Quando o cliente chega no momento do pagamento do produto, ele está na etapa final e a um passo de concluir a compra. Por isso, todas as ações que estimulem e garantam que ele passe por essa fase são essenciais para o seu negócio. E uma ação que tem o poder de incentivar o cliente a finalizar a compra é mostrar as opções de parcelamento disponíveis na Shopify.
Fazer isso abre um canal de transparência com o cliente fazendo com que ele se sinta mais seguro e confiante de que concluir a compra será uma boa decisão. Mostrar o parcelamento da compra tem o poder de tornar o produto mais acessível e ainda aumentar o ticket médio, visto que isso permite que o cliente veja quanto pagará por mês e isso o estimula a comprar mais. Além disso, muitas pessoas não conseguem comprar produtos à vista ou pagar parcelas mensais altas, com a opção de parcelamento se torna possível que elas comprem.
Mostrando o parcelamento você faz com que o cliente foque apenas no valor da parcela ao invés de focar no valor total do produto, isso o deixa tranquilo de que está fazendo um bom negócio e ainda o estimula a comprar mais.
Uma pesquisa realizada pela NeoTrust, Conmpre&Confie e E-commerce Brasil mostrou que as compras que permitem um parcelamento acima de 4x tem um ticket médio maior que as compras com possibilidade de 2 ou 3 parcelas apenas.
Essa também é uma forma de acabar com a desistência de compras, visto que no Brasil a taxa de abandono de carrinhos ainda é de 45% das compras e um dos fatores que influencia isso é o cliente não encontrar a opção que deseja para realizar o pagamento. Se o cliente conseguir realizar a compra com um pagamento que ele considera benéfico, provavelmente ele se tornará um comprador recorrente porque teve uma experiência e ficou satisfeito.
Mas, a Shopify ainda não mostra as parcelas da compra, para realizar isso, é necessário baixar um app próprio. Se você quer entender como fazer isso, iremos te explicar tudo nesse artigo. Continue lendo!
O começo das compras parceladas
Alguns anos atrás as compras parceladas não eram tão comuns e a acessibilidade a cartões de crédito para realizar compras era baixa. Mas nos últimos anos houve uma transformação e a maioria das pessoas da população brasileira conseguiu adquirir o seu próprio cartão de crédito, o que facilitou o processo de compras e abriu muitas portas inimagináveis. O comércio também lucra muito com o parcelamento de compra, visto que agora um número maior de pessoas estão comprando e com a recorrência também mais alta.
E o cartão de crédito é realmente a preferência nacional dos brasileiros na hora de realizar o pagamento de uma compra, o número de compras realizadas no cartão de crédito tem uma taxa de aumento a cada ano que passa. A ABEC (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito) conversou com as operadoras de cartão e estimou que as transações no crédito faturaram 2,3 trilhões no ano de 2020, em estimativas isso é o mesmo que um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Parcelar compras no cartão de crédito é a escolha preferida e mais acessível para os brasileiros, essa tendência veio para ficar e pede a adaptação dos lojistas.
Shopify
A Shopify é uma plataforma de assinaturas para hospedar lojas virtuais, configurar a sua loja e vender produtos digitalmente ou de forma física. Ela permite configurar a loja virtual, sincronizar os produtos para fazer uma boa gestão de estoque e muito mais usando apenas um dispositivo. Mais do que configurar a sua loja virtual, a Shopify tem outras inúmeras funcionalidades que podem te ajudar. Você consegue personalizar a sua loja virtual por meio da Shopify, criar uma loja virtual do zero caso ainda não tenha uma, ela é uma plataforma preparada para oferecer uma ótima experiência de compra ao consumidor.
Para facilitar o dia a dia dos lojistas e oferecer soluções em um só lugar, a Shopify agrupa diversas funcionalidades em um só lugar. O lojista que precisa interagir com clientes, exibir produtos, configurar e realizar pagamentos, fazer gestão de estoque, organizar as finanças, enviar produtos e muitas outras atividades do dia a dia, encontra comodidade e praticidade dentro da plataforma da Shopify. Para atender ainda mais as necessidades de quem tem uma loja virtual, a Shopify tem parceiros que desenvolvem apps exclusivos e trazem mais funcionalidades. Esses apps de parceiros são confiáveis e recomendados pela própria Shopify, você consegue encontrá-los na página da App Store da Shopify.
Parcelamento
O parcelamento é um app confiável e parceiro da Shopify, ele tem diversos recursos criados para personalizar a sua loja, facilitar o seu dia a dia, trazer uma gestão mais dinâmica no seu negócio, ele é funcional e apresenta diversas opções que ajudam o cliente na hora da compra e oferecem uma excelente experiência de compra, facilitando assim a conclusão das suas vendas e aumentando o seu ticket médio. Para conferir todas as funcionalidades oferecidas pelo app Parcelamento, parceiro da Shopify, e entender como você pode usá-lo para facilitar o seu dia a dia e conquistar os clientes, continue lendo.
Funcionalidades
O app parcelamento oferece todas as operações que a sua loja precisa para ficar completa e oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor, entenda todas as funcionalidades:
Parcelamento
A Shopify permite que os clientes parcelem as compras, mas não mostra o valor das parcelas, ao usar o app Parcelamento, você consegue mostrar para o cliente qual o valor das parcelas dele na página do produto. Isso é essencial para garantir uma relação de confiança e proximidade com os clientes e aumentar o seu número de vendas.
Calcular frete
O frete é um fator muito importante e que pode determinar se o cliente vai fechar a compra ou não. Existem diversas pesquisas que apontam que um dos principais motivos para os consumidores desistirem de uma compra é o frete. Ao realizar toda a jornada de compra e chegar a etapa final onde o cliente concluirá a compra, ele espera ter todas as informações necessárias para fechar o negócio, caso ele não tenha acesso a informações como o valor do frete, ele poderá se sentir frustrado e até enganado. Essa definitivamente não é a experiência que desejamos proporcionar, por isso é importante garantir que o cliente tenha acesso ao valor do frete.
Simular estimativa
Outra opção que o app Parcelamento oferece é a estimativa do frete. Então, antes mesmo de fechar a compra o cliente consegue colocar os seus dados e ter acesso a informação de quanto tempo levará para os seus produtos chegarem.
Box de venda
O box de venda é uma funcionalidade que permite que o lojista acrescente informações extras na página do produto. Podem ser chamadas com informações de descontos, cupons, últimas unidades, frete grátis e muito mais. Ter um box de venda na sua página de produtos aumenta muito as chances de chamar a atenção do usuário e fazer com que ele deseje aproveitar o benefício, trazendo assim muito sucesso nas vendas
Preço coleção
Com o app Parcelamento você pode mostrar o valor da parcela do cliente antes mesmo dele ir para a página de compra, nesse caso o valor da parcela pode ser exibido na própria página de coleção dos produtos.
Benefícios do vínculo dos Apps com a Shopify
A Shopify é uma das maiores plataformas para lojas online do mundo e a preferência de muitos consumidores. Ela oferece funcionalidades e customizações exclusivas que facilitam o dia a dia do lojista, a gestão da loja online e oferecem uma excelente experiência de compra para o consumidor. Estar presente com a sua loja online na Shopify permite que a sua loja use a plataforma, que é uma grande vitrine de produtos, para exibir as suas mercadorias para um número cada vez maior de pessoas, aumentando a sua possibilidade de vendas e com uma loja equipada.
Mas, como algumas funções não vem diretamente na plataforma da Shopify, é necessário que você faça uso de apps complementares. Isso garantirá que o cliente tenha tudo o que for necessário em mãos para se sentir bem no ambiente virtual e realizar a compra. O app Parcelamento conseguiu reunir em um único lugar todas as principais funcionalidades que você precisa para vender na Shopify oferecendo uma experiência completa para o consumidor.
Página do produto
A página do produto é feita para levar o usuário a realizar a ação de comprar. O desejo de todo lojista é levar o usuário a conversão e quando ele chega nessa página específica, significa que ele já caminhou na jornada do consumidor, percebeu que tem uma dor e necessidade que precisam ser atendidas e entende que o seu produto se encaixa no que ele busca, ou seja, ele já está pronto para realizar a compra, mas precisa de um empurrãozinho final para concluir essa ação.
É nessa etapa que o preparo da sua página de produtos deve entrar. Com os elementos certos torna- se torna muito mais fácil garantir que os usuários se tornaram clientes.
Dicas para ter uma boa página de produtos
Ter uma página de produtos que converte bem exige mais do que a apresentação de bons produtos, é preciso saber usar os elementos certos para se comunicar diretamente com o consumidor e levá-lo a realizar a compra. Separamos algumas dicas que fazem a sua página de produtos ser um sucesso:
Descrição do produto
Antes de decidir comprar o produto, o usuário desejará saber todos os detalhes sobre ele. As cores disponíveis, funcionalidades, informações sobre troca e devoluções, como usar e muito mais. Na descrição do produto coloque todas as informações para evitar que o consumidor fique com dúvidas e desista da compra.
Depoimentos
Os depoimentos são excelentes ferramentas de prova social para gerar confiabilidade no seu produto. Ao ler a opinião de outras pessoas que ficaram satisfeitas, o usuário se sente seguro e confiante que se comprar estará tomando a melhor decisão. Para aumentar a taxa de conversão é muito importante ter depoimentos na sua página de vendas!
Contraste
A sua página de produtos precisa chamar a atenção do usuário e ser atrativa. A melhor forma de fazer isso e ainda garantir que ele leia as informações principais, use o contraste de cores. Usar o contraste de cores é fazer uso de cores diferenciadas, claras e escuras. Nas informações principais, botões, boxes e CTAS use cores mais fortes que o resto das cores da página.
CTA
O CTA (call to action) é uma das partes mais importantes da sua página de vendas. Esse botão é o que indica para o usuário qual ação ele deve tomar, por exemplo, “acesse”, “clique, “compre”. Deixe o CTA chamativo e com cores que contrastem com o resto da página.
Contato
Por último, deixe as suas informações de contato ou formulário para o usuário enviar as possíveis dúvidas que ele tiver. Isso ajuda a manter um relacionamento próximo e pode ser uma ferramenta para eliminar objeções.
Conclusão
Nesse artigo conferimos o que é a Shopify e o App parcelamento, os principais benefícios que você traz ao cliente mostrando para ele o valor das parcelas na página de produtos, a importância de ele ter acesso ao valor do frete, a tendência de aumento do uso de cartões de crédito para pagar as compras parceladas e como você pode ter uma página de produtos atrativa.
Agora, a minha última dica é que você aproveite e baixe o app parcelamento e comece a aproveitar todos os benefícios desde já. Isso com certeza garantirá uma excelente experiência de compra para o consumidor. É rápido e fácil, experimente!