Manter as redes sociais atualizadas é essencial para o sucesso das vendas. As redes sociais são um importante canal de comunicação, por meio delas é possível atingir o público-alvo e atrair mais tráfego para a loja. 

Nesse artigo você vai ver a importância de manter as redes sociais do seu negócio atualizadas, o que postar nas redes sociais e onde encontrar imagens criativas e profissionais para os seus posts.

A importância de manter as redes sociais atualizadas

Atualmente, as redes sociais são um dos canais de comunicação mais importantes para qualquer empresa que deseja vender seus produtos na internet. 

Por meio das mídias sociais é possível aumentar o tráfego orgânico de um site, criar campanhas de marketing efetivas usando o marketing de conteúdo, além de manter um contato próximo com os clientes.

Veja a seguir algumas vantagens de manter as redes sociais da sua loja virtua sempre atualizadas.

Ajuda a construir e fortalecer a imagem da marca

Por meio das redes sociais é possível trabalhar fortemente o Branding de uma marca. 

Em uma rede social as postagens, vídeos, stories e a forma com que a marca se comunica diretamente com os seguidores ajudam a reforçar a identidade da loja virtual, seu tom de voz e público com quem deseja se comunicar. 

Por se tratar de um canal de comunicação constante, é mais fácil manter essa imagem na mente do cliente por repetição.

Sendo assim, se a sua loja virtual deseja ser vista como moderna e disruptiva, as redes sociais são um meio para comunicar isso. Se a intenção é se mostrar clássica e elegante, essa é a imagem que o perfil deve retratar.

Não vai demorar muito até que as pessoas enxerguem a marca exatamente como a mensagem que ela comunica.

Atração de novos clientes

Para atrair novos clientes para a loja virtual é preciso que a loja seja vista. A melhor maneira de fazer isso é estar onde os clientes em potencial estão.

O Brasil é um dos países que mais consomem redes sociais no mundo. Ocupa a terceira posição no ranking global e é campeão na América Latina, com 131,5 milhões de usuários ativos.

Um levantamento realizado pela Opinion Box, mostrou que 72% dos usuários usam as redes sociais para fazer compras e 74% dos usuários usam as redes sociais como meio para buscar produtos.

Além disso, 90% dos consumidores compram de marcas que eles seguem nas redes sociais, de acordo com um levantamento feito pela empresa de marketing e mídia Sprout Social.

Na prática, isso significa que o seu cliente ideal já está nas redes sociais procurando pelo próximo produto que vai comprar. O e-commerce escolhido provavelmente será aquele que capturar sua atenção com o melhor perfil. 

Melhora a conversão em vendas

As estratégias de Marketing de Conteúdo, quando bem aplicadas, tem o intuito de conduzir o cliente por todas as etapas da Jornada de Compras, elevando seu nível de consciência a respeito de determinado produto e despertando desejo de compra.

Tudo isso, feito de forma sutil entregando um conteúdo de qualidade. 

Mas para que todos esses benefícios sejam realmente aproveitados, é essencial manter as redes sociais sempre atualizadas.

Imagine que as redes sociais funcionam como uma cidade e o perfil do e-commerce seja a representação de sua loja física.

Quando um possível consumidor entra na sua loja, é comum que ele dê aquela famosa olhadinha navegando pelas publicações, comentários, destaques e stories. Se o perfil estiver desatualizado, a impressão que passa é de que a loja está vazia.

Nesse caso, o cliente em potencial não sabe se a loja ainda funciona, se existe alguém pronto para falar com ele, caso seja necessário. E, dificilmente ele vai se esforçar muito para descobrir. 

O que postar nas redes sociais

Para manter as redes sociais sempre atualizadas é necessário elaborar uma estratégia de conteúdo, levando em consideração o público que a loja virtual deseja atingir e os objetivos para a marca.

Montar uma estratégia de conteúdo eficiente é mais simples do que parece. Para isso, é preciso levar e conta alguns fundamentos básicos, como:

  • Funil de vendas;
  • Dores do público-alvo;
  • Desejos do público-alvo;
  • Produtos no catálogo;
  • Como esses produtos são úteis para os clientes.

A teoria do funil de vendas explica os diferentes níveis de consciência do consumidor desde o momento que ele ouve falar do produto pela primeira vez até a decisão de compra.

As etapas do funil de vendas consistem em:

  • Topo de funil: quando o consumidor ainda não conhece o produto ou serviço ou não sabe que precisa. É a etapa da descoberta;
  • Meio de funil: o consumidor entendeu que possui um problema e começa a buscar meios para solucioná-lo, considerando as opções;
  • Fundo de funil: o consumidor foi devidamente convencido. É o momento que ele efetua a compra do produto.

Uma estratégia de conteúdo eficiente contempla todas as etapas do funil de eventos, enquanto mescla com postagens que reforçam os posicionamentos da marca. A seguir veja alguns conteúdos que podem ser incluídos na estratégia de marketing.

Conteúdos informativos e de curiosidades

Os conteúdos informativos ou de curiosidades são ideais para atrair pessoas do topo do funil. Por exemplo, imagine que você possui uma loja de produtos voltados aos cuidados com a pele. 

Criar conteúdo mostrando hábitos comuns que prejudicam a saúde da pele é uma forma de chamar atenção. Principalmente, se forem hábitos que o público-alvo possui no dia a dia.

Dicas de como usar os produtos

Outro conteúdo que funciona bem nas redes sociais são as dicas rápidas e facilmente aplicáveis. Ainda pensando no e-commerce de produtos para a pele, alguns tópicos que funcionam bem são:

  • Cuidados diários com a pele em apenas 10 minutos
  • Como montar uma rotina de skin care
  • 3 dicas para diminuir as manchas da pele.

Esses são apenas alguns exemplos de conteúdos para público meio de funil, quando a pessoa está buscando informações a respeito de um problema. nessa etapa, os produtos podem ser mencionados, sem um apelo à venda muito agressivo.

Saiba mais: Quer aprender como grandes nomes da internet faturam alto no digital com conteúdo? Conheça o evento Marketing Para Vendas

Resenhas e tutoriais de produtos

Conteúdos no estilo resenha ou tutoriais costumam dar maior ênfase aos benefícios de determinado produto e, por isso, são ideais para público do fundo de funil com um chamada para ação direto para compra.

Esse tipo de conteúdo explora as características do produto e mostram sua usabilidade para os seguidores. No exemplo da loja de cuidados para a pele, as postagens abordariam os ativos presentes em uma máscara facial, por exemplo.

Uma boa estratégia é fazer parcerias com influenciadores do nicho para que eles façam publicações no estilo resenha, considerando o peso dos influenciadores na decisão de compras.

Onde encontrar imagens prontas para usar nas redes sociais

Como já vimos neste texto , manter as redes sociais da loja virtual atualizadas com um conteúdo relevante e que contempla todas as etapas do funil de vendas, é muito importante para atrair clientes para a loja virtual, fortalecer a identidade da marca e fazer mais vendas.

Porém, não basta apenas o conteúdo ser de qualidade. É preciso que toda a imagem da loja seja profissional. Para isso, ter imagens com um design profissional é essencial.

O aplicativo 365 Artes é a solução perfeita para lojistas que desejam ter um design de alta qualidade, mas não podem pagar por isso ainda.

No 365 Artes, você encontra imagens profissionais para redes sociais, criativos, banners e selos. Todas as imagens são feitas por designers profissionais e podem ser facilmente editadas com o Canva.

Dessa forma, as redes sociais da loja virtual estarão sempre atualizadas com um conteúdo de qualidade e um design profissional. Não perca tempo, conheça o 365 Artes.