Quem tem uma loja virtual com estoque, sabe que fazer a gestão dos produtos armazenados é uma das maiores dores de cabeça desse tipo de negócio. O problema se torna ainda maior quando o estoque fica encalhado.

Produtos encalhados no estoque, quase sempre, representam prejuízo e perda de dinheiro. Afinal, o lojista precisa comprar os produtos antes de vender no e-commerce.

Nesse artigo, você vai ver a importância de fazer uma gestão de estoque eficiente e encontrar 5 ideias de como vender produtos parados no estoque para minimizar os prejuízos. Boa leitura.

A importância de fazer a gestão de estoque 

Fazer a gestão de estoque de um e-commerce é uma tarefa crucial para o sucesso do negócio. Por meio da gestão de estoque os lojistas têm controle  do giro de produtos e, assim, conseguem garantir disponibilidade dos produtos, evitar a falta de estoque ou o acúmulo excessivo de itens parados.

Uma gestão de estoque eficiente é útil para:

  1. Oferecer um atendimento mais eficiente, uma vez que o lojista tem maior controle da oferta e demanda da loja virtual;
  2. Reduzir custos operacionais, considerando que a gestão de estoque ajuda evitar o acúmulo excessivo de produtos;
  3. Melhora o planejamento e a execução logística do e-commerce, incluindo a programação de envio de produtos, gerenciamento de devoluções e reposição de estoque;
  4. Auxilia no planejamento de compras de produtos, pois permite que o lojista faça previsões mais precisas sobre a demanda futura, com base no histórico da loja e tendências de mercado. 

O que é estoque encalhado

O estoque encalhado acontece quando os produtos armazenados não possuem demanda para venda dentro de um período razoável. Isto é, os clientes não se interessam pelos produtos e eles permanecem guardados por muito mais tempo do que o esperado.

Existem muitos motivos que levam ao estoque encalhado, como mudanças nas preferências dos consumidores, produtos sazonais, má previsão de demanda, lançamentos de produtos mal-sucedidos, erros nas estratégias de marketing eficazes ou até mesmo erros no processo de compra e gestão de estoque.

A situação pode ser desesperadora para os lojistas, já que produtos encalhados quase sempre resultam em prejuízo. Porém, existem algumas ações que podem ser tomadas para amenizar a situação.

No próximo tópico, você vai encontrar 6 dicas de ações para vender produtos encalhados no estoque.

5 dicas para vender produtos parados

Analise o mercado e o público-alvo

Para vender um produto encalhado é necessário, em primeiro lugar, analisar seu mercado e público-alvo.

Conhecer o público-alvo é fundamental para criar ofertas atrativas. Ao entender o porquê as pessoas compram determinado produto, a probabilidade de criar campanhas que convertam é muito maior.

Portanto, pesquise em outras lojas, virtuais ou físicas, como esse produto está sendo ofertado para o público-alvo. Quais são os principais argumentos de venda usados?

Investigue também o comportamento do público-alvo. O que as pessoas estão buscando ao comprar o produto, como estão pesquisando sobre na internet, quais os comentários nas redes sociais.

Revise a estratégia de marketing

Ter produtos encalhados no estoque é um indicativo de que as pessoas não estão se interessando pela oferta. Em alguns casos, a demanda pelo produto não é tão forte e por isso não existem pedidos. 

Mas em grande parte das vezes, essa falta de interesse acontece por alguns ruídos na comunicação, sendo alguns deles:

  • A oferta do produto está desinteressante;
  • O texto não conversa com o público-alvo;
  • Os benefícios do produto não estão claros.

Baseado na pesquisa prévia a respeito do público-alvo e das ofertas da concorrência, analise as estratégias de marketing aplicadas ao produto encalhado no estoque para descobrir se a falta de vendas é resultado de uma baixa demanda, ou se a oferta deve ser atualizada.

