peça e envie para o cliente.
Não existe o risco de produzir uma determinada quantidade de camisetas e as vendas ultrapassarem o número de unidades disponíveis, causando frustração para uma parte dos clientes e nem a preocupação de produzir as peças e elas serem menos vendidas que o esperado.
Como vender produtos personalizados na loja virtual
Já vimos quais os benefícios de vender produtos personalizados na loja virtual. Agora, vamos ver como adicionar essa opção na página dos produtos.
Para disponibilizar a opção de personalizar os produtos na loja virtual é preciso adicionar um campo personalizado, onde os clientes vão informar quais especificações desejam adicionar ao produto.
O Campo personalizado é o aplicativo da Empreender que foi desenvolvido para que lojistas, clientes da Empreender, possuam rapidamente em sua loja o diferencial que promete ser uma das próximas tendências do mercado do e-commerce.
Para isso, é necessário fazer a integração da loja virtual com o Campo Personalizado. Veja a seguir o passo a passo:
- Acesse a página do Campo Personalizado;
- Faça o seu cadastro;
- Faça login na sua conta;
- No menu lateral esquerdo, seleciona a aba “integrações”;
- Selecione a plataforma da sua loja virtual (Nuvemshop e, e breve Shopify);
- Siga os passos na tela.
Agora que o aplicativo já foi adicionado à loja virtual, basta criar os templates de personalização dos produtos, como mostra o vídeo abaixo:
Com o aplicativo, você pode criar produtos personalizados de forma simples e rápida, oferecendo uma nova forma de se destacar no mercado. Não perca mais tempo, experimente agora mesmo o Campo Personalizado da Empreender.