A Black Friday é a data do comércio mais esperada por muitos consumidores. Nesse período, o comércio está repleto de ofertas irresistíveis e os descontos são extremamente atrativos. 

Para os lojistas é uma grande oportunidade de multiplicar o seu faturamento. Porém, para ter uma Black Friday com bons resultados é preciso se planejar e usar estratégias de marketing comprovadas.

Nesse artigo, convidamos o especialista em anúncios Cadu Ads para fornecer suas melhores dicas para quem deseja vender muito na Black Friday. Aproveite.

O que á a Black Friday

A Black Friday, assim como outras datas comemorativas, foi criada como um estímulo para compras. Seu intuito é usar artifícios como promoções atrativas e gatilhos de urgência e escassez para fazer as pessoas comprarem mais.

Durante o mês de novembro, os comércios físicos e online fazem promoções com ofertas que chegam até 60, 70% de desconto. Algo extremamente atrativo para os consumidores.

Porém, não basta anunciar uma promoção e esperar que os consumidores venham correndo para o seu site e esgotem o seu estoque. É preciso um planejamento prévio. 

Ancoragem de preços

Para que os consumidores enxerguem as vantagens da Black Friday na sua loja é importante que eles tenham conhecimento dos preços originais. 

Por exemplo, se você vende um produto que custa R$100,00 e na Black Friday vai vender por 80,00, é preciso que o consumidor saiba que o produto custa 100 reais para gerar o que chamamos de ancoragem de preços.

Um dos motivos da Black Friday ser tão lucrativa, é que os consumidores sabem que estão tendo vantagens nas compras. Desconto por desconto os consumidores recebem todos os dias.

Em qualquer e-commerce que o consumidor entrar, seja a época que for, ele será bombardeado de ofertas, pop-ups, cupons de desconto, etc. Por isso, durante a Black Friday o abatimento de preços deve ser verdadeiro.

Use o gatilho da escassez

O gatilho da escassez é um dos maiores impulsionadores de vendas que existe. Seres humanos tendem a valorizar mais aquilo que é difícil de conseguir e não perdem muito tempo quando tem a chance de conquistar.

Em épocas comuns, é provável que muitos consumidores vejam o produto que custa R$100,00. tenham o desejo de comprar mas, por não haver qualquer escassez, deixam a compra para depois.

Já em épocas promocionais, os descontos têm um prazo para acabar e existem muitas pessoas interessadas. Por isso, os consumidores evitam deixar para depois e compram o mais rápido possível.

leia também: 10 gatilhos mentais para usar na Black Friday

Faça antecipação da Black Friday

O segredo para ter uma campanha de Black Friday bem sucedida é a antecipação. Se as promoções acontecem em novembro, é importante que os lojistas comecem a preparar a audiência em outubro.

Para isso, crie campanhas para atrair mais tráfego para a loja. O importante é que as pessoas conheçam a sua marca, tenham acesso aos seus produtos. Nesse momento, o intuito não é vender mas criar uma base de leads.

Então, quando chegar perto do período da Black Friday, você vai ter, por exemplo, uma audiência de mais de 10 mil pessoas que visitaram o seu site nos últimos 30 dias. 

Essas pessoas estão ancoradas com o preço e vão ver a grande oferta com a ancoragem. “Olha só, antes era 100, agora é 80, mas é 80 por tempo limitado, então vou comprar agora”.

Dessa forma, você vai ter um grande evento de vendas, muitas pessoas vão comprar de você na Black Friday. 

Descubra todos os segredos para vender na Black Friday

Uma boa campanha exige planejamento antecipado e estratégias de marketing validadas para ser eficaz.

Pensando nisso, a Empreender desenvolveu o evento BFCM (Black Friday & Cyber Monday) e convidou diversos especialistas na área para compartilhar seus melhores segredos de vendas. 

Após esse evento, você vai saber exatamente o que fazer para ter a melhor Black Friday do seu negócio até agora. Se você deseja descobrir todos os segredos para vender na Black Friday, inscreva-se aqui.