À medida que a aderência dos consumidores pelo mercado digital aumenta, ele se torna cada vez mais competitivo. Para os lojistas, é imprescindível buscar formas de melhorar a experiência do cliente e mantê-lo na loja por mais tempo. Uma dessas formas é o uso de stories na página do produto.

Neste artigo, você vai entender as principais vantagens de fazer stories na página do produto, quais as melhores formas de usar a estratégia e qual a ferramenta ideal para isso. Boa leitura!

Vantagens de usar os stories na loja virtual

O setor do e-commerce é um dos mercados mais competitivos da internet. Isso porque os lojistas não estão competindo com apenas meia dúzia de lojas virtuais, mas como e-commerces de todo o mundo.

Sendo assim, é imprescindível buscar diferenciais competitivos e formas de melhorar a experiência do cliente a fim de atrair sua atenção e fidelizá-lo por mais tempo.

Existem muitas formas de melhorar a experiência do cliente e todas aquelas que facilitam sua navegação e decisão de compra devem ser bem vindas.

O uso de stories na página do produto torna a navegação mais imersiva para o usuário e tem grande impacto na decisão de compra. 

Mais de 93% dos consumidores levam os vídeos em consideração ao comprar um produto. A seguir, vamos ver as principais vantagens de adotar essa estratégia no e-commerce.

Aumento do Engajamento

Quanto mais engajados os clientes estiverem com a página do produto, melhor. Os vídeos, além de transmitir informações, costumam ser envolventes e mantém os usuários na página. 

Ao utilizar stories na loja virtual, a marca consegue captar rapidamente a atenção dos visitantes, incentivando-os a explorar mais sobre o produto. Isso é positivo pois estudos mostram que quanto maior o tempo de permanência no site, maiores são as chances de conversão.

Facilidade na Tomada de Decisão

Além de manter os usuários engajados, os vídeos permitem que a loja transmita informações importantes de formas objetivas e dinâmicas. Isso faz com que os clientes consigam entender melhor as características e diferenciais de cada produto. 

Além disso, a possibilidade de ver o item em uso e entender como ele se encaixa no dia a dia ajuda a eliminar dúvidas e quebrar objeções, o que agiliza a decisão de compra.

Personalização e Interatividade

O público de cada nicho tem suas próprias necessidades e peculiaridades. A possibilidade de compartilhar stories na página do produto permite que a loja adapte a mensagem de acordo com o público.

Por exemplo, uma loja de eletrônicos pode compartilhar stories explorando as características dos aparelhos, mostrando vantagens e possíveis desvantagens a depender da necessidade do cliente.

Já as lojas de roupas, podem fazer uma espécie de provador virtual com influenciadores e demonstrar o caimento das peças em um corpo real, incluindo a pessoa em movimento.

Melhoria na Conversão e Redução de Devoluções

Somando todas as vantagens de aderir ao uso de stories, a loja virtual reduz possíveis frustrações dos clientes, já que eles têm uma visão mais precisa do que estão comprando. 

Como as expectativas dos clientes são alinhadas, os vídeos contribuem para a redução de devoluções e reclamações.

Leia também: Vídeo commerce: por que investir nessa tendência?

Formas de usar stories na loja virtual

Neste tópico vamos ver algumas formas como os stories podem ser usados nas lojas virtuais a fim de aumentar as taxas de conversão.

Demonstração de Produtos

A demonstração de produtos é uma das formas mais estratégicas de usar os stories na loja virtual. Para peças de vestuário, por exemplo, é possível mostrar o caimento em modelos; para eletrônicos, os stories podem apresentar as funcionalidades e o design. 

Essa estratégia ajuda o cliente a visualizar o uso prático do produto, percebendo detalhes como texturas, tamanhos e até mesmo efeitos visuais de uma forma que fotos ou descrições não conseguem transmitir.

Comparações

Utilizar stories para fazer comparações é uma estratégia eficaz para produtos que têm diversas versões, tamanhos ou modelos. Por exemplo, se uma loja vende uma linha de celulares, pode fazer vídeos comparando o tamanho, as especificações e as diferenças de design entre os modelos.

Por meio dessas comparações visuais os clientes compreendem rapidamente as diferenças e escolhem o que melhor atende suas necessidades.

Explicação de Funcionalidades

Alguns produtos possuem funcionalidades complexas ou inovadoras que merecem uma explicação visual. Os stories podem ser usados para guiar o cliente na usabilidade do produto, mostrando como ele funciona e quais são seus diferenciais. 

Por exemplo, um aparelho de cozinha com múltiplas funções pode ser explicado em vídeos curtos, facilitando a compreensão de cada recurso e destacando o valor agregado do item.

Tutoriais e Dicas de Uso

Além de demonstrar as funções do produto, os stories podem oferecer dicas e tutoriais que ensinem o cliente a tirar o melhor proveito do item. Para uma loja de cosméticos, por exemplo, é possível criar stories ensinando como aplicar um produto ou combiná-lo com outros itens. 

Esse tipo de conteúdo ajuda a construir um relacionamento de confiança com o cliente, mostrando que a loja se preocupa com a experiência pós-compra.

Veja também: 3 formas de integrar as redes sociais à loja virtual

Como adicionar stories na loja virtual

Para adicionar stories na loja virtual basta fazer a integração entre a plataforma e o Replay, aplicativo de vídeo commerce desenvolvido pela Empreender.

O Replay permite que você adicione vídeos tanto na modalidade de stories quanto em um botão flutuante, que acompanha o usuário enquanto ele navega pela página.

Veja no vídeo abaixo o tutorial completo de como adicionar o Replay na sua loja virtual:

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