O Whatsapp é um aplicativo de mensagens automáticas e chamadas de voz e vídeo. Os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos tendo apenas ligação à internet.

Cerca de 70% da população brasileira possui um smartphone com o aplicativo Whatsapp instalado. E se eu lhe disser que é possível vender pelo Whatsapp? Poder abordar um cliente pelo aplicativo, acompanhar a sua venda e também a sua concretização?

O Whatsapp tornou-se uma ferramenta de vendas poderosa no Brasil pelo facto de possuir mais de 100 milhões de usuários. Além disso, é uma ferramenta gratuita que qualquer pessoa com acesso à internet pode usar.

Ao longo do artigo vamos falar de dicas para quem quer começar a vender pelo Whatsapp. Além disso falaremos dos cuidados a ter quando se querer fazer uma venda e também algumas limitações do aplicativo.

Dicas para vender pelo WhatsApp

Além de ser um aplicativo com muitas funcionalidades, o Whatsapp pode também servir como ferramenta de divulgação e venda dos seus produtos.

Existem uma série de dicas para quem quer usar o Whatsapp como ferramenta de vendas. Se ainda não utiliza o Whatsapp eu sugiro que faça o download do aplicativo e tire proveito de tudo o que ele oferece.

Para começar é necessário que utilize listas de transmissão em vez de grupos. Porquê listas de transmissão? Nas listas de transmissão você pode enviar a mesma mensagem para um determinado número de pessoas de forma individual.

No entanto, para conseguir enviar essas mensagens, é necessário que o potencial cliente tenha o seu número guardado.

Para isso basta que você divulgue o seu número para os clientes e consiga com que eles o salvem. Vale lembrar que só deve mandar mensagens com a autorização dos clientes.

Com a divulgação do seu número em todos os perfis das suas redes sociais, pode oferecer promoções e descontos dos seus produtos.

Isso faz com que o interesse do cliente em entrar em contato seja maior e consiga a sua autorização para guardar o seu número.

Para vender pelo Whatsapp é necessário também que o vendedor saiba educar, informar o seu produto e demonstrar a sua autenticidade.

Para isso, o vendedor pode enviar mensagens de texto, áudio, imagem, vídeo e até emoticons, sem ser evasivo, a fim de persuadir o cliente a comprar.

A fim de facilitar o envio de mensagens e a administração das listas de transmissão, o vendedor pode usar também o Whatsapp Web.

Para usar basta acessar o Whatsapp pelo seu computador. Além disso, pode utilizar os status do Whatsapp para mostrar novos produtos e lançar promoções.

Ao vender pelo Whatsapp é necessário conhecer as necessidades dos clientes a fim de provocar uma reflexão ou dividir alguma dica relativa ao produto a ser vendido.

Normalmente as pessoas abrem o seu Whatsapp de 70 a 150 vezes por dia. Além disso, a percentagem de mensagens abertas no Whatsapp é de 98% o que garante que há uma grande hipótese da sua mensagem ser lida.

Abordagem, estrutura e paciência

Apesar do WhatsApp não possuir uma ferramenta para criação de anúncios existem uma série de estratégias usadas para que consiga chamar a atenção de potenciais clientes.

Uma das estratégias é criar uma proximidade com o cliente a fim de conseguir a sua confiança.

No entanto, para vender pelo Whatsapp, é necessário que planeje bem a sua abordagem.

Isto consiste em moderar o conteúdo que envia para não invadir o espaço pessoal do potencial cliente.

Também deve planear a estrutura das suas mensagens a fim de gerar uma conexão com o cliente que provoque nele o desejo de querer e saber mais acerca do produto divulgado.

Existem ainda técnicas de persuasão que devem ser usadas quando se vende pelo Whatsapp. Esses gatilhos mentais consistem em mexer com os instintos sociais e emocionais do cliente.

Um deles é o gatilho da escassez e da urgência em que as pessoas não querem deixar de ter determinado produto por este ser limitado.

Além disso as pessoas não querem que as outras comprem produtos no lugar delas.

Pode também recorrer ao gatilho da prova social que consiste em mostrar aos clientes outras pessoas usando o produto, os seus depoimentos e avaliações feitas pelos clientes.

Além disso tem o gatilho da garantia em que o vendedor oferece algo a mais na compra do produto ou devolve o dinheiro no caso de ficar insatisfeito.

Tem também o gatilho da autoridade em que o vendedor se posiciona como autoridade do seu segmento.

Para todas as dicas funcionarem é necessário que divulgue o seu Whatsapp diariamente a fim de conseguir mais clientes.

Também seria importante se conseguisse um chip diferente para diferenciar os seus contatos pessoais dos seus contatos profissionais.

Uma última dica para vender pelo Whatsapp é, na verdade, usar o Whatsapp Business. Neste aplicativo existem ferramentas que não estão presentes no outro. Uma dessas ferramentas é já possuir técnicas de vendas.

Também está incluído nas suas ferramentas as mensagens de saudação. Estas mensagens são enviadas automaticamente logo que o cliente entra em contato evitando o mesmo ficar minutos ou até horas à espera de uma resposta.

Cuidados ao fazer vendas pelo Whatsapp

Ao vender pelo WhatsApp é também necessário ter uma série de cuidados para as suas mensagens não serem reconhecidas como spam e até mesmo ignoradas pelo cliente. Alguns desses cuidados são:

  • Ter cuidado com a linguagem e o horário em que vai contatar o cliente. Esse cuidado é sempre essencial pois não quer perder um cliente por usar linguagem inapropriada
  • Ter autorização dos clientes para salvar o seu contato. É necessário que haja essa autorização pois na hora de criar listas de transmissão é necessário que o vendedor e o cliente tenham o número um do outro salvo nos seus contatos
  • Mandar informações apenas do interesse do cliente. Se já tem um potencial cliente para um determinado produto é essencial não o perder. Se enviar informações de produtos que não sejam do interesse do cliente ele não vai mais querer contatar o vendedor
  • Não ignorar o feedback nem as dúvidas do cliente. Sempre que vender um produto pelo Whatsapp, é essencial ler o feedback das pessoas para saber no que melhorar. Também é importante sempre responder às dúvidas do cliente a fim de continuar o interesse por determinado produto
  • Não mandar muitas mensagens. Ao fazer uma lista de transmissão e enviar mensagens tenha em atenção o cliente. Muitas mensagens podem deixar o cliente desinteressado e o vendedor pode acabar por ser bloqueado
  • Não criar grupos aleatórios. Se existem uma série de potenciais clientes para um produto não adicione esses clientes num grupo já existente. Crie grupos com clientes que têm interesse no mesmo produto

Limitações do WhatsApp

Apesar de ser uma boa ferramenta para fazer vendas e divulgar os seus produtos, o Whatsapp tem uma série de limitações que não se podem controlar. Algumas dessas limitações são que:

  • O vendedor não consegue controlar o engajamento. Mesmo isso acontecendo, é importante que o vendedor crie engajamento através de áudios, vídeos, textos e divulgação nas suas redes sociais
  • A alcance das mensagens não é maior mesmo investindo. No entanto pode criar campanhas em que envie mensagens persuasivas nas suas listas de transmissão a fim de conseguir vender o seu produto
  • Não existe um motor de busca onde procurar por grupos que tenham potenciais clientes para o seu produto. A única coisa a fazer é divulgar o seu produto e esperar que potenciais clientes apareçam

Apesar de todas essas limitações, é possível sim vender pelo Whatsapp. Basta saber divulgar o seu produto e comunicar com os clientes. Demonstrar interesse pelo cliente e os seus desejos é o primeiro passo para uma venda de sucesso.