“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Albert Einstein

Muito se fala sobre criatividade. Seria um talento dado apenas a algumas pessoas ou uma habilidade que pode ser desenvolvida? Há quem diga que a criatividade faz parte da evolução humana e foi por meio dela que chegamos até aqui.

Nesse artigo vamos falar sobre criatividade e porque ela é importante para os empreendedores.

O que é criatividade

Criatividade é a capacidade de criar coisas novas e transformar aquilo que já existe. Empreendedores são um ótimo exemplo de pessoas criativas. Eles olham para a sociedade e buscam formas de resolver os seus problemas e facilitar a vida das pessoas.

Apesar de muitos acreditarem que a criatividade é um talento ou dom divino, ela é na verdade uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa.

Embora todos nós sejamos criativos, a criatividade não se manifesta da mesma forma em todo mundo. Uma pessoa que não se acha criativa e capaz de ter ideias inovadoras, provavelmente, apenas não descobriu a própria forma de ser criativa.


Nesse vídeo, Ana Tittara e William Schons conversam sobre criatividade, quais os tipos de criatividade existem e dão algumas dicas de como pensar fora da caixa:

A necessidade da criatividade para o empreendedor

Um bom empreendedor é alguém que está sempre atento às necessidades do público e pensando soluções inovadoras para as demandas que surgem. Uma empresa que não é criativa, está sempre seguindo as tendências do mercado e consequentemente, está sempre alguns passos atrás.

Uma empresa criativa se diferencia das demais e propõe soluções que outros não pensaram. Empresas que têm a criatividade em sua cultura tem mais facilidade para se adaptar ao mercado e portanto, mais chances de se manterem ativas.

Um exemplo de empresa que usou a criatividade para se adaptar é a Netflix. A empresa foi fundada em 1997, com o objetivo de ser uma locadora de DVDs por correio. 

O mundo mudou, as locadoras foram perdendo espaço no mercado e hoje são praticamente inexistentes. A Netflix, entretanto, se adaptou a essas mudanças e hoje lidera o ranking de serviços de streaming.   

Por outro lado, quantas empresas de locação de vídeo simplesmente faliram porque não souberam se adaptar?

Como ser criativo? 

A criatividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, mas precisa ser exercitada. Boas ideias não surgem do nada. A seguir você verá algumas dicas de como ser mais criativo:

Conheça o seu público

Considerando que um empreendedor criativo é aquele que está buscando soluções para os problemas do público, conhecê-lo é essencial. Antes de saber uma forma diferente e inovadora de solucionar algo, é importante saber quais problemas o público quer resolver. Quais são as dores e desejos desse público? O que tornaria sua vida mais fácil?

Por exemplo, se você tem uma loja virtual e o seu cliente tem dificuldade para se comunicar com a empresa, você pode usar o SAK. Com um único número, é possível gerenciar vários atendentes, mesmo com equipes remotas.

Seja uma pessoa curiosa

Pessoas curiosas são pessoas interessadas pelo mundo, pela vida e pelas pessoas. Uma pessoa que é curiosa está sempre em busca de conhecimento, perguntando o porquê das coisas e são mais abertas a reter informações.Quando se é curioso, o seu repertório aumenta, logo, mais boas ideias podem surgir para você.

Busque referências

Conheça a história de outros empreendedores de sucesso que tiveram ideias inovadoras, aprenda com eles. Boas ideias podem surgir quando nos inspiramos no trabalho de alguém.

Por exemplo, um designer recebe um trabalho e o cliente mostra uma peça como referência do que deve ser feito. A partir daquela peça ele vai criar a sua própria, mantendo a autenticidade.

Uma ótima  ferramenta para buscar referências é a 365 Artes, o banco de imagens da Empreender que conta com uma nova imagem todos os dias, de diversos temas diferentes para serem usados em criativos e nas redes sociais.

Use a técnica do “E se…”

As melhores ideias surgem quando a imaginação pode trabalhar livremente. A técnica “e se…” consiste em observar o mundo e imaginar situações hipotéticas, ainda que não sejam realistas. Por exemplo:

“E se pudéssemos conversar com as pessoas que estão longe de nós sem precisar esperar semanas até que a carta seja entregue?” Hoje, com as redes sociais nos comunicamos com pessoas em qualquer lugar do mundo instantaneamente.

“E se fosse possível comer frituras sem se preocupar com os malefícios que elas causam no corpo e na saúde?” E então surgiu a airfryer.

“E se eu pudesse comer a comida do meu restaurante favorito sem precisar ir até lá?” E quem nunca fez um pedido no iFood quando estava com vontade de comer algo  ou simplesmente não tinha tempo para cozinhar?

Todas essas ideias pareciam inviáveis quando surgiram, e hoje foram transformadas em coisas que estão presentes na vida de grande parte das pessoas.

Não se feche na sua própria cabeça

Existe um ditado que diz que “duas cabeças pensam melhor que uma”. Se você tem um time que trabalha com você, peça opiniões. Implemente a cultura da criatividade na empresa e se mantenha aberto para as sugestões que surgirem.  

3 dicas para pensar fora da caixa

Faça analogias

Busque algo que se parece com o que você tem que fazer. Por exemplo: um bodybuilder para atingir seus objetivos precisa treinar todos os dias. Um jogador de futebol, para ser bom, precisa treinar todos os dias. Um vendedor que tem sucesso nas vendas e uma cartela grande de clientes, está fazendo prospecção todos os dias.O que você precisa fazer para atingir seus objetivos?

Processo de simulação

Faça todo o caminho dentro da sua cabeça várias vezes. Se imagine resolvendo o problema. Você vai descobrir algo que outras pessoas poderiam fazer por você e estará sempre um passo à frente.

Zen mode

Chegou aquele momento em que a cabeça parou de funcionar e você simplesmente não consegue mais raciocinar? Pare o que está fazendo e descanse. Estipule um horário na sua rotina para descansar. Se o trabalho tem horário, o descanso também precisa ter.

Gostou das dicas? Então dá uma olhada nessas lojas que podem te inspirar no seu negócio.