Atualize a descrição e as fotos dos produtos 

A descrição dos produtos tem um papel importante nas vendas do e-commerce. Segundo uma pesquisa da E-commerce Quality Index, 70% dos consumidores abandonam a página de um produto quando não encontram informações suficientes.

Além de deixar claro todos os detalhes técnicos sobre o produto, a descrição é uma excelente ferramenta de persuasão. 

Escrever um texto atraente, demonstrando os benefícios do produto e estimulando as sensações do leitor, criando uma imagem na sua mente de como seria ter o produto em mãos, pode trazer resultados muito positivos.

Além disso, boas descrições com textos otimizados para SEO ajudam a posicionar a página nos primeiros resultados de busca da internet, aumentando o alcance orgânico da loja virtual.  

Mas nem só de texto vive um e-commerce, as fotos dos produtos são outro personagem importante nessa história.

As fotos são o primeiro contato que o cliente tem com o produto. Como não é possível observar um objeto em uma loja virtual da mesma forma que na loja física, as imagens cumprem a função de mostrar os detalhes e as características do item.

Porém, as fotos devem ser de boa qualidade mostrando o produto em diferentes ângulos. Isso aumenta a confiança do cliente e a credibilidade do e-commerce. 

Por outro lado, fotos ruins passam a impressão de amadorismo, afetando negativamente as vendas.

Faça pacotes promocionais

Bundles ou pacotes promocionais, é a estratégia de agrupar produtos em um mesmo pacote e vendê-lo a um preço promocional, ao invés de vender cada item separadamente.

Essa estratégia é excelente para incentivar os consumidores a adquirirem produtos novos a um preço mais acessível. Ofertas e promoções são quase irresistíveis para a maioria dos consumidores.

Sendo assim, crie pacotes promocionais incluindo produtos encalhados no estoque no mesmo pacote de itens populares (desde que a combinação faça sentido). Dessa forma, os produtos parados podem se tornar mais atraentes aos olhos dos clientes.

Crie ações em parceria com influenciadores

Atualmente, os influenciadores digitais têm grande impacto nas vendas de produtos. Um item que não é visto como interessante em um dia pode se tornar uma das maiores febres de determinado público no outro. Tudo graças à divulgação de um influenciador.

Um levantamento realizado pela Opinion Box mostrou que 77% dos entrevistados acompanham influenciadores digitais nas redes sociais e 55% já compraram algo após a indicação de um influenciador.

Fazer parcerias com influenciadores que sejam relevantes no seu nicho de mercado é uma forma de colocar o seu e-commerce em evidência e dar um destaque especial para produtos selecionados.

As parcerias podem ser feitas em diversos formatos, não necessariamente uma oferta direta sem qualquer contexto prévio. 

Portanto, pense em quais formatos de publicidade são mais atraentes para o seu público-alvo e como o produto pode ser exibido como algo interessante a fim de despertar desejo nos consumidores. Não existem regras, o céu é o limite.

Encontre influenciadores digitais para fazer a divulgação dos produtos no OVNI, o aplicativo que conecta lojistas e influencers.

Faça liquidações

Em alguns casos, não há muito o que fazer para despertar o interesse dos consumidores nos produtos encalhados no estoque. O melhor que pode ser feito nessas situações é amenizar os prejuízos.

Uma das formas mais eficientes de se livrar desses produtos encalhados no estoque é fazendo promoções de liquidação. 

Nesse tipo de promoção, os produtos são vendidos a um preço inferior ao habitual. Essas promoções chamam bastante a atenção dos consumidores, considerando que os brasileiros amam descontos.

Vender produtos em liquidação não trará muitos lucros para a loja, pois dificilmente o faturamento será capaz de cobrir todos os custos e ainda sobrar. Mas é uma forma de recuperar o dinheiro que já foi gasto.

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Para que o problema não aconteça com recorrência no e-commerce invista na gestão de estoque Existe a possibilidade de contratar empresas especializadas. Para saber mais sobre o assunto leia o nosso artigo sobre Fulfillment no E-commerce.