Disponibilizar cupons de desconto no e-commerce é uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar o fluxo de vendas, considerando que o consumidor brasileiro adora um desconto.

Porém, cobrar um valor a menos não basta. É preciso ser estratégico ao utilizar cupons de desconto. Do contrário, em vez de aumentar as vendas e a cartela de clientes, o lojista pode sair no prejuízo.

Nesse artigo, vamos ver o que são os cupons de desconto, por que usá-los na sua estratégia, alguns cuidados que você deve tomar e ao final apresentaremos 6 opções de uso dos cupons no seu e-commerce.

O que são cupons de desconto

O cupom de desconto é um código promocional oferecido aos clientes para ser usado no ato da compra. Esse código aplica automaticamente o desconto pré estipulado sobre o valor final do produto.

Existem diversos tipos de cupons de desconto que podem ser aplicados no e-commerce, sendo alguns dos mais comuns:

  • Desconto sobre porcentagem do preço do produto (10%, 20%, etc)
  • Desconto de valores fixos (R$5, R$20, etc)
  • Desconto parcial ou total no valor do frete

O poder dos cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é uma das melhores maneiras de atrair novos clientes para o e-commerce, considerando que o consumidor brasileiro adora uma promoção.

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira, 71% dos consumidores brasileiros esperam promoções para adquirir itens caros. Além disso, 93% dos consumidores pechincham na hora da compra.

Não é à toa que em épocas sazonais como dia das mães, dia dos namorados e black friday, o comércio fique tão aquecido. Em um outro levantamento elaborado pela MKT House em parceria com o Portal da Promo, 97% dos participantes alegaram que gostam de participar de promoções.

Não é de hoje que esse comportamento faz parte da cultura do brasileiro. Em meados dos anos 2000 a técnica já era fortemente usada no marketing. A diferença é que para participar das promoções os consumidores precisavam enviar cartas por correio, preencher cartões postais ou vale-brindes de trocas nos supermercados.

Hoje em dia, as promoções podem ser aplicadas diretamente no site da loja virtual, sem grandes transtornos. O que torna o processo muito mais fácil e atrativo.

Cuidados ao disponibilizar cupons de desconto no e-commerce

Apesar de a prática de disponibilizar cupons ser um meio bastante atraente de atrair novos clientes para o e-commerce e impulsionar as vendas, é preciso tomar alguns cuidados. 

Faça o cálculo de custos e lucro

Oferecer um desconto significa vender um produto por um preço abaixo do seu valor. Porém, como em qualquer negócio, um e-commerce possui custos fixos que precisam ser levados em consideração.

Antes de disponibilizar descontos mirabolantes é preciso analisar os custos para adquirir e armazenar o produto, custos de entrega, mãos de obra do e-commerce, além dos lucros.

Se essa etapa não for bem executada, ainda que as vendas aumentem, existe o risco do e-commerce não ter qualquer lucro, ou pior, sair no prejuízo.

Limite os cupons de desconto

Parte do que torna os cupons de desconto tão atrativos para os consumidores é o sentimento de estarem tendo vantagem em algo. Por exemplo, se um produto custa 200 reais e existe a oportunidade de adquiri-lo por 120, é natural que eu queira aproveitar essa chance.

Contudo, se o mesmo produto custar 120 reais regularmente e eu não tenho muitos motivos para comprar agora, eu também não tenho pressa.

Outro fator importante para impulsionar as vendas com desconto por tempo limitado é a escassez.

O gatilho da escassez atua da seguinte maneira no nosso cérebro: quando acreditamos que estamos prestes a perder algo, o nosso cérebro se apressa para evitar o pior. 

É por isso que quando a oferta de um produto é menor que sua demanda, eles são vistos como mais desejáveis.

Resumindo, limitar os cupons de desconto (por quantidade ou tempo) impulsiona os consumidores a agirem rápido para não perderem a oportunidade.

Fortaleça o branding do e-commerce

Uma das piores coisas que pode acontecer com um negócio é ter como único diferencial competitivo o baixo preço dos produtos.

Isso torna o negócio pouco memorável na mente do consumidor, prejudica os ganhos de lucro e coloca o negócio a uma oferta mais baixa de distância de perder os clientes.

Se o único fator que faz o seu e-commerce ser escolhido pelo consumidor é o baixo preço dos produtos, basta outra loja cobrir a oferta que você fica para trás.

Outro problema de não ter um branding forte é que qualquer reajuste de valor pode irritar os consumidores e fazê-los trocar a sua loja virtual por uma concorrente.

Portanto, usar os descontos para atrair novos clientes é uma estratégia válida mas não pode ser a principal do seu e-commerce. É preciso oferecer uma experiência capaz de encantar o cliente para fidelizá-lo.

A melhor maneira de fazer isso é investindo no branding do seu negócio. Para saber mais sobre branding, leia este artigo.

6 formas de usar cupons de desconto no e-commerce

Agora que já vimos o que são os cupons de desconto, quais seus benefícios e alguns cuidados necessários para aplicar a estratégia, vamos ver alguns exemplos de como aplicar no e-commerce.

Lembrando que esses são alguns exemplos, mas não é necessário aplicar todos no seu negócio. Faça aquilo que fizer mais sentido e trouxer bons resultados.

Cupom de desconto na primeira compra

Oferecer um cupom de desconto na primeira compra é uma estratégia bastante comum no setor de e-commerce. 

Sabendo que os descontos enchem os olhos dos consumidores, essa estratégia tem o objetivo de ser o empurrãozinho a mais que o cliente precisa para fazer uma compra.

Cupom de desconto na próxima compra

Essa estratégia de oferecer um cupom de desconto na próxima compra tem o objetivo de incentivar a recompra do cliente, aumentando as possibilidades de fidelização.

Normalmente, o cliente recebe um cartão na entrega do produto comprado anteriormente informando sobre o cupom exclusivo. Surpreender o cliente no ato da entrega é muito positivo para a experiência do cliente e fidelização.

Recuperação de carrinhos abandonados

O abandono de carrinhos é um problema enfrentado pela maioria das lojas virtuais. Segundo alguns estudos, o número de consumidores que enchem a sacola e não finalizam o pedido chega a, em média, 70%.

Os principais motivos que levam ao abandono do carrinho são frete mais caro que o esperado, custos inesperados, falta de clareza nas informações, falta de segurança com o site, etc.

Considerando que o frete é o principal fator de abandono do carrinho, uma maneira de reverter o problema é enviando mensagens automáticas para o cliente alguns minutos após a desistência da compra, oferecendo o benefício do frete grátis.

Para fazer a recuperação de carrinhos abandonados, faça a integração do SAK com a sua plataforma de e-commerce.

Acesse o canal oficial da Empreender no Youtube para ver tutoriais de como usar o aplicativo por completo.

Aumento do ticket médio

Use cupons de desconto também para aumentar o valor do ticket médio dos clientes no e-commerce. Essa estratégia consiste em oferecer um desconto a partir de x reais em compras (ticket médio desejado).

Para aplicar a estratégia com eficácia, primeiramente calcule qual o valor do ticket médio atual e definir o valor desejado sem exageros.

Por exemplo, se o ticket médio atual do seu e-commerce for 100 reais, não tente aumentar para 300 reais repentinamente. Foque em alcançar 120 ou 150 reais de ticket médio.

Para calcular o valor do ticket médio do seu e-commerce em determinado período, some o faturamento total desse período e divida pelo número de clientes atendidos.

Promoções em datas comemorativas

Ao longo do ano, acontecem diversos eventos que aquecem significativamente o comércio. Para aproveitar a alta demanda do mercado, as marcas apostam em campanhas pensadas especialmente para essas datas sazonais.

As datas comemorativas representam cerca de 34%do faturamento do e-commerce nacional, segundo um estudo realizado pela Ebit Nielsen

Isso porque nesses episódios anuais os consumidores estão prontos para comprar, apenas considerando quais as melhores opções.

O trabalho dos e-commerces nesses períodos é mostrar porque são a melhor opção. Por isso, em datas comemorativas as lojas físicas e virtuais estão repletas de promoções, descontos, brindes, cashback, etc.

Cupons de desconto em parceria com influenciadores

Os influenciadores digitais se tornaram uma verdadeira potência no marketing digital. Contratar influenciadores para divulgar produtos do e-commerce é uma das melhores maneiras de ter acesso a uma base forte de audiência.

A divulgação de  influenciadores digitais têm o poder de aumentar as vendas em até 7033%.

A melhor maneira de encontrar influenciadores para fazer propagando dos seus produtos é usando o aplicativo OVNI.

O OVNI é um aplicativo que conecta lojistas a influenciadores digitais de maneira rápida e simplificada. Para fazer a parceria, basta criar uma campanha com o produto que deseja divulgar e quais as condições da divulgação. Os influenciadores interessados entrarão em contato.

Para criar um link exclusivo do influenciador, siga esses passos:

Essas são algumas formas de usar os cupons de desconto como parte da sua estratégia de marketing. Para mais dicas sobre lojas virtuais e dropshipping continue acompanhando o blog.