As avaliações dos clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. É por meio delas que os lojistas têm um termômetro de como está o serviço da loja virtual e os novos clientes descobrem se a marca é confiável ou não.

Melhor do que apenas ter avaliações nos produtos é conseguir fidelizar os clientes por meio delas. Responder às avaliações dos clientes é um passo importante para isso. 

Nesse artigo vamos falar sobre a importância de responder as reviews na sua loja virtual e como você faz isso com o aplicativo Lily Reviews.

Por que responder às avaliações dos clientes é importante?

Conquistar novos clientes é ótimo, mas fidelizar clientes antigos é excelente. Existem várias formas diferentes, e muito importantes, de fazer isso. Uma delas é responder às avaliações deixadas nos produtos.

O cliente se sente ouvido e valorizado

Ser ouvido é um dos maiores anseios do ser humano nas mais diversas esferas da vida. Até mesmo nos serviços online.

Quando a loja virtual tira um tempo para responder as avaliações dos clientes, sejam elas positivas ou negativas, o cliente se sente ouvido e valorizado e sabe que a sua opinião importa.

Transforma clientes insatisfeitos em fiéis

Responder as avaliações de clientes insatisfeitos demonstra que a loja virtual se importa com a opinião de todos e não está usando apenas os elogios para se promover.

Quando um cliente insatisfeito é tratado com cuidado e atenção, ele pode se sentir valorizado e compreendido, o que pode transformar sua percepção da empresa e fazê-lo voltar a comprar no futuro.

Além disso, outros clientes que verão a avaliação negativa e o cuidado do lojista em respondê-la terão certeza da transparência da loja.

Responder avaliações demonstra transparência

Responder às avaliações dos clientes demonstra que a loja está atenta ao que estão dizendo sobre seus serviços e está disposta a responder os clientes.

Os clientes são mais propensos a confiar em uma empresa que responde de forma honesta e aberta às suas avaliações, mesmo quando elas são negativas. Isso ajuda a construir uma relação de confiança entre a empresa e o cliente.

Enfim, esses são alguns dos benefícios de responder às avaliações dos clientes. Aqueles que são respondidos se sentem satisfeitos e novos clientes se sentem mais confiantes para comprar na loja.

Saiba que um cliente em potencial observa tudo antes de decidir passar o cartão. Prezar pela transparência e cuidado com os clientes é sempre a melhor escolha.

Como lidar com avaliações negativas

Receber avaliações negativas pode ser um tanto frustrante, afinal qualquer vendedor deseja que seus clientes fiquem satisfeitos e comprem mais vezes na loja virtual. 

Porém, ainda que o lojista faça o seu melhor, algumas coisas podem sair fora do planejado e um cliente se sentir insatisfeito com o serviço recebido.

Talvez o produto tenha demorado mais que o esperado para ser entregue, talvez o objeto tenha sido danificado no caminho ou talvez o serviço apenas não supriu as expectativas do cliente.

Fato é que isso provavelmente vai acontecer em algum momento e é importante saber lidar com a situação da melhor forma possível.

O primeiro passo para lidar com uma avaliação negativa é não ignorá-la. Da mesma forma que nos sentimos felizes quando somos ouvidos, ser ignorado traz a sensação para o cliente de que a opinião dele não importa.

Em segundo lugar, leia atentamente as reclamações do cliente para entender qual a causa da sua insatisfação. 

Quando você responde a uma avaliação negativa, é importante adotar um tom amigável e empático. Mostre ao cliente que você entende sua frustração e que está trabalhando para resolver o problema.

Se necessário, entre em contato com o cliente para obter mais informações e resolver o problema de forma satisfatória.

Por último, encare a avaliação negativa como uma oportunidade de melhorar os serviços da loja virtual.

Quando você responde a uma avaliação negativa, é importante adotar um tom amigável e empático. Mostre ao cliente que você entende sua frustração e que está trabalhando para resolver o problema.

Como responder avaliações no Lily Reviews

O Lily Reviews é o aplicativo de avaliações, perguntas e respostas da Empreender. Com ele você consegue disponibilizar um espaço para o cliente comentar suas impressões sobre o produto, além de fazer perguntas diretamente ao vendedor que podem ser respondidas publicamente.

Com o aplicativo também é possível importar avaliações de outros sites, caso a sua loja ainda não possua as próprias, ou o próprio lojista escrever avaliações.

Caso a sua loja virtual ainda não esteja integrada ao Lily Reviews, faça o seu cadastro e entre na sua conta. No  menu lateral, vá até a aba integrações e selecione a plataforma que hospeda sua loja virtual.

Se houver alguma dúvida, no canal da Empreender no YouTube você encontra diversos tutoriais sobre como usar os aplicativos.

Como responder as avaliações

Para responder as avaliações dos clientes na sua loja com o Lily reviews, siga os seguintes passos:

  1. Faça login na sua conta no aplicativo
  2. No menu lateral esquerdo, vá até a aba avaliações;
  3. Nessa aba você encontra todas as suas avaliações e pode respondê-las

Caso você tenha recebido uma avaliação negativa e deseje entrar em contato com o cliente para conversar diretamente com ele, siga o tutorial abaixo:

Lembre-se que responder as avaliações é apenas um dos pilares para fornecer uma boa experiência para o cliente. Para saber mais sobre como oferecer o melhor atendimento na sua loja virtual continue acompanhando o nosso blog.