Caio Ferreira é um dos nomes responsáveis por popularizar o dropshipping no Brasil. Começou a empreender na internet em 2007, fazendo dropshipping no Mercado Livre. Entre 2009 e 2010 lançou seu primeiro curso “Como importar da China” ensinando a vender em loja virtual sem estoque e, depois disso, trabalhou em outros empreendimentos online.
Em 2016 retornou ao dropshipping e, em seguida, lançou o curso Negócio em 21 Dias. Em um bate papo com Ana Tittara ele conta um pouco de sua trajetória e dá dicas de como empreender no dropshipping. Você pode assistir a conversa aqui e, logo abaixo, conferir as melhores dicas de dropshipping:
As mudanças que o mercado digital trouxe
Quando a internet surgiu, para a maioria das pessoas era apenas uma forma de entretenimento. Jogos online e salas de bate papo eram onde as pessoas passavam a maior parte do tempo online. Poucas pessoas viam a web como uma forma de fazer negócio.
Aos poucos isso foi mudando e as pessoas começaram a perceber que é possível fazer negócios no digital. Hoje, o mercado digital está cheio de oportunidades para novos empreendedores, pois está crescendo mais rápido do que as pessoas estão entrando.
Esse tipo de mudança abre espaço para uma nova organização social. Estamos em um processo de transição no comportamento da população. Hoje já fazemos muitas compras online, já existe a compra online local (pedidos de delivery, por exemplo) e, em breve, a população em geral vai fazer compras pela internet.
Dicas para empreender no dropshipping
Todos podem empreender, mas não é uma tarefa fácil. Apesar de ser possível, nem todas as pessoas querem empreender. Alguns preferem ter um trabalho comum com um salário mensal. Mas quem quer empreender precisa estar disposto a trabalhar muito, correr riscos e aprender a lidar com o fracasso.
Algumas dicas para quem deseja empreender no dropshipping são:
- Aprenda com quem já percorreu o caminho – aprender com a experiência de outras pessoas pode te trazer lições valiosas e encurtar em alguns anos o seu percurso;
- Estudar é bom, você se capacita. Compareça a eventos, faça cursos, participe de grupos;
- Consuma e aplique. Somente a teoria não vai te levar muito longe, você precisa da experiência prática;
- Aprenda a lidar com o fracasso. Empreender envolve riscos e nem sempre você vai ganhar muito dinheiro de primeira;
- Encare o seu empreendimento como um negócio de longo prazo.
Se você está enfrentando dificuldades financeiras ou tem pessoas para sustentar não arrisque tudo. Histórias de pessoas que estavam apertadas financeiramente e conseguiram um retorno generoso logo de cara são a exceção. Você pode começar prestando serviços como copywriting ou tráfego pago, por exemplo.
Mantenha suas expectativas razoáveis pois isso tem impacto direto na sua energia para continuar tentando.
Por onde começar a sua loja virtual?
Existem várias plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. As mais conhecidas são Shopify, Cartpana, Yampi, Nuvemshop, Tray, Woocommerce, Wix entre outras. Você pode hospedar a sua loja em uma delas e usar o Dropi, que tem integração com as principais plataformas, para fazer as integrações dos produtos.
É melhor nichar ou ter uma loja online genérica?
Ambas as estratégias podem funcionar. Tudo depende do que você considera melhor para você. A vantagem de ter uma loja genérica é que existem mais possibilidades para testar produtos.
Por outro lado, uma loja com o nicho de roupas e produtos femininos, por exemplo, pode ter uma alta rentabilidade por ser um mercado aquecido.
O importante é não deixar que isso te trave. Quando você trava, não executa. Se não executa não erra e se não erra não aprende.
Investimento em tráfego pago na sua loja virtual
Para uma loja física vender não basta que ela abra as portas em qualquer lugar e espere que os clientes cheguem até lá. Para ter clientes ela precisa ser vista e para ser vista ela deve estar em pontos estratégicos, com movimentação de pessoas.
Uma loja online funciona da mesma forma. Não basta estar no ar, ela precisa de movimentação de pessoas. Na internet, diferente do mundo físico, as pessoas não estarão navegando pelas páginas quando de repente vão encontrar a sua loja, chamar atenção e elas decidirem entrar para dar uma olhadinha. Você precisa trabalhar ativamente para chegar nas pessoas. Para isso, existem 2 caminhos:
- Estratégias de SEO: o seu site deve estar otimizado para os mecanismos de busca do Google, e assim quando o cliente buscar o produto na internet aumentar as chances do seu anúncio aparecer nos resultados.
- Anúncios pagos: usando Google e Facebook Ads, por exemplo, você configura os anúncios dos produtos para aparecer para o seu público-alvo. Você também pode ativar pixels no seu site para trabalhar os anúncios de remarketing com clientes que visitaram a sua página mas não compraram.
Tenha uma esteira de produtos na sua loja online
Ter uma esteira de produtos significa que na sua loja o cliente tem várias opções de compra. No dropshipping você precisa testar vários produtos para encontrar o vencedor e escalar. Um produto vencedor é aquele que te dá lucro consistente, ou seja, é vendido de forma recorrente.
